OFERTA FORMATIVA
Ref. 23218_ACD_2324 Inscrições abertas até 19-03-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: 18_ACD_2324
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 21-03-2024
Fim: 21-03-2024
Regime: e-learning
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Objetivos
Temos que imperioso que a Escola reflita sobre o impacto da Inteligência Artificial (AI) nos processos de aprendizagem e de comunicação do aluno, bem como nas metodologias de avaliação, umas das formas frutuosas de o fazer é através da exploração do património cultural digital. Assim, será que esta inovadora, avançada e disruptiva ferramenta representa uma ameaça real e significativa para a Escola cruzando com a temática do património? Na inevitável integração destas realidades no quotidiano da sala de aula importa: - conhecer as implicações dos atuais modelos de linguagem nos processos de aprendizagem e de investigação; - problematizar as questões que importam na utilização da ferramenta; - identificar e reconhecer o que integro no que produzo e acrescento; - potenciar a exploração do património cultural digital através da IA
Conteúdos
- O que é a IA e a Ia Generativa - A iniciativa Europeana Educação - Ferramentas pedagógicas assistidas por Inteligência Artificial - Desafios na prática pedagógica – integração IA com património cultural digital - Iniciativas Europeana Educação
Metodologias
Apresentação dinâmica dos conteúdos; Participação ativa dos participantes Dinâmica de debate e discussão sobre as temáticas da ACD
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
Ref. 22312_2324_PD Inscrições Fechadas
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120451/23
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 27-03-2024
Fim: 18-06-2024
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Formador
Mário André Lopes Barroco
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores da Educação Especial;.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
Ao nível do PE, as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem oral num processo interativo que envolve manipulação, combinação e integração das formas linguísticas e das regras que lhes estão associadas. O desenvolvimento de competências e conhecimentos específicos de compreensão da relação existente entre a linguagem oral e a linguagem escrita é fundamental na aquisição de competências de leitura e escrita. A linguagem oral e a linguagem escrita são, então, mecanismos autónomos, mas que mantém uma relação forte entre si. A importância da relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita, bem como as suas implicações educacionais, tem sido claramente demonstrada e documentada em investigações já realizadas.
Objetivos
Os formandos deverão ser capazes de: - Distinguir os conceitos de linguagem, fala e comunicação; - Compreender os constituintes do conceito de Linguagem; - Compreender a classificação fonética dos sons do Português Europeu; - Identificar as diferentes etapas de desenvolvimento linguístico nas primeiras etapas cronológicas; - Diferenciar o conceito de Consciência Fonológica de Desenvolvimento Fonológico; - Identificar pré-requisitos essências para a promoção de competências fonológicas; - Compreender os diferentes níveis de desenvolvimento de consciência fonológica; - Hierarquizar um plano de intervenção, de acordo com o a hierarquia de aquisição de competências fonológicas; - Elaborar material para intervenção em contexto de sala de aula; - Relacionar o desenvolvimento fonológico com a aprendizagem da leitura e da escrita;
Conteúdos
- Conceitos de linguagem, fala e comunicação; - Linguagem: semântica, pragmática, sintaxe, morfologia e fonologia; - Classificação Fonética; - Discriminação Auditiva; - Consciência Sintática; - Consciência Silábica; - Consciência Intrassilábica; - Consciência Fonémica; - Perturbações Fonológicas; - Princípio Alfabético; - Perturbações de Leitura e Escrita;
Metodologias
Presencial: As sessões de formação presenciais irão ser maioritariamente teórico-práticas. Serão expostos casos para análise e debate, assim como discussão em pequenos grupos de metodologias e material a utilizar; privilegiar o trabalho colaborativo e prático; Autónomo Será solicitado aos formandos a criação de material direcionado para cada uma das etapas de desenvolvimento fonológico, para ser apresentado em grupo e posteriormente ser aplicado em contexto de trabalho diário;
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 27-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 16-04-2024 (Terça-feira) | 16:15 - 19:15 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 16:15 - 19:15 | 3:00 | Presencial |
4 | 28-05-2024 (Terça-feira) | 16:15 - 19:15 | 3:00 | Presencial |
5 | 18-06-2024 (Terça-feira) | 16:15 - 19:15 | 3:00 | Presencial |
Ref. 23419_ACD_2324 Inscrições abertas até 07-04-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: 19_ACD_2324
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 10-04-2024
Fim: 10-04-2024
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde
Formador
Cátia Sofia de Almeida Marques
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário e Técnicos Especializados
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
CFAE EduFor-Agrupamento de Escolas de Mangualde (GIPAE)
Objetivos
Conhecer estratégias de gestão de comportamentos e emoções em sala de aula; Identificar factorees que contribuem para problemas de comportamento e regulação emocional em sala de aula; Perceber o papel do professor na gestão dos comportamentos em sala; Identificar e implementar estratégias de prevenção de problemas comportamentais e emocionais em sala de aula
Conteúdos
Problemas de comportamentos e regulação emocional em contexto de sala de aula; Factores associados à indisciplina; Papel do professor na gestão dos comportamentos e emoções; Estratégias de prevenção de problemas comportamentaus e emocionais em sala de aula; Estratégias de atuação perante problemas comportamentais; Medidas corretivas e punitivas; Estratégias de regulação emocional.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Ref. 19310_2324_PD Inscrições Fechadas
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110780/21
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 03-05-2024
Fim: 24-05-2024
Regime: e-learning
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor
Formador
Ana Cristina de Sousa Martins
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Ciberdúvidas/EduFor
Enquadramento
A oferta da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) tem como objetivo a aprendizagem do Português por alunos com outra língua materna (Artigo 10.º e no Artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho). Apesar de esta oferta vigorar desde há quase uma década, o ensino-aprendizagem de PLNM constitui uma área didática que não é contemplada com o mesmo número e diversidade de materiais e recursos se comparada com a área de Português Língua Materna. E, no entanto, cada vez mais a sociedade portuguesa é chamada à responsabilidade de incluir cidadãos migrantes, sendo que tal passa inevitavelmente pelo sucesso escolar dos seus educandos a frequentar a escola pública portuguesa. A peça fundamental desse processo está na ação do professor, mas esta depende da disponibilização de recursos de ensino de qualidade, fundamentados cientificamente mediante de testagem, para diferentes dimensões de desempenho. No âmbito de atuação deste centro, em conjunto com os seus parceiros institucionais, verificam-se algumas fragilidades no que respeita à oferta curricular de PLNM no ensino básico e particularmente em relação à angariação e materiais de ensino apelativos e eficazes. Uma vez que o currículo da disciplina de PLNM se encontra organizado por níveis de proficiência linguística, e não por ano de escolaridade, a dimensão científica e pedagógica da formação que ora se propõe abrange os três ciclos, salvaguardando-se a devida adequação à faixa etária dos alunos.
Objetivos
Pretende-se dotar os professores de informação teórico-prática relevante que conduza a um conhecimento crítico no que respeita à análise e criação regulada de materiais pedagógico-didáticos a aplicar, por um lado, na sua prática letiva, e por outro, a disponibilizar online, universalmente, a toda a comunidade docente. Espera-se que no final desta ação, o professor: 1. Aplique os princípios de análise de materiais de PLNM com base em conhecimentos teóricos acerca dos processos de aquisição de vocabulário, gramática e padrões fonológicos de uma L2, bem como do desenvolvimento da fluência de leitura e da escrita. 2. Reconheça o que diferencia recursos com finalidade de treino de recursos com finalidade de avaliação (de diagnóstico, intermédia e final). 3. Adote mecanismos de calibragem do grau de dificuldade dos materiais em função da faixa etária e nível de proficiência dos aprendentes. 4. Produza, individualmente e em grupo, materiais didáticos PLNM em observância dos princípios e critérios genericamente elencados acima.
Conteúdos
1. Apresentação dos objetivos da formação. 2. Breve reflexão sobre as orientações programáticas para o PLNM. 3. Apresentação dos descritores de avaliação do desempenho dos formandos. 4. Instruções sobre o trabalho a desenvolver durante a formação. 5. Tipologias de exercícios: a) resposta fechada (escolha múltipla e preenchimento); b) resposta aberta (breve e longa); c) jogos online (Wordwall). 6. Exercícios incidentes sobre diferentes áreas de desempenho: passivas (leitura, compreensão do oral, vocabulário, gramática) e produtivas (escrita e produção oral). 6.1. Em cada exercício: dominância de uma área sobre outra e necessária interface entre diferentes áreas. 7. A tarefa pedagógica como elemento estruturador de sequências didáticas. 8. Considerações teórico-práticas: a) abordagem comunicativa e trabalho linguístico contextualizado vs. abordagem gramatical e papel da memória declarativa; b) fomentar operações inferenciais e logico-semânticas (causa-consequência; avaliação-justificação; síntese-expansão; generalização-exemplificação); c) seleção de temas: universalidade e conhecimento do mundo; d) materiais de treino vs. instrumentos de avaliação qualitativa e quantitativa. 9. Critérios de seleção de input oral e escrito: a) extensão do texto; b) extensão das frases; c) tipos estruturais de frase (ausência ou presença de subordinação e outras estruturas encaixadas; ordem direta ou marcada dos constituintes; topicalização; presença ou ausência de construções passivas; preponderância ou não de explicitação do sujeito oracional; presença ou ausência de clivagem); d) velocidade e dicção (texto oral); e) nível de frequência do vocabulário; f) universalidade de temas contemplados; g) promoção da interculturalidade. 10. Princípios fundamentais a considerar aquando da construção de materiais eficazes: a) não ambiguidade; b) não repetição de lexemas para os itens e de item para item (função do recurso à sinonímia e perífrase); c) plausibilidade dos distratores; d) constância na dimensão dos itens; e) regulação dos valores pragmáticos. 11. Exemplificação e análise crítica pari passu da aplicação dos critérios e princípios acima elencados: a) materiais da Ciberescola; b) materiais do Cibercursos; c) materiais de manuais editados em papel (Lidel e Porto Editora)
Metodologias
A ação apresenta com um peso equitativo de número de horas de carácter teórico e de carácter prático, com incidência na realização de trabalho colaborativo. O curso prevê: (i) a realização das leituras indicadas, registando aspetos salientes e críticos; (ii) a avaliação crítica de materiais de avaliação disponíveis; (iii) a consecução faseada de tarefas conducentes à criação de materiais pedagógicos a aplicar em sala de aula e a publicar online; (iv) realização do trabalho individual final, de avaliação, o qual constará da apresentação do recurso construído e de uma reflexão sobre as principais conclusões a retirar das práticas apuradas durante o curso, tendo em conta a projeção de contextos educativos específicos. Optou-se pela modalidade E-learning por esta trazer benefícios para os formandos, tendo em conta: (i) Que muitos dos materiais em análise são multimédia, interativos e disponíveis online; (ii) Que as ações de trabalho colaborativo podem assim ficar automaticamente registadas e partilháveis; (iii) A possibilidade de mais formandos poderem integrar a formação, dada a maior flexibilização de horário;
Avaliação
A avaliação do desempenho dos formandos terá como objeto o trabalho realizado e a participação nas sessões, bem como o trabalho individual final. Será valorizada a pertinência das reflexões propostas sobre criação de materiais, atendendo aos princípios e critérios veiculados, bem como à adequação aos alunos a que se destinam. Considerar-se-á igualmente a apresentação dos trabalhos individuais nas sessões de videoconferência. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Leiria, Isabel. (2008) Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) – Ensino Secundário. Lisboa. Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Mateus, Maria Helena Mira, Testes de Diagnóstico de Português Língua Não Materna. Lisboa. Madeira, A. & M.L. Crispim (2010). “Contributo da investigação linguística para o ensino do português, língua não materna”. In M.H. Ançã (ed.) Educação em Português e Migrações. Lidel – Edições Técnicas, Lda, 45-61. Martins A. S. (2011). Léxico e adaptação textual na produção de material de leitura extensiva em PL2, Diacrítica. Revista do Centro de Estudos Humanísticos. Série Ciências da Linguagem. - Universidade do Minho, 25 (1):231-260. Martins A. S. (2020). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. In C. Castro e A. Madeira (eds.), Lisboa, Lidel – Edições Técnicas (no prelo).
Anexo(s)
Observações
Critérios Gerais de Seleção de Formandos: Os candidatos são ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1- Docentes a lecionar em Escolas Associadas ao EduFor ou Escolas com protocolo com a Ciberescola. 2- Docentes a lecionar em Escolas não contempladas nas alíneas anteriores. Dentro de cada prioridade, os candidatos são ordenados: 1. Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 2. Ordem de inscrição Nota1 : Está assegurado 50% das vagas para docentes das Escolas Associadas ao EduFor. Nota2 : Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 10-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 17-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 21-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 24-05-2024 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
Ref. 17909_2324_PD A decorrer
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116585/22
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 18-03-2024
Fim: 13-05-2024
Regime: e-learning
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor
Formador
Cristina Paula Teixeira Mafra Estrela Azevedo
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial e grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas práticas inclusivas em sala de aula, bem como novas metodologias que promovam as aprendizagens de todos os alunos. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha desbravem o caminho e orientem todos os agentes educativos para as mudanças a realizar. Esta ação de formação procura contribuir para uma reflexão crítica sobre os desafios da diversidade, bem como apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas ajustadas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.
Objetivos
Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem) Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras Consolidar a implementação do ciclo: AvaliarPlanearAgir Rever para a inclusão Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais
Conteúdos
Módulo 1 - Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: o os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; o a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; o o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos; o a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; o a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação. Módulo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos. Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem). Módulo 3 Gerir a diversidade em sala de aula Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos partilha de práticas. Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos. Módulo 4 Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens. Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino. O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.
Metodologias
Nesta formação, em regime de frequência e-learning, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Os docentes devem ser desafiados à revisão das suas práticas pedagógicas de acordo com os referenciais normativos em vigor. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N., Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora, 2021.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education.
Anexo(s)
Observações
Para ser considerada na Dimensão Cientifica Pedagógica aplica-se o Despacho n.º 4840/2023 - Releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24 Nota2: Para ser considerada na Dimensão Cientifica Pedagógica aplica-se o Despacho n.º 4840/2023 - Releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 25-03-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 08-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 22-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |
Ref. 18311_2324_PD A decorrer
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116835/22
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 04-03-2024
Fim: 15-06-2024
Regime: b-learning
Local: Online/Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Formador
Isabel Catarina Martins
Catarina Santos
Destinatários
Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210, 220, 910 e 920
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210, 220, 910 e 920. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210, 220, 910 e 920.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
A leitura e a escrita constituem competências que favorecem a autonomia, independência, acesso e participação dos cidadãos, de modo pleno e efetivo na sociedade. O Princípio da Educabilidade Universal (decreto-lei 54/2018) baseia-se na assunção de que todos os alunos têm capacidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Uma inclusão conseguida pode exigir o recurso a metodologias diferenciadas e adequadas em função das necessidades, potencialidades e interesses de cada aluno, partindo de um planeamento centrado no aluno. Alunos com incapacidades intelectuais manifestam maiores dificuldades no processo de aprendizagem de leitura e escrita (ALE) e um ritmo de aprendizagem mais lento na aquisição dessas competências (Gomes, 2013). O método Lemus (Santos & Martins, 2020), que integra a presente formação, recorre a metodologias multissensoriais e tem revelado ser um método que gera nos alunos motivação e sucesso. O método envolve estratégias sensoriais, como as visuais e auditivas, tradicionalmente utilizadas, mas também cinestésicas e táteis (nomeadamente da articulação motora dos fonemas constituintes das palavras). Estas estratégias têm funcionado como técnicas compensatórias que possibilitam maior probabilidade de sucesso na ALE de alunos com anterior insucesso e desmotivação para estas aprendizagens (Santos, 2016). Inicialmente destinada a alunos com incapacidades intelectuais, foi posteriormente, implementado, com sucesso, em diferentes contextos, nomeadamente no ensino secundário a alunos sem ALE. A intervenção tem mostrado vantagens no desenvolvimento de competências de autonomia na ALE, bem como da autoestima dos alunos, enquanto minimiza as disparidades em relação aos pares.
Objetivos
Sensibilizar os docentes para a importância de uma correta identificação precoce das dificuldades de leitura e de escrita; Desenvolver competências avaliativas, distintas, para as PAE e as perturbações de aprendizagem globais; Otimizar as competências técnicas no âmbito da intervenção direta com crianças que apresentam dificuldades significativas de aprendizagem de leitura e escrita, através de metodologia multissensorial; Dotar os formandos de conhecimentos ao nível da discriminação entre os diferentes subdomínios da linguagem e da forma como interagem na aprendizagem da leitura e da escrita; Auxiliar os docentes na seleção das metodologias de aprendizagem em sala de aula, relacionando-as com as características individuais de cada aluno; Discutir formas de diferenciação e personalização numa gestão flexível do currículo, dos espaços e dos tempos escolares para responder às singularidades de cada um, em momentos da aprendizagem escolar; Dotar os docentes de competências de aplicação do método Lemus: Metodologia Multissensorial para o ensino de leitura e escrita, através de um acompanhamento próximo por parte das formadoras.
Conteúdos
Bloco 1 1. Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem da leitura e escrita; 2. Competências básicas para aprendizagem da leitura e escrita; Bloco 2 3. Linguagem e a sua relação com as aprendizagens formais de leitura e escrita; 3.1. Semântica; 3.2. Morfologia; 3.3. Sintaxe; 3.4. Pragmática; 3.5. Fonologia. 4. Perturbações do Neurodesenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem: 4.1. PAE na leitura; 4.2. PAE na escrita; 5. Perturbações intelectuais do desenvolvimento e as aprendizagens de leitura e escrita; 6. Avaliação de leitura e escrita nas perturbações intelectuais do desenvolvimento. Bloco 3 - Trabalho autónomo Bloco 4 7. Modelos e métodos de aprendizagem de leitura e escrita: 7.1. Métodos ascendentes (sintéticos); 7.2. Métodos descendentes (analíticos); 7.3. Métodos interativos (sintético-analíticos); 7.4. Métodos multissensoriais: definição/fundamentos neuropsicológicos 8. Método Lemus. 8.1. Objetivos e procedimentos base para a implementação do método; 8.2. Ajudas sensoriais: visuais, auditivas, cinestésicas e táteis; 8.3. Estrutura do método; 8.4. Planificação e intervenção. Bloco 5 - Trabalho autónomo Bloco 6 9. Apresentação de vídeos de casos reais com intervenção com método Lemus; 10. Aplicação do método com estratégias de Role-Play, seguida de debate; Bloco 7 - Trabalho autónomo Bloco 8 11. Apresentação de trabalhos (vídeos de estudos de caso em prática pedagógica); 12. Análise e discussão dos vídeos; 13. Avaliação e conclusão da formação.
Avaliação
Participação (30%): Grau de empenho e trabalho produzido, nas tarefas de realização conjunta, (presencial e a distância); Produção (50%): Qualidade dos materiais produzidos e do trabalho final de implementação apresentado; Reflexão crítica individual (20%): Análise crítica da ação e das implicações para as práticas pedagógicas e educativas. A avaliação final será traduzida numa classificação quantitativa (escala de 1 a 10 valores). A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de ⅔ do total de horas conjuntas da ação.
Bibliografia
Blomert, L. & Froyen, D. (2010). Multi-sensory learning to read. International Journal of Psychophysiology, 77, pp. 195-204.Gomes, A. (2013). A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: Uma análise da coerência textual. Educar em Revista, 47, 285-300.Martins, I. C. & Santos, C. (2021). Leitura e Escrita Multissensorial: o método Lemus. Diversidades, 57, 33-37.Santos, C. (2016). Método multissensorial para a aprendizagem da leitura e escrita em perturbações neurodesenvolvimentais. Tese de Mestrado, Escola Superior de Saúde de Viseu - IPV, Viseu.Serra, S. (2012). O método multissensorial no caso português - Uma abordagem possível? (Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 2.1 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-03-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 25-03-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 08-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 27-05-2024 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 15-06-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
10 | 15-06-2024 (Sábado) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
Ref. 22413_2324_PD A decorrer
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122599/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 29-02-2024
Fim: 09-05-2024
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Formador
Joana Isabel de Paulo Duarte
Destinatários
Professores dos Grupos 230 e 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
A ação de formação tem como principal objetivo introduzir ferramentas da linguagem de programação Python que facilitam o ensino e a aprendizagem da Matemática e para além disso faz parte das aprendizagens essenciais das disciplinas dos 9º e 10 ºanos de escolaridade.
Objetivos
A ação de formação tem como principal objetivo introduzir ferramentas da linguagem de programação Python que facilitam o ensino e a aprendizagem da Matemática. Pretende-se: Descrever o processo de instalação do ambiente Python através da plataforma Anaconda e utilizar alguns dos seus recursos. Conhecer algumas das características e ferramentas da linguagem de programação Python, incluindo os módulos que mais frequentemente são utilizados em Matemática, nomeadamente, Math, Cmath, NumPy, SciPy, Matplotlib e Random. Aplicar as ferramentas da linguagem de programação Python na resolução de problemas de matemática, na representação gráfica de funções e figuras geométricas, na representação de números e no tratamento e representação de dados, através de um conjunto de atividades propostas. Refletir sobre o potencial de utilização da linguagem de programação Python no ensino de diferentes tópicos de Matemática e suas aplicações.
Conteúdos
Instalação do ambiente Python e apresentação geral de funcionamento Conceitos elementares Operações aritméticas Tipos de dados Definição de funções Resolução de exercícios e de aplicações Estruturas de programação Estruturas de decisão e estruturas de repetição Construção de listas e de listas aninhadas Implementação de funções Estruturação de uma implementação em módulos Aplicações na resolução de problemas matemáticos Utilização de módulos de Python Math, Cmath, NumPy, SciPy, Random Representação gráfica de funções Módulo Matplotlib Aplicações na resolução de problemas matemáticos Escrita e leitura de ficheiros Aplicações na resolução de problemas matemáticos Avaliação
Metodologias
Os diferentes tópicos serão lecionados em salas de informática. As aulas decorrem com uma apresentação dos tópicos e exemplos intercalados com atividades/tarefas, propostas aos formandos que, na sua maioria, envolvem áreas da matemática. No fim de cada aula será aberto um período de discussão com cerca de 10 minutos sobre os tópicos da aula e a sua possibilidade de aplicação no ensino/aprendizagem de matemática.
Avaliação
A avaliação na ação de formação será constituída por: Componente de avaliação contínua, com ponderação de 50 % na classificação final. Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula (30%) e nas tarefas propostas nas atividades autónomas (20%). Teste/trabalho final individual, com ponderação de 50 % na classificação final
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-02-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 07-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 14-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 18-04-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 02-05-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 09-05-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |
Ref. 22208_2324_PD A decorrer
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-122618/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 28-02-2024
Fim: 03-04-2024
Regime: e-learning
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor
Destinatários
Professores dos Grupos 530, 540 e 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 530, 540 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 530, 540 e 550.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
Necessidade de formação dos professores dos grupos de docência 530/540/550, que lecionam as áreas da eletrotecnia e automação, tem sido considerada como prioritária pelas escolas associadas com uma forte vertente profissional. Em parceria com a SChneider Electric, a Atualização, aprofundamento de conteúdos relacionados com as tecnologias da deteção, e dos relés programáveis são referidos pelos professores nas necessidades de formação contínua. A relevância da cultura de partilha de saberes, experiências e recursos encarada no seu papel formativo e de ação construtiva e integradora da escola na sociedade, estabelecendo relação com o mundo empresarial, proporcionando o investimento em projetos educativos relacionados com a poupança energética e de preservação do ambiente.
Objetivos
• Atualizar e aprofundar conhecimentos na área da deteção inserida nos sistemas automatizados. • Saber identificar as diferentes tecnologias de um sistema de deteção sabendo assim escolher o que melhor se adapta a uma instalação; • Saber utilizar, escolher e instalar um equipamento de deteção; • Conhecer as características dos produtos existentes; • Desenvolver competências que permitam escolher a melhor solução para uma instalação; • Contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores , bem como para a melhoria das aprendizagens dos alunos
Conteúdos
Apresentação da acção • As funções de deteção num sistema automatizado • As diferentes tecnologias de deteção • Tecnologia dos fins-de-curso • Tecnologia dos detetores de pressão/depressão • A deteção eletrónica • Deteção de proximidade (indutiva e capacitiva) • Detetores fotoelétricos • Detetores ultrasónicos • Primeira abordagem de um sistema automatizado, trabalhando com o Zelio Logic • Avaliação
Metodologias
A ação recorre a metodologias proactivas, utilizando a exposição, o diálogo a demonstração, bem como aplicações práticas
Avaliação
avaliação dos formandos foca a participação nas sessões, bem como a realização de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-02-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 27-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |
5 | 02-04-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 02-04-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 03-04-2024 (Quarta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 03-04-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Online síncrona |
Ref. 17807_2324_PD A decorrer
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-116584/22
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 24-02-2024
Fim: 18-05-2024
Regime: b-learning
Local: Online/Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Formador
Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Enquadramento
O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. Esta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.
Objetivos
Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão. Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar Planear Agir - Rever Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras
Conteúdos
Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA) Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula criação e partilha de recursos Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Bibliografia
DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora.European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education Acesso em 02/02/2022
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos (ações acreditadas junto do CCPFC) 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24 Nota2:Para ser considerada na Dimensão Cientifica Pedagógica aplica-se o Despacho n.º 4840/2023 - Releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-02-2024 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
2 | 07-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 14-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 18-04-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
7 | 09-05-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 18-05-2024 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
Ref. 22515_2324_PD A decorrer
Registo de acreditação: 15_2324_PD
Modalidade: Outro
Duração: 25.0 horas
Início: 17-02-2024
Fim: 04-05-2024
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Formador
Cristina Paula Teixeira Mafra Estrela Azevedo
Destinatários
Educadores de Infância das IPSSs e Técnicos Especializados
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-02-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 17-02-2024 (Sábado) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 22-02-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 29-02-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 14-03-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 21-03-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 04-04-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 11-04-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
9 | 04-05-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
10 | 04-05-2024 (Sábado) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
Ref. 22106_2324_PD A decorrer
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121650
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 30.0 horas
Início: 17-01-2024
Fim: 17-04-2024
Regime: e-learning
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor
Formador
Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida
Destinatários
Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial;.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
AE de Nelas
Enquadramento
O professor de Educação Especial tem uma área de abrangência múltipla, como tem sido recordado (Almeida, 2019). Apesar das orientações que têm sido facultadas (Almeida, 2015, 2019, 2021), subsistem muitas dúvidas sobre o papel do professor de Educação Especial, verificando-se, no terreno, muito frequentemente, que este docente realiza tarefas ou de explicador ou que não o diferenciam de um assistente operacional. É importante recordar que o professor de Educação Especial é dos professores na escola portuguesa com mais formação. Um dos papéis que tem sido objeto de dúvida é o papel de professor especialista no âmbito da implementação prevista na alínea c) do art.º 9.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho: apoio psicopedagógico. A formadora desta ação tem defendido que se trata de uma medida focada nas áreas causais em défice (Almeida 2019, 2021), quer seja movido por um psicólogo, nomeadamente escolar, quer por um pedagogo especializado, como é o caso do professor de Educação Especial. Claramente não se trata de uma intervenção com enfoque em conteúdos curriculares (Almeida, 2021), mesmo que estes sejam áreas causais em défice (ou pré-requisitos em falta). É um trabalho centrado nas áreas causais específicas
Objetivos
OBJETIVOS GERAIS: •Clarificar a especificidade do apoio psicopedagógico ministrado por professor de Educação Especial. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: •Compreender o que se entende por apoio psicopedagógico; •Perceber o conceito de apoio especializado movido por professor de Educação Especial; •Conhecer algumas das problemáticas mais comuns nas escolas portuguesas; •Analisar as áreas causais em défice que podem ser trabalhadas por professor de Educação Especial, no que respeita a algumas das problemáticas mais comuns nas escolas portuguesas; •Perceber como podem essas áreas ser trabalhadas; •Construção de materiais que permitam trabalhar as áreas causais.
Conteúdos
1.APOIO PSICOPEDAGÓGICO: E APOIO ESPECIALIZADO MOVIDO PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO (3h): O conceito de apoio psicopedagógico; O conceito de apoio especializado movido pelo professor de Educação Especial no âmbito do apoio psicopedagógico. 2.PERTURBAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E PERTURBAÇÃO ESPECÍFICA DE LINGUAGEM Breve definição dos conceitos; Áreas causais com maiores implicações na aprendizagem; Início de construção de materiais. 3.PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO E PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO Breve definição dos conceitos; Áreas causais com maiores implicações na aprendizagem; Início de construção de materiais. 4.DISLEXIA, DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA Breve definição dos conceitos; Áreas causais com maiores implicações na aprendizagem; Início de construção de materiais. 5. Conclusão dos trabalhos realizados; Apresentação do portefólio final; Avaliação do trabalho realizado.
Anexo(s)
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 06-02-2024 (Terça-feira) | 18:15 - 21:15 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 21-02-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 29-02-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
7 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 20-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 10-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online assíncrona |
10 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
11 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online assíncrona |
Ref. 21502_2324_PD_T1 A decorrer
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121735/23
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 29-11-2023
Fim: 05-06-2024
Regime: b-learning
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Formador
José da Cunha Couto
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
EduFor
Enquadramento
O modelo de ensino, ainda seguido em alguns contextos educativos, é considerado por muitos como restritivo, com um grande foco em conteúdos programáticos, mas algo desajustado da realidade atual e pouco valorizador das particularidades e competências individuais de cada aluno. Pelo que é possível antever, estudos apontam que a grande parte dos trabalhos no futuro estarão ligados às áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A metodologia STEM pretende promover a aquisição de conhecimentos nestas áreas de uma forma integrada, através de projetos que permitam o aluno tornar-se parte ativa no processo de ensino-aprendizagem. As soluções LEGO® Education para o 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário oferecem as experiências hands-on e envolventes que os alunos precisam para explorar os principais conceitos de STEM e vinculá-los à vida real. Esta formação pretende contribuir para capacitar os docentes para as melhores práticas de trabalho em sala de aula com o conjunto LEGO® Education SPIKE™ Prime, incluindo o seu acompanhamento ao longo do ano letivo. O conjunto LEGO® Education SPIKE™ Prime é uma solução STEM prática que combina os bricks da LEGO® e hardware inteligente com um software de programação fácil de usar em contexto de sala de aula. Concebido com a vertente colaborativa em mente, este conjunto permite aos alunos o desenvolvimento de competências ao nível da engenharia, ciências, matemática, design, programação e pensamento computacional.
Objetivos
Gerais: - Refletir sobre as “Competências necessárias a desenvolver nos alunos do Sec. XXI”; - Desenvolver os valores e as áreas de competências previstas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória”; - Compreender as propostas para o ensino\aprendizagem da LEGO® Education; - Compreender e utilizar o SPIKE™ Prime para no Ensino STEM; Específicos: - Conhecer as vantagens de utilização de métodos “hands-on” e “minds-on” na aprendizagem; - Utilizar a abordagem holística à aprendizagem da LEGO® Education; - Conhecer o software de programação do SPIKE™ Prime; - Enquadrar propostas nas aulas de acordo com a sua relevância curricular; - Integrar o SPIKE™ Prime no contexto STEM; - Utilizar a solução LEGO® Education SPIKE™ Prime na prática letiva; - Preparar e criar atividades letivas utilizando o SPIKE™ Prime.
Conteúdos
Atividades Hands-On com SPIKE™ Prime (3 horas) •Competências para o Sec. XXI •Metodologia dos 5 E’s •Planificação de Aulas •Execução de projetos práticos e análise das formas de aplicação nas atividades letivas Acompanhamento das atividades (10 horas) •Planificação de Aulas •Preparação de atividades •Partilha de experiências •Avaliação da Formação avaliação da formação (2 horas) Metodologias de realização da açã
Metodologias
Presencial: As sessões presenciais são destinadas: à aquisição dos conceitos estruturantes da Lego Education; à realização de atividades práticas (projetos hands on); à reflexão e partilha da aplicabilidade das atividades nas atividades letivas; à planificação de atividades a implementar nas atividades letivas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha Autónomo: Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensinoaprendizagem, tendo por base as Aprendizagens essenciais, o PASEO, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
Ref. 21502_2324_PD_T2 A decorrer
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-121735/23
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 30.0 horas (15.0 horas presenciais + 15.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 29-11-2023
Fim: 05-06-2024
Regime: b-learning
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Formador
José da Cunha Couto
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
EduFor
Enquadramento
O modelo de ensino, ainda seguido em alguns contextos educativos, é considerado por muitos como restritivo, com um grande foco em conteúdos programáticos, mas algo desajustado da realidade atual e pouco valorizador das particularidades e competências individuais de cada aluno. Pelo que é possível antever, estudos apontam que a grande parte dos trabalhos no futuro estarão ligados às áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A metodologia STEM pretende promover a aquisição de conhecimentos nestas áreas de uma forma integrada, através de projetos que permitam o aluno tornar-se parte ativa no processo de ensino-aprendizagem. As soluções LEGO® Education para o 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário oferecem as experiências hands-on e envolventes que os alunos precisam para explorar os principais conceitos de STEM e vinculá-los à vida real. Esta formação pretende contribuir para capacitar os docentes para as melhores práticas de trabalho em sala de aula com o conjunto LEGO® Education SPIKE™ Prime, incluindo o seu acompanhamento ao longo do ano letivo. O conjunto LEGO® Education SPIKE™ Prime é uma solução STEM prática que combina os bricks da LEGO® e hardware inteligente com um software de programação fácil de usar em contexto de sala de aula. Concebido com a vertente colaborativa em mente, este conjunto permite aos alunos o desenvolvimento de competências ao nível da engenharia, ciências, matemática, design, programação e pensamento computacional.
Objetivos
Gerais: - Refletir sobre as “Competências necessárias a desenvolver nos alunos do Sec. XXI”; - Desenvolver os valores e as áreas de competências previstas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória”; - Compreender as propostas para o ensino\aprendizagem da LEGO® Education; - Compreender e utilizar o SPIKE™ Prime para no Ensino STEM; Específicos: - Conhecer as vantagens de utilização de métodos “hands-on” e “minds-on” na aprendizagem; - Utilizar a abordagem holística à aprendizagem da LEGO® Education; - Conhecer o software de programação do SPIKE™ Prime; - Enquadrar propostas nas aulas de acordo com a sua relevância curricular; - Integrar o SPIKE™ Prime no contexto STEM; - Utilizar a solução LEGO® Education SPIKE™ Prime na prática letiva; - Preparar e criar atividades letivas utilizando o SPIKE™ Prime.
Conteúdos
Atividades Hands-On com SPIKE™ Prime (3 horas) •Competências para o Sec. XXI •Metodologia dos 5 E’s •Planificação de Aulas •Execução de projetos práticos e análise das formas de aplicação nas atividades letivas Acompanhamento das atividades (10 horas) •Planificação de Aulas •Preparação de atividades •Partilha de experiências •Avaliação da Formação avaliação da formação (2 horas) Metodologias de realização da açã
Metodologias
Presencial: As sessões presenciais são destinadas: à aquisição dos conceitos estruturantes da Lego Education; à realização de atividades práticas (projetos hands on); à reflexão e partilha da aplicabilidade das atividades nas atividades letivas; à planificação de atividades a implementar nas atividades letivas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha Autónomo: Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensinoaprendizagem, tendo por base as Aprendizagens essenciais, o PASEO, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 05-06-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |
Ref. 23016_ACD_2324 Em avaliação
Registo de acreditação: 16_ACD_2324
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 6.0 horas
Início: 09-03-2024
Fim: 09-03-2024
Regime: Presencial
Local: Cineteatro do Sátão
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Objetivos
Proporcionar aos docentes conhecimentos e ferramentas conceptuais que poderão permitir um melhor conhecimento dos processos de pensamento e de aprendizagem e promover melhores estratégias de comunicação. Desenvolver formação assente numa lógica de reflexão e de procura de respostas adequadas às exigências da escola e do mundo atual. Criar oportunidades de reflexão sobre mudanças sustentáveis no nosso sistema de ensino e no quotidiano das escolas. Prover a partilha de ideias, práticas e reflexões, coordenada por conferencistas de mérito, reconhecimento e excelência. Aprofundar o serviço como dimensão essencial ao sentido e ao propósito profissional e existencial. Aumentar a consciência da responsabilidade individual na transformação dos contextos de intervenção. Aumentar o compromisso com a superação de desafios e obstáculos pessoais, identificando aprendizagens consequentes. Reforçar a capacidade de resposta educativa tendo em vista a inclusão e o envolvimento comunitário. Identificar as forças, fragilidades, ameaças e oportunidades da comunicação em contextos de complexidade. Promover a educação para a cidadania, baseada numa ética do cuidado. Promover e aprofundar o conhecimento prático em torno da comunicação como fator crítico de sucesso. Promover uma cultura de gestão e resolução de conflitos estimulada pela capacidade de construir pontes
Anexo(s)
Observações
Dinamizadoras: Cristina Costa Lobo Dulce Lopes Cláudia Duarte Critérios gerais de seleção: Prioridade 1- Docentes de todos os níveis de ensino a exercer funções no Agrupamento de Escolas de Sátão Prioridade 2 - Docentes de todos os níveis de ensino a exercer funções nas outras escolas associadas ao EDUFOR Prioridade 3 - Docentes de todos os níveis de ensino a exercer funções em escolas fora da área de abrangência do EDUFOR Dentro de cada prioridade os formandos serão ordenados por ordem de inscrição
Ref. 22915_ACD_2324 Em avaliação
Registo de acreditação: 15_ACD_2324
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 4.0 horas
Início: 06-03-2024
Fim: 06-03-2024
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde
Formador
Isabel Catarina Martins
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Enquadramento
Apesar de vários modelos teóricos e várias definições encontradas, as funções executivas (FE) podem definirse, de forma consensual, como um conjunto de habilidades cognitivas associadas ao desenvolvimento do córtex frontal. São responsáveis por processos de controlo de comportamentos e emoções muito diretamente implicadas na aprendizagem. São frequentemente referidas em informações clínicas ou psicológicas e nem sempre compreendidas por quem as recebe e tem por missão ajudar a aprender. As FE desenvolvem-se primeira infância e na adolescência. A investigação recente aponta para a continuidadedo seu desenvolvimento até aos 22 anos (aproximadamente). Integram a memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controlo inibitório (que inclui autocontrolo). As FE São recrutadas quando os processos mentais não são automáticos e há um apelo à intencionalidade e atenção, nomeadamente na aprendizagem. O bom desempenho em tarefas que dependem de FE é fator preditor do desenvolvimento bem-sucedido de habilidades académicas e aprendizagem geral, bem como das competências social e emocional. Compreender como se organizam as FE e que estratégias podemos desenvolver em sala de aula para facilitar o seu desenvolvimento é fundamental na capacitação de docentes e outros agentes educativos. Nesta ação pretende-se explicar o que são, como se desenvolvem, quais as implicações na aprendizagem e que estratégias podemos usar na sua facilitação e otimização em contextos educacionais.
Observações
Critérios gerais de seleção: Prioridade 1- Docentes de todos os níveis de ensino a exercer funções nas Escolas Associadas ao EDUFOR Prioridade 2 - Docentes de todos os níveis de ensino a exercer funções em escolas fora da área de abrangência do EDUFOR Dentro de cada prioridade os formandos serão ordenados por ordem de inscrição
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
Ref. 23117A_ACD_2324 Em avaliação
Registo de acreditação: 17A_ACD_2324
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 02-03-2024
Fim: 02-03-2024
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Frei Rosa Viterbo - Sátão
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Agrupamento de Escolas de Sátão/CFAE EduFor
Objetivos
Tomar consciência da importância da qualidade relacional para o bom funcionamento de uma organização, nomeadamente para a sua cultura colaborativa. Reconhecer os défices relacionais mais frequentes e como os ultrapassar. Identificar os cinco atos relacionais essenciais (Pedir, Oferecer, Estabelecer acordos, Escutar e Reconhecer) e como os potenciar. Desenvolver a capacidade de gerir e resolver conflitos através da regeneração relacional.
Conteúdos
Como construir melhores relações ? Os cinco atos relacionais. Pedir, Oferecer e Estabelecer acordos. Dinâmica de grupos. A importância de Escutar e Reconhecer. Como gerir conflitos? A estratégia de regeneração relacional (ERR). Exercícios de aplicação prática da ERR.
Observações
Dinamizador: Rui Manuel Pereira Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-03-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
Ref. 23317B_ACD_2324 Em avaliação
Registo de acreditação: 17B_ACD_2324
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 02-03-2024
Fim: 02-03-2024
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária Frei Rosa Viterbo - Sátão
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Agrupamento de Escolas de Sátão/CFAE EduFor
Objetivos
Tomar consciência da importância da qualidade relacional para o bom funcionamento de uma organização, nomeadamente para a sua cultura colaborativa. Reconhecer os défices relacionais mais frequentes e como os ultrapassar. Identificar os cinco atos relacionais essenciais (Pedir, Oferecer, Estabelecer acordos, Escutar e Reconhecer) e como os potenciar. Desenvolver a capacidade de gerir e resolver conflitos através da regeneração relacional.
Conteúdos
Como construir melhores relações ? Os cinco atos relacionais. Pedir, Oferecer e Estabelecer acordos. Dinâmica de grupos. A importância de Escutar e Reconhecer. Como gerir conflitos? A estratégia de regeneração relacional (ERR). Exercícios de aplicação prática da ERR.
Observações
Dinamizador: Rui Manuel Pereira Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-03-2024 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
Ref. 22814_ACD_2324 Em avaliação
Registo de acreditação: 14_ACD_2324
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 20-02-2024
Fim: 20-02-2024
Regime: e-learning
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor
Formador
Ana Mafalda Melo e Silva de Almeida Ribeiro
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Observações
PROGRAMA 17h00 – Boas-vindas 17h15 – Vídeo de apresentação do Projeto 17h30 – Apresentação do projeto para o ano letivo 23/24 18h00 – Brincar e aprender ao ar livre - Carlos Neto 18h45– O território como espaço de aprendizagem - Adelino Calado 19h30 às 20h00 – Debate e conclusões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-02-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
Ref. 22713_ACD_2324 Em avaliação
Registo de acreditação: 13_ACD_2324
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 19-02-2024
Fim: 19-02-2024
Regime: e-learning
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor
Formador
Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especializados
Releva
Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Objetivos
• Sinais de alerta na Discalculia. • Tipologia da Discalculia. • Abordar a utilização de materiais estruturados especialmente indicados para o ensino da matemática nos primeiros anos. • Apoiar o professor na sala de aula de forma a garantir que o processo de aprendizagem dos alunos com Discalculia otimiza potencial de cada aluno. • Levar o professor a conhecer as dificuldades que os alunos com Discalculia enfrentam nas diversas disciplinas. • Áreas gerais a serem trabalhadas em apoios que tenham como objetivo melhorar
Conteúdos
• Características associadas à Discalculia. • Áreas em défice na Discalculia, implicações nas diversas disciplinas da escola e como trabalhá-las. • Materiais estruturados especialmente indicados para o ensino da matemática nos primeiros anos. • O que é a sala de aula amiga da Discalculia.
Metodologias
Método expositivo com lugar a discussão orientada e práticas. Debate de casos práticos
Observações
Dinamizadora: Susana Mateus Critérios gerais de seleção: Prioridade 1- Docentes de todos os níveis de ensino e técnicos especializados do Agrupamento de Escolas de Nelas Prioridade 2 - Docentes de todos os níveis de ensino e técnicos especializados das outras escolas da área de abrangência do EDUFOR; Prioridade 3 – Docentes de todos os níveis de ensino e técnicos especializados que não se enquadram na 1ª e 2ª prioridades; Dentro de cada prioridade os formandos serão ordenados por ordem de inscrição
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-02-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |