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O apoio psicopedagógico da responsabilidade do Professor de Educação Especial: construção de materiais para a intervenção centrada em áreas casuais turma 06_2324_PD

Apresentação

O professor de Educação Especial tem uma área de abrangência múltipla, como tem sido recordado (Almeida, 2019). Apesar das orientações que têm sido facultadas (Almeida, 2015, 2019, 2021), subsistem muitas dúvidas sobre o papel do professor de Educação Especial, verificando-se, no terreno, muito frequentemente, que este docente realiza tarefas ou de explicador ou que não o diferenciam de um assistente operacional. É importante recordar que o professor de Educação Especial é dos professores na escola portuguesa com mais formação. Um dos papéis que tem sido objeto de dúvida é o papel de professor especialista no âmbito da implementação prevista na alínea c) do art.º 9.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho: apoio psicopedagógico. A formadora desta ação tem defendido que se trata de uma medida focada nas áreas causais em défice (Almeida 2019, 2021), quer seja movido por um psicólogo, nomeadamente escolar, quer por um pedagogo especializado, como é o caso do professor de Educação Especial. Claramente não se trata de uma intervenção com enfoque em conteúdos curriculares (Almeida, 2021), mesmo que estes sejam áreas causais em défice (ou pré-requisitos em falta). É um trabalho centrado nas áreas causais específicas

Destinatários

Professores da Educação Especial (grupo 910)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial (grupo 910). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores da Educação Especial (grupo 910).

Objetivos

OBJETIVOS GERAIS: •Clarificar a especificidade do apoio psicopedagógico ministrado por professor de Educação Especial. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: •Compreender o que se entende por apoio psicopedagógico; •Perceber o conceito de apoio especializado movido por professor de Educação Especial; •Conhecer algumas das problemáticas mais comuns nas escolas portuguesas; •Analisar as áreas causais em défice que podem ser trabalhadas por professor de Educação Especial, no que respeita a algumas das problemáticas mais comuns nas escolas portuguesas; •Perceber como podem essas áreas ser trabalhadas; •Construção de materiais que permitam trabalhar as áreas causais.

Conteúdos

1.APOIO PSICOPEDAGÓGICO: E APOIO ESPECIALIZADO MOVIDO PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ÂMBITO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO (3h): O conceito de apoio psicopedagógico; O conceito de apoio especializado movido pelo professor de Educação Especial no âmbito do apoio psicopedagógico. 2.PERTURBAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E PERTURBAÇÃO ESPECÍFICA DE LINGUAGEM Breve definição dos conceitos; Áreas causais com maiores implicações na aprendizagem; Início de construção de materiais. 3.PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO E PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO Breve definição dos conceitos; Áreas causais com maiores implicações na aprendizagem; Início de construção de materiais. 4.DISLEXIA, DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA Breve definição dos conceitos; Áreas causais com maiores implicações na aprendizagem; Início de construção de materiais. 5. Conclusão dos trabalhos realizados; Apresentação do portefólio final; Avaliação do trabalho realizado.

Anexo(s)

Registo de acreditacao

Formador

Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-01-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 31-01-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 06-02-2024 (Terça-feira) 18:15 - 21:15 3:00 Online síncrona
4 21-02-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
5 29-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 06-03-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
7 13-03-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
8 20-03-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:30 2:30 Online síncrona
9 27-03-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
10 17-04-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
11 08-05-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
Início: 17-01-2024
Fim: 08-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121650/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 30 h
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor