365

Materiais de Aprendizagem de PLNM turma 21_ACD_2324

Destinatários

Docentes dos grupos 110, 200, 210, 220 e 300

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Espera-se que no final desta ação, o professor: 1. Aplique os princípios de análise de materiais de PLNM com base em conhecimentos teóricos acerca dos processos de aquisição de vocabulário, gramática e padrões fonológicos de uma L2, bem como do desenvolvimento da fluência de leitura e da escrita. 2. Reconheça o que diferencia recursos com finalidade de treino de recursos com finalidade de avaliação (de diagnóstico, intermédia e final). 3. Adote mecanismos de calibragem do grau de dificuldade dos materiais em função da faixa etária e nível de proficiência dos aprendentes.

Conteúdos

1. Considerações teórico-práticas: a) abordagem comunicativa e trabalho linguístico contextualizado vs. abordagem gramatical e papel da memória declarativa; b) operações inferenciais e logico-semânticas (causa-consequência; avaliação-justificação; síntese-expansão; generalização-exemplificação); c) seleção de temas: universalidade e conhecimento do mundo; d) materiais de treino vs. instrumentos de avaliação qualitativa e quantitativa. 2. Critérios de seleção de input oral e escrito: a) extensão do texto; b) extensão das frases; c) tipos estruturais de frase (ausência ou presença de subordinação e outras estruturas encaixadas; ordem direta ou marcada dos constituintes; topicalização; presença ou ausência de construções passivas; preponderância ou não de explicitação do sujeito oracional; presença ou ausência de clivagem); d) velocidade e dicção (texto oral); e) nível de frequência do vocabulário; f) universalidade de temas contemplados; g) promoção da interculturalidade. 3. Princípios fundamentais inerentes a um material válido: a) não ambiguidade; b) não repetição de lexemas para os itens e de item para item (função do recurso à sinonímia e perífrase); c) plausibilidade dos distratores; d) constância na dimensão dos itens; e) regulação dos valores pragmáticos. 4. Exemplificação e análise crítica da aplicação dos critérios e princípios acima elencados: a) materiais da Ciberescola; b) materiais do Cibercursos; c) materiais de manuais editados em papel (Lidel e Porto Editora)

Metodologias

A ação apresenta com um peso equitativo de número de horas de carácter teórico e de carácter prático. O curso prevê: (i) a avaliação crítica de materiais de avaliação em PLNM disponíveis; (ii) a consecução faseada de tarefas conducentes à criação e análise de materiais pedagógicos de ensino-aprendizagem de PLNM. Optou-se pela modalidade E-learning por esta trazer benefícios para os formandos, tendo em conta: (i) Que muitos dos materiais em análise são multimédia, interativos e disponíveis online; (ii) a possibilidade de mais formandos poderem integrar a formação.

Formador

Ana Cristina de Sousa Martins

Início: 28-05-2024
Fim: 31-05-2024
Acreditação: 21_ACD_2324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor

INSCREVER-ME