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DIVULGAÇÃO

410

Capacitação de Mentores
Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Curso

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online

A pertinência de uma abordagem complementar e abrangente da carreira docente é destacada pelo Conselho da União Europeia (2020/C 193/04, 9/6/2020), que alerta para a necessidade de perspetivar a formação de professores em programas de indução e mentoria, potenciadores do crescimento pessoal e ...
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Ref. 26953_2425_P2030 Inscrições abertas até 20-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129929/24

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 50.0 horas

Início: 24-03-2025

Fim: 17-05-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online

Formador

Ana Paula Vaz Loureiro

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

A pertinência de uma abordagem complementar e abrangente da carreira docente é destacada pelo Conselho da União Europeia (2020/C 193/04, 9/6/2020), que alerta para a necessidade de perspetivar a formação de professores em programas de indução e mentoria, potenciadores do crescimento pessoal e profissional. As experiências dos primeiros anos de docência são decisivas para o futuro desempenho, motivação e permanência na profissão, segundo resultados da investigação educacional. Daí a importância crucial da formação privilegiar a prática pedagógica acompanhada no processo de aprender a ensinar, na socialização e construção da profissionalidade docente. A mentoria, entendida como um programa especializado de orientação e reflexão sobre a prática profissional, entre pares, constitui o cerne do projeto LOOP* sobre o crescimento pessoal e profissional de docentes e sobre as competências de orientação pedagógica de professores-mentores. A articulação sistémica, a realizar pelo mentor, das dimensões da identidade docente – científica/didática, técnico/normativa, interpessoal e moral/social – constrói-se com base em práticas colaborativas, contextualizadas e reflexivas sobre conceções de professor e práticas de ensino/aprendizagem. * A DGAE é a instituição coordenadora do projeto LOOP – Empowering Teachers Personal, Professional and Social Continous Development Through Innovativa Peer-Induction Programs.

Objetivos

A criação de um quadro de apoio ao desenvolvimento profissional decorre da prioridade, reconhecida e inscrita no projeto LOOP, de capacitar professores de excelência para as funções de mentoria. Os professores mais experientes são atores cruciais no processo de socialização e construção da identidade dos professores em início de carreira, em contextos de colaboração profissional. Esta ação de formação visa a consecução dos seguintes objetivos:  Compreender expectativas e responsabilidades associadas ao papel do mentor;  Desenvolver competências nos domínios da profissionalidade docente – científica/didática, técnico/normativa, interpessoal, moral/social;  Articular procedimentos e estratégias pedagógicas entre docentes de diversas áreas de conhecimento e níveis de educação/ensino;  Partilhar experiências e práticas promotoras de desenvolvimento profissional, assentes no trabalho colaborativo;  Desenvolver competências para uma intervenção apoiada em contextos de ação profissional docente.

Conteúdos

Módulo 1 – Mentoria no Programa de Indução de Professores 1. Contextualização do Programa de Indução - estudos prévios - conceitos inerentes ao projeto LOOP 2. Mentoria – origem do conceito de mentoria - mentoria formal Vs informal 3. O mentor - perfil de um mentor - funções de um mentor - deveres e responsabilidades do mentor - competências de um mentor 4. A gestão da parceria - relação de mentoria - operacionalização do processo - tipos de mentoria: benefícios e vantagens 5. Fases do relacionamento de mentoria - as quatro fases da relação de mentoria - estratégias e ideias para orientar a relação de mentoria Módulo 2 – Identidade profissional dos mentores 1. Autorreflexão no centro do desenvolvimento profissional - níveis de autorreflexão: autorreflexão superficial e autorreflexão profunda - modelo dos níveis neurológicos de Bateson - filosofia pessoal da ação profissional - métodos de reflexão: reflexão sobre experiências, eventos críticos, questões Socráticas 2. Competências de comunicação e de relacionamento interpessoal - técnicas eficazes de escuta e questionamento aplicadas à relação de mentoria - dicas e estratégias para fornecer e receber feedback 3. Escuta empática no contexto de comunicação não violenta - teoria da comunicação não violenta: observação, sentimentos, necessidades e pedidos - escuta empática 4. Ensinar para uma Growth Mindset - o que é uma Growth Mindset - linguagem de Growth Mindset 5. Gestão de situações de stress - evolução e sintomas de stress - identificar sistematicamente as estratégias a adotar uma trajetória (roda do equilíbrio) - discussão de possíveis problemas e soluções utilizando a pirâmide de níveis lógicos (R. Dilts) - autorreflexão sobre o estilo expositivo (M. Seligman) 6. Competências digitais, ferramentas e estratégias - utilizar motores de busca de forma eficaz - otimizar a comunicação por vídeo - explorar possibilidades online 7. Eu como professor em início de atividade: relembrar a minha trajetória - autorreflexão sobre experiências pessoais significativas como professor experiente - partilha e discussão de ideias relacionadas com essas experiências 8. Eu como professor experiente: gestão de desentendimentos e expectativas - expectativas em relação a mim - expectativas em relação ao meu contexto - expectativas em relação ao professor em início de atividade profissional Módulo 3 – O Programa de Indução para professores 1. Estabelecer uma rede profissional - as etapas na criação de redes profissionais - principais áreas de discussão, reflexão na partilha de práticas e experiências entre professores - liderança compartilhada: definição, desafios e oportunidades 2. O que é um programa de indução e como aplicá-lo - história do programa e o seu futuro - os conceitos do programa - estrutura do programa

Metodologias

Presencial e online síncrona: A formação do professor mentor é realizada segundo uma abordagem reflexiva (Schӧn, 2000), baseada em experiências pessoais, profissionais e relacionais e nas competências a desenvolver pelo mentor. Os módulos terão uma componente teórico-prática, incidindo sobre os conteúdos e apresentando o quadro conceptual subjacente. Nessa sequência, promover-se-á a reflexão sobre conceitos e pressupostos teóricos, operacionalizada mediante a análise de suportes bibliográficos. Online assíncrona: O trabalho desenvolvido no regime síncrono (presencial/online) será complementado, em igual tempo de duração (25 h), com a disponibilização (em plataforma de comunicação) de atividades de sistematização e de follow up online, com vista à análise de estudos de caso, potenciando a melhoria do desempenho e a elaboração de plano de ação e/ou melhoria. Este empowerment dos formandos facultará adequada intervenção no respetivo contexto organizacional.

Avaliação

A ação terá um regime de avaliação contínua, numa lógica formativa e sumativa. Inclui a pertinência da participação dos formandos (partilha de experiências e conhecimento), com a ponderação de 20%, e a realização de 3 questionários (no final de cada módulo), com a ponderação de 80%.

Bibliografia

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores – os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.OCDE (2015). Perspetivas das Políticas de Educação: concretizar as reformas. https://www.dgeec.mec.pt/np4/np4/254/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=426&fileName=PRT_profile_FINAL_PT_20141110_rev.pdfSchӧn, A. (2000). Educando o profissional reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. S.I.: Artmed Editora.Erasmus+ LOOP (2022). Programa de Capacitação de Mentores e os seus recursos. WP – Projeto participativo dos instrumentos políticos. https://empowering-teachers.eu/wp-content/uploads/2023/04/Programa_capacitacao_mentores.pdf

Anexo(s)

Registo de acreditação


Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 31-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 07-04-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 14-04-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 28-04-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 05-05-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
7 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
8 17-05-2025 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial

INSCREVER-ME

410
417

Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de português
Professores dos grupos de recrutamento 300, 310 e 320

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos grupos de recrutamento 300, 310 e 320

Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação ...
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Ref. 26020_2425_P2030 Inscrições abertas até 20-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129980/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 25-03-2025

Fim: 17-06-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online

Formador

Vilma Fernanda Séves de Albuquerque Silvestre

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 300, 310 e 320

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 300, 310 e 320. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 300, 310 e 320.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE) das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); - Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; - Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. Módulo 2 - O lugar da gramática no ensino do Português (3.º CEB e ES - 5h) Abordagem dos principais marcos do desenvolvimento linguístico (lexical, fonológico, morfológico e sintático): o Dicionário Terminológico O ensino da gramática no contexto da didática do português e dos documentos de referência para a disciplina de Português O processo de transposição didática no ensino da gramática, envolvendo as competências de leitura, escrita, de compreensão oral e expressão oral. Módulo 3 - A inferência na análise textual (3.º CEB e ES – 5h) Tipos de inferências As inferências na compreensão de textos escritos (ler, compreender e inferir) Trabalho experimental: textos de tipologias variadas; estrutura de questionários e tipos de perguntas. Módulo 4 - A argumentação: compreensão do oral, leitura e escrita (3.º CEB e ES – 5h) O papel de Aristóteles na conceção da argumentação Tipologia de argumentos A argumentação nos atos oral e escrito nas aulas de Português e de Literatura Portuguesa. Módulo 5 - O ensino e a aprendizagem do texto poético (3.º CEB e ES – 5h) A poesia ensina-se? Códigos poéticos: fónico-rítmico; estilístico; semântico-pragmático Estratégias de ensino da poesia. Módulo 6 - O ensino e a aprendizagem do texto narrativo (3.º CEB e ES – 5h) A compreensão leitora em textos narrativos Estratégias de ensino do texto narrativo Desenvolvimento de técnicas de aperfeiçoamento de escrita de texto narrativo (produção e revisão de texto narrativo). Módulo 7 - O lugar da leitura nas aulas de Português e de Literatura Portuguesa (3.º CEB/ES – 5h) Dinâmicas de leitura e de audição (tipologias textuais das Aprendizagens Essenciais) Avaliação da leitura. Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfil dos Alunos. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Dicionário Terminológico - https://dt.dge.mec.pt/index.php?id=n318

Anexo(s)

Registo de acreditação


Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 25-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 01-04-2025 (Terça-feira) 14:00 - 21:00 7:00 Online síncrona
3 22-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 29-04-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 06-05-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 20-05-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 03-06-2025 (Terça-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
8 17-06-2025 (Terça-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

417
430

O papel do assistente operacional: saber e boas práticas” – Curso II

Curso

 

20.0 horas

 

Presencial

 

Pessoal não docente;

Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

Em função do plano de atividades: A presente ação pretende situar-se na formação continua do pessoal não docente, nomeadamente assistentes operacionais, orientando-se para a aquisição de competências no âmbito da Educação Inclusiva. Pretende dar continuidade ao I Curso “A Inclusão passa por mim - O ...
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Ref. 28503A_PND_2425_P2030 Inscrições abertas até 23-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: DGAE/1372/2024

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 20.0 horas

Início: 26-03-2025

Fim: 21-05-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

Formador

Cristina Paula Teixeira Mafra Estrela Azevedo

Destinatários

Pessoal não docente;

Acreditado pelo

DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar

Entidade formadora/Parceria

CFAE EduFor

Enquadramento

Em função do plano de atividades: A presente ação pretende situar-se na formação continua do pessoal não docente, nomeadamente assistentes operacionais, orientando-se para a aquisição de competências no âmbito da Educação Inclusiva. Pretende dar continuidade ao I Curso “A Inclusão passa por mim - O papel do assistente operacional: saber e boas práticas”, aprofundando alguns dos temas já abordados e introduzindo outros, em resposta às solicitações e sugestões apresentadas pelas/pelos assistentes operacionais no final do I Curso. Enquadra-se no âmbito do Projeto Semente – Capacitar para Incluir, um projeto de capacitação de Assistentes Operacionais na comunidade, da Pais em Rede, Associação - Núcleo de Mangualde, numa parceria com o Município de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde. Enquadra-se também nos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Mangualde, bem como no seu Plano de Atividades, nomeadamente no adequar oferta educativa de forma a responder à inclusão, equidade, diversidade Em função dos destinatários: As condições atuais da escola, na sua dimensão inclusiva, conduzem o pessoal não docente à possibilidade de contacto com uma diversidade de crianças/alunos, bem como com questões que se prendem com a resolução imediata de situações no âmbito da implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, entre outras. Neste sentido, prevê a mobilização de recursos humanos, nomeadamente assistentes operacionais, preferencialmente com formação específica. No contexto educativo em que nos inserimos, continuamos a assistir a um aumento do número de crianças/jovens/alunos (desde a educação pré-escolar, 1º e restantes ciclos e ensino secundário), com especificidades (nomeadamente com perturbação do Espectro do Autismo, entre outras) que exigem um atendimento especializado individualizado e próximo, refletindo-se também respostas seguradoras para as suas famílias

Objetivos

Capacitar os AO com formação que lhes permita identificar, adquirir e desenvolver as competências necessárias à implementação de boas práticas bem como a sua valorização pessoal e profissional: • Participar nos procedimentos inclusivos de acordo com a legislação em vigor, ética e o sigilo profissional; • Adquirir ferramentas no âmbito das TIC; • Ser capaz de estabelecer articulação e uma boa relação com os seus pares, outros intervenientes e as famílias, valorizando o espírito de equipa e de colaboração; • Aprofundar o desenvolvimento de competências no âmbito do envolvimento, ação e participação no processo educativo de todas as crianças/jovens/alunos, com base numa intervenção Centrada na Pesssoa; • Conhecer estratégias e formas de intervenção nas problemáticas mais comuns no âmbito da neuro diversidade; • Aprofundar o conhecimento sobre Perturbação do Espetro do Autismo - práticas e estratégias de intervenção; • Adquirir ferramentas para a gestão das emoções no dia a dia

Conteúdos

• O perfil do assistente operacional na sua relação com a restante comunidade educativa e com as famílias; • Valorização da diversidade, sensibilização e respeito pela diferença de acordo com o perfil de cada criança/jovem/aluno; • Decreto-Lei n.º 54/2018 – o papel do Assistente Operacional – operacionalização da participação e intervenção em contexto e enquanto elemento variável da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI); • Operacionalização de objetivos e estratégias de intervenção – trabalho colaborativo: continuidade e articulação com o educador/professor da criança/jovem/aluno; • Abordagem das dimensões do perfil de cada indivíduo e a neuro diversidade: – Aprofundar o conhecimento sobre a caracterização de grupos de risco/problemáticas mais prevalentes, nomeadamente a Perturbação do Espectro do Autismo; Perturbações de Comportamento; Hiperatividade; Diabetes e Epilepsia, …);- Praticar formas de atuação em situações de risco e/ou acompanhamento da criança/jovem/aluno;- Praticar estratégias de intervenção nos diversos contextos e situações (sala de aula; intervalo/recreio; refeitório/almoço; higiene pessoal; rotinas; controlo de comportamentos desadequados, gestão de conflitos …); • Capacitação digital – utilização de tecnologias de apoio. • Práticas de autocontrolo, autocuidado e gestão emocional enquanto assistente operacional e enquanto pessoa


Observações

Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: - Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Mangualde que frequentaram o I Curso; - Outros Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Mangualde que trabalhem diretamente com alunos com necessidades especificas - Assistentes Operacionais das outras escolas associadas do EDUFOR que frequentaram o I Curso; - Outros Assistentes Operacionais que trabalhem diretamente com alunos com necessidades especificas Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-03-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 28-03-2025 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 23-04-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 07-05-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 09-05-2025 (Sexta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
6 21-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

430
395

Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Português (1.º Ciclo do Ensino Básico)
Professores dos grupos de recrutamento 110

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores do grupo de recrutamento 110

Escola Secundária Felismina Alcântara/ Online

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação ...
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Ref. 2559_2425_P2030 Inscrições abertas até 23-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-131652/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 27-03-2025

Fim: 26-06-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara/ Online

Formador

Sónia Vanessa Santos Alves

Destinatários

Professores do grupo de recrutamento 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo de recrutamento 110.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina Português (1.º ciclo), em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); - Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; - Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; - Desenvolver práticas de ensino-aprendizagem baseadas em conhecimentos científicos e didáticos no âmbito dos domínios patentes nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português; - Repensar as práticas que potencializem o desenvolvimento, de forma articulada, dos domínios da Oralidade, Leitura, Educação Literária, Escrita e Gramática; - Refletir sobre a importância da aplicação de estratégias integradas nas áreas críticas do Português; - Refletir sobre os contributos da disciplina para o exercício de uma cidadania ativa.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos Módulo 2 Oralidade e Educação Literária (1.º e 2.º anos) (5h) estratégias para: i) a compreensão de noções elementares de diferentes géneros literários; ii) a compreensão e fruição de diferentes experiências literárias; iii) a construção de um bom leitor: clube de leitura; apresentações orais?(exposição, reconto, tomada de posição) Módulo 3 Educação Literária e Leitura (3.º e 4.º anos) (5h) estratégias para: i) compreensão de diferentes tipos de texto; ii) as diferentes finalidades de leitura para a construção de um bom leitor: projeto de leitura; dramatizações; textos orais com diferentes finalidades (planificação e produção) Módulo 4 Escrita (5h) estratégias para: i) oficinas de escrita; ii) técnicas de escrita criativa (desbloqueadores de criatividade, modelos de escrita): diário de escrita, texto coletivo; oficina de escrita, plano esquemático, técnicas de revisão linguística; guião de autorrevisão Módulo 5 Oralidade (5h) estratégias para: i) o processo de escuta; ii) a produção discursiva planificada, espontânea e interativa; iii) retórica da oralidade (postura corporal, expressão facial,?clareza, volume e tom de voz): guiões de apoio à oralidade; workshop sobre performance; técnicas de anotação; rádio escolar; clube de debate Módulo 6 Leitura e Gramática (1.º e 2.º anos) (5h) estratégias para a organização de um laboratório gramatical: desenvolvimento da consciência fonológica a nível da estrutura sonora e (orto)gráfica da palavra; lexical; sintática; e textual: portefólio, oficina da palavra; construção de um photostory Módulo 7 Leitura Escrita e Gramática (3.º e 4.º anos) (5h) estratégias para a organização de um laboratório gramatical: desenvolvimento da consciência morfológica; lexical; sintática; textual; e discursiva: workshop de ortografia; campeonato de gramática; ebook de texto criativo Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. Disponível em https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfil dos Alunos. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0ME. (1997). Sim-Sim, I., Duarte, I.; Ferraz, M.J. A língua materna na educação básica: competências nucleares e níveis de desempenho.

Anexo(s)

Registo de acreditação


Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-03-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 03-04-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 24-04-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
4 08-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
5 15-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 22-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
7 29-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 05-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 12-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 26-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial

INSCREVER-ME

395
431

O papel do assistente operacional: saber e boas práticas” – Curso II

Curso

 

20.0 horas

 

Presencial

 

Pessoal não docente;

Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

Em função do plano de atividades: A presente ação pretende situar-se na formação continua do pessoal não docente, nomeadamente assistentes operacionais, orientando-se para a aquisição de competências no âmbito da Educação Inclusiva. Pretende dar continuidade ao I Curso “A Inclusão passa por mim - O ...
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Ref. 28503B_PND_2425_P2030 Inscrições abertas até 23-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: DGAE/1372/2024

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 20.0 horas

Início: 02-04-2025

Fim: 28-05-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

Formador

Cristina Paula Teixeira Mafra Estrela Azevedo

Destinatários

Pessoal não docente;

Acreditado pelo

DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar

Entidade formadora/Parceria

CFAE EduFor

Enquadramento

Em função do plano de atividades: A presente ação pretende situar-se na formação continua do pessoal não docente, nomeadamente assistentes operacionais, orientando-se para a aquisição de competências no âmbito da Educação Inclusiva. Pretende dar continuidade ao I Curso “A Inclusão passa por mim - O papel do assistente operacional: saber e boas práticas”, aprofundando alguns dos temas já abordados e introduzindo outros, em resposta às solicitações e sugestões apresentadas pelas/pelos assistentes operacionais no final do I Curso. Enquadra-se no âmbito do Projeto Semente – Capacitar para Incluir, um projeto de capacitação de Assistentes Operacionais na comunidade, da Pais em Rede, Associação - Núcleo de Mangualde, numa parceria com o Município de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde. Enquadra-se também nos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Mangualde, bem como no seu Plano de Atividades, nomeadamente no adequar oferta educativa de forma a responder à inclusão, equidade, diversidade Em função dos destinatários: As condições atuais da escola, na sua dimensão inclusiva, conduzem o pessoal não docente à possibilidade de contacto com uma diversidade de crianças/alunos, bem como com questões que se prendem com a resolução imediata de situações no âmbito da implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, entre outras. Neste sentido, prevê a mobilização de recursos humanos, nomeadamente assistentes operacionais, preferencialmente com formação específica. No contexto educativo em que nos inserimos, continuamos a assistir a um aumento do número de crianças/jovens/alunos (desde a educação pré-escolar, 1º e restantes ciclos e ensino secundário), com especificidades (nomeadamente com perturbação do Espectro do Autismo, entre outras) que exigem um atendimento especializado individualizado e próximo, refletindo-se também respostas seguradoras para as suas famílias

Objetivos

Capacitar os AO com formação que lhes permita identificar, adquirir e desenvolver as competências necessárias à implementação de boas práticas bem como a sua valorização pessoal e profissional: • Participar nos procedimentos inclusivos de acordo com a legislação em vigor, ética e o sigilo profissional; • Adquirir ferramentas no âmbito das TIC; • Ser capaz de estabelecer articulação e uma boa relação com os seus pares, outros intervenientes e as famílias, valorizando o espírito de equipa e de colaboração; • Aprofundar o desenvolvimento de competências no âmbito do envolvimento, ação e participação no processo educativo de todas as crianças/jovens/alunos, com base numa intervenção Centrada na Pesssoa; • Conhecer estratégias e formas de intervenção nas problemáticas mais comuns no âmbito da neuro diversidade; • Aprofundar o conhecimento sobre Perturbação do Espetro do Autismo - práticas e estratégias de intervenção; • Adquirir ferramentas para a gestão das emoções no dia a dia

Conteúdos

• O perfil do assistente operacional na sua relação com a restante comunidade educativa e com as famílias; • Valorização da diversidade, sensibilização e respeito pela diferença de acordo com o perfil de cada criança/jovem/aluno; • Decreto-Lei n.º 54/2018 – o papel do Assistente Operacional – operacionalização da participação e intervenção em contexto e enquanto elemento variável da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI); • Operacionalização de objetivos e estratégias de intervenção – trabalho colaborativo: continuidade e articulação com o educador/professor da criança/jovem/aluno; • Abordagem das dimensões do perfil de cada indivíduo e a neuro diversidade: – Aprofundar o conhecimento sobre a caracterização de grupos de risco/problemáticas mais prevalentes, nomeadamente a Perturbação do Espectro do Autismo; Perturbações de Comportamento; Hiperatividade; Diabetes e Epilepsia, …);- Praticar formas de atuação em situações de risco e/ou acompanhamento da criança/jovem/aluno;- Praticar estratégias de intervenção nos diversos contextos e situações (sala de aula; intervalo/recreio; refeitório/almoço; higiene pessoal; rotinas; controlo de comportamentos desadequados, gestão de conflitos …); • Capacitação digital – utilização de tecnologias de apoio. • Práticas de autocontrolo, autocuidado e gestão emocional enquanto assistente operacional e enquanto pessoa


Observações

Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: - Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Mangualde que frequentaram o I Curso; - Outros Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Mangualde que trabalhem diretamente com alunos com necessidades especificas - Assistentes Operacionais das outras escolas associadas do EDUFOR que frequentaram o I Curso; - Outros Assistentes Operacionais que trabalhem diretamente com alunos com necessidades especificas Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-04-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 04-04-2025 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 30-04-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 14-05-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 16-05-2025 (Sexta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
6 28-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

431
428

Gestão de stress e gestão de conflitos

Curso

 

25.0 horas

 

Presencial

 

Pessoal não docente;

Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

Em função do plano de atividades: Num mundo em constante mudança, a Escola de Hoje tem de desenvolver esforços acrescidos para corresponder às exigências, necessidades e anseios da sua comunidade, em especial do pessoal não docente. Neste sentido, um papel ativo do Centro de Formação de Associação de ...
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Ref. 28301_PND_2425_P2030 Inscrições abertas até 23-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: DGAE/1144/2024

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 05-04-2025

Fim: 10-05-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

Formador

Cátia Sofia de Almeida Marques

Destinatários

Pessoal não docente;

Acreditado pelo

DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar

Entidade formadora/Parceria

CFAE EduFor

Enquadramento

Em função do plano de atividades: Num mundo em constante mudança, a Escola de Hoje tem de desenvolver esforços acrescidos para corresponder às exigências, necessidades e anseios da sua comunidade, em especial do pessoal não docente. Neste sentido, um papel ativo do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) é fundamental para uma mudança de métodos, hábitos, atitudes, comportamentos individuais e organizacionais de todos os agentes educativos. Em função dos destinatários: Dotar os formandos de conhecimentos e práticas para competências emocionais para gestão de conflitos; Dotar os formandos/as de mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis

Objetivos

• Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho. • Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress. • Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress. • Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis. • Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

Conteúdos

• Gestão de stress o Stress -conceito e modelo explicativo o Causas e fatores primários de stress no trabalho o Sintomas de stress - relação entre desempenho e stress o Avaliação individual do grau de stress o Fases do stress o Formas individuais de lidar com o stress o Fatores de risco o Procrastinação o Tomada de decisões o Estilo de vida o Como Implementar a mudança o Análise da situação o Gestão do tempo o Assertividade o Técnicas de relaxamento e meditação • Gestão de conflitos o Relações interpessoais e o conflito o Diferentes tipos de conflitos o Fontes e rastilhos de conflito o Conflito enquanto processo o Estilos pessoais de gestão de conflitos o Conflito como oportunidade o Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros

Avaliação

Avaliação Quantitativa


Observações

Máximo de 20 formandos Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais a exercer funções nas Escolas Associadas ao EduFor 2. Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais a exercer funções em Escolas Não Associadas ao EduFor Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-04-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 12-04-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
3 14-04-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 14-04-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 15-04-2025 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 15-04-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 10-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

428
415

Atualização e aprofundamento científico-didático em áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar
Docentes dos grupos 100

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Educadores de Infância

Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online

Com a publicação das OCEPE, (Despacho 9180/2016, de 19 de julho) e do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, foi identificada a necessidade de realizar uma reflexão alargada em torno da construção e gestão curricular e da promoção de uma educação inclusiva na educação pré-escolar. As OCEPE, documento ...
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Ref. 26238_2425_P2030 Inscrições abertas até 20-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-131650/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 22-04-2025

Fim: 17-06-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online

Formador

Teresa de Jesus Dias Fernando

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

Com a publicação das OCEPE, (Despacho 9180/2016, de 19 de julho) e do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, foi identificada a necessidade de realizar uma reflexão alargada em torno da construção e gestão curricular e da promoção de uma educação inclusiva na educação pré-escolar. As OCEPE, documento normativo que orienta e apoia o educador de infância na construção e gestão do currículo, preconiza a sua adaptação ao contexto social, às caraterísticas das crianças e das famílias e à evolução das aprendizagens de cada criança e do grupo. São também essenciais para esta reflexão e para o desenvolvimento profissional dos educadores de infância, as exigências da contemporaneidade e o disposto no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), em articulação com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Importa promover uma atualização científica e didática, respondendo às necessidades manifestadas pelos educadores de infância, apoiando-os na qualidade da educação pré-escolar, tendo em vista o bem-estar, o desenvolvimento e a aprendizagem de todas as crianças. Assim, procurar-se-á desenvolver uma formação focada em aspetos específicos das áreas e domínios das OCEPE, destacando-se a Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, a Matemática, o Conhecimento do Mundo, as Artes Visuais, a Música, o Jogo dramático/Teatro, a Dança e a Educação Física.

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em áreas de conteúdo e domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; - Analisar o PA e as suas implicações curriculares, bem como compreender a relação entre as OCEPE e o PA, a fim de melhor gerir e implementar o currículo; - Fomentar a implementação de metodologias ativas de aprendizagem promotoras da diferenciação pedagógica, em coerência com os Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a infância e considerando a organização do ambiente educativo as aprendizagens a promover. - Utilizar recursos e materiais pedagógicos que promovam estratégias ativas e inclusivas, em contexto educativo.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) - Análise sobre articulação OCEPE, PA e Decreto-Lei n.º 54/2018 na gestão do currículo - Reflexão e debate sobre enquadramento das OCEPE: - Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a Infância - implicação na ação educativa. - Potencialidades da organização do ambiente educativo no currículo e nas aprendizagens. - Intencionalidade educativa na construção e gestão do currículo numa perspetiva articulada das diferentes áreas e domínios Módulo 2 - Linguagem Oral e abordagem à Escrita (10h) - Comunicação Oral e consciência linguística - Funcionalidade da linguagem escrita e utilização em contexto - Identificação de convenções da escrita - Prazer e motivação para ler e escrever - Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios Módulo 3 - Matemática (10h) - Números e operações - Organização e tratamento de dados - Geometria e medida - Interesse e curiosidade pela matemática - Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios Módulo 4 - Educação Física (10h) - Apropriação de diferentes formas de linguagem corporal - Ação da criança sobre si própria e sobre o corpo em movimento - Ação da criança sobre os objetos - Desenvolvimento da criança nas relações sociais em situação de jogo - Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios Módulo 5 - Artes Visuais (10h) - Capacidades expressivas e criativas através das experimentações e produções plásticas - Elementos da comunicação visual tanto na produção e apreciação das suas produções e do que observa - Apreciação de diferentes manifestações de artes visuais, expressando a sua opinião e leitura crítica - Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios Módulo 6 – Música (10h) - Identificação e descrição dos sons, suas características rítmicas, melódicas, dinâmicas, tímbricas e formais - Interpretação com intencionalidade expressiva-musical - Improvisações musicais utilizando diversos recursos sonoros - Valorização da música como fator de identidade social e cultural - Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios Módulo 7 – Abordagem às Ciências (10h) - Processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas etapas - Conhecimento do mundo social - Conhecimento do mundo físico e natural - Articulação de aprendizagens intencionalizadas com outras áreas e domínios Módulo 8 – Capacitação Digital na educação de infância (10h) - Exploração de opções digitais para colaboração e comunicação institucional e melhoria da prática profissional - Exploração, seleção e adequação de recursos educativos digitais ao contexto de aprendizagem - Exploração de recursos digitais de apoio ao planeamento e à avaliação das aprendizagens - Planificação de atividades, projetos e outras metodologias com recurso às tecnologias digitais Módulo Final - (2,5 horas) – Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre atividades concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/atividades no âmbito de cada uma das áreas e domínios abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 54/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série, n.º 129. https://afc.dge.mec.pt/docs/Legisla%c3%a7%c3%a3o/dl_55_2018_curriculo_ensino_basico_secundario.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.Lopes da Silva, I., Marques, L., Mata, L. e Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DGE. http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdfDGE Recursos educativos para a educação pré-escolar https://www.dge.mec.pt/recursos-0Cardona, M.J., Lopes da Silva, I., Marques, L., Rodrigues, P. (2021) Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DGE. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/planearavaliar.pdf

Anexo(s)

Registo de acreditação


Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 29-04-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 06-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 13-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 20-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 27-05-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
7 03-06-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
8 17-06-2025 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial

INSCREVER-ME

415
396

Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Inglês nos 2.º, 3.º CEB e ensino secundário
Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330

Escola Secundária Felismina Alcântara/ Online

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação ...
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Ref. 25612_2425_P2030 Inscrições abertas até 20-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-129982/24

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 30-04-2025

Fim: 18-06-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara/ Online

Formador

Maria da Piedade Carvalho da Silva

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Enquadramento

O Decreto-Lei n.º 55/2018 tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina de Inglês, em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.

Objetivos

- Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); - Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; - Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; - Planificar, ensinar e avaliar tendo por base as diversas áreas de competência e domínios das aprendizagens essenciais de inglês, refletindo a voz dos alunos; - Conceber projetos, aulas, sequências de aprendizagem, tarefas e/ou atividades motivadoras, criando 'autenticidade' na comunicação que desenvolvam a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração; - Promover a valorização da sua cultura e da dos outros: identidade e língua, espaços de realidades culturais diferentes e atitudes de tolerância e respeito intercultural.

Conteúdos

Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina). Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. Módulo 2 – Características dos alunos dos 2.º, 3.º CEB e ensino secundário e metodologias (5h) -Características do desenvolvimento cognitivo e social destes alunos -Estratégias pedagógicas adequadas e atividades para um ambiente mais inclusivo -Gestão da sala de aula: comunicação, rotinas e comportamento. Módulo 3 – Competência comunicativa: Oralidade (10h) -Compreensão oral: técnicas de audição/visualização e compreensão de diferentes tipos de textos orais; atividades práticas com áudios/vídeos autênticos; apresentação e partilha de recursos didáticos variados; como avaliar para melhorar. -Interação e produção oral: estratégias para desenvolver a pronúncia, entoação e fluência; técnicas de preparação para apresentações/debates; partilha de atividades comunicativas autênticas; como avaliar para melhorar. Módulo 4 – Competência Comunicativa e géneros textuais: Escrita (10h) -Compreensão escrita: técnicas práticas; atividades com diferentes tipos de textos; compreensão escrita e desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, perspetivas e interpretações; como avaliar para melhorar. -Interação e produção escritas: reflexão sobre aspetos didáticos relevantes nos processos de produção escrita; construção de textos: recursos e atividades de motivação para a escrita; estratégias para a prática de escrita em diferentes formatos; técnicas de estruturação de textos; produção escrita integrada em projetos comunicativos, (inter)disciplinares; como avaliar para melhorar. Módulo 5 – Mediação (5h) -No contexto das línguas -Nos documentos de referência: PA e AE -Na prática letiva - Exemplos de atividades. Módulo 6 – CLIL, multi/plurilinguismo (5h) -Terminologia e definições -Promover e idealizar práticas de multilinguismo na sala de aula -Implementar e integrar atividades e estratégias plurilíngues e selecionar recursos apropriados -Pluriliteracias para uma aprendizagem mais efetiva. Módulo 7 – Competência Intercultural (5h) -Descrever diferentes elementos da sua cultura, identidade e língua por oposição à cultura anglo-saxónica e à língua inglesa -Identificar e analisar textos literários adequados ao desenvolvimento da Cidadania e Educação Intercultural -Comparar os espaços à sua volta com espaços culturais diferentes -Identificar exemplos concretos de atitudes de tolerância e respeito intercultural. Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.

Avaliação

A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.

Bibliografia

Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série – n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para a construção de Aprendizagens Essenciais baseadas no Perfil dos Alunos. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Short, K, Day, D. & Schroeder, J. (2016). Teaching Globally. Reading the World Through Literature. Portland: Stenhouse Publishers.

Anexo(s)

Registo de acreditação


Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
2 07-05-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
3 08-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
4 14-05-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
5 15-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
6 21-05-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
7 29-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial
8 05-06-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 11-06-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
10 18-06-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Presencial

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Mente e coração em sintonia – a importância da saúde mental nas escolas

Curso

 

25.0 horas

 

Presencial

 

Pessoal não docente;

Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

Em função do plano de atividades: A necessidade de formação para o pessoal não-docente no âmbito da saúde mental é essencial, onde o bem-estar emocional dos alunos e de toda a comunidade escolar desempenha um papel central na aprendizagem e no desenvolvimento saudável. Embora o pessoal não-docente não ...
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Ref. 28402_PND_2425_P2030 Inscrições abertas até 23-03-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: DGAE/1361/2024

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 01-07-2025

Fim: 04-07-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

Formador

Sandra Isabel de Abreu Soares Gomes

Destinatários

Pessoal não docente;

Acreditado pelo

DGAE - Direção-Geral da Administração Escolar

Entidade formadora/Parceria

CFAE EduFor

Enquadramento

Em função do plano de atividades: A necessidade de formação para o pessoal não-docente no âmbito da saúde mental é essencial, onde o bem-estar emocional dos alunos e de toda a comunidade escolar desempenha um papel central na aprendizagem e no desenvolvimento saudável. Embora o pessoal não-docente não esteja diretamente envolvido nas práticas pedagógicas, eles desempenham funções fundamentais no funcionamento quotidiano da escola e estão frequentemente em contacto próximo com os alunos, tornando-se figuras importantes na promoção de um ambiente seguro e de apoio. Em função dos destinatários: A formação em saúde mental para o pessoal não-docente é uma necessidade crescente nas escolas, considerando o aumento de desafios emocionais e psicológicos entre os alunos. Esta formação capacita-os a identificar, intervir e apoiar os alunos em situações de vulnerabilidade emocional, integrando-se perfeitamente às suas funções de promover o bem-estar e um ambiente seguro. Ao serem preparados para lidar com questões de saúde mental, o pessoal não-docente contribui para uma escola mais inclusiva, acolhedora e emocionalmente segura, melhorando o clima escolar como um todo e apoiando o desenvolvimento integral dos alunos

Objetivos

• Identificar o conceito de saúde mental. • Identificar as principais alterações e perturbações mentais. • Identificar as alterações de comportamento, pensamento, humor e comunicação. • Saber como estabelecer uma interação com indivíduos que apresentam uma alteração ou perturbação mental • Saber manter o autocontrolo em situações críticas e de limite. • Conhecer o impacto das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros, alunos e outros. • Saber adequar a sua ação profissional a diferentes idades e culturas. • Contribuir para a integração de indivíduos com perturbação mental na comunidade escolar, de forma respeitosa e integra. • Reconhecer a importância de prever e antecipar riscos

Conteúdos

• Saúde mental o Doença mental o Principais alterações e perturbações mentais Alterações do comportamento Alterações do pensamento Alterações do humor Alterações da comunicação • Cuidar em saúde mental o Aspetos específicos nos cuidados ao aluno com alterações de saúde mental • O papel do Assistente Operacional na intervenção com os alunos, no âmbito da saúde mental o Apoio à gestão comportamental o Mediação de relações entre alunos • Promover a saúde mental em mim e nos outros o Autocuidado o Definição de limites próprios o Perceber como se relacionam os pensamentos, as emoções e consequentemente como se manifestam no comportamento o Contribuir para rotinas, dentro da comunidade escolar, que ajudem a criar estrutura e organização, promotoras de hábitos saudáveis

Avaliação

Avaliação quantitativa


Observações

Máximo de 20 formandos Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais a exercer funções nas Escolas Associadas ao EduFor 2. Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais a exercer funções em Escolas Não Associadas ao EduFor Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-07-2025 (Terça-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
2 01-07-2025 (Terça-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 02-07-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
4 02-07-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
5 03-07-2025 (Quinta-feira) 09:00 - 12:30 3:30 Presencial
6 03-07-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
7 04-07-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial

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