
Monitorizar os progressos dos alunos com provas baseadas no currículo turma 04_2425_CCPFC
Apresentação
Um dos princípios subjacentes à abordagem multinível, opção teórica e metodológica adotada nos normativos vigentes que regulamentam a escola inclusiva, é a estruturação dos processos de tomada de decisão em função de dados, pelo que a organização de procedimentos sistemáticos de monitorização é absolutamente incontornável na concretização de uma escola inclusiva. Os resultados de monitorização e de avaliação integram, necessariamente, os processos de tomada de decisão. As decisões devem sustentar-se, simultaneamente, em dados acerca dos alunos, da escola e da comunidade e em conhecimento científico relevante para a situação e decisão em questão. Sem uma avaliação tecnicamente sólida, que forneça informações precisas e significativas, o professor não consegue com o rigor necessário determinar as necessidades imediatas dos alunos e adequar a instrução/intervenção para atender a essas necessidades de forma eficaz. A estreita ligação entre a avaliação e a intervenção está na base do processo de tomada de decisões suportada em dados; este, refere-se ao processo contínuo que o professor desenvolve com vista a recolher e analisar diferentes tipos de dados para sustentar decisões pedagógicas que contribuem para melhoria do processo educativo. É esta relação que impulsiona a tomada de decisão informada do professor. Com ferramentas de avaliação corretas e orientações sobre como usá-las, os professores podem tomar decisões mais sustentadas, isto é, baseadas em dados sobre (i) quem precisa de intervenção, (ii) quando fazer mudanças instrucionais e (iii) quais as áreas a privilegiar.
Destinatários
Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 230 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220, 230 e 910. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
. Com esta formação pretende-se que os professores sejam capazes de: 1. Perspetivar analiticamente o Modelo de Resposta à Intervenção como um modelo educativo compreensivo e sistémico que visa o sucesso de todos os alunos; 2. Compreender a importância da implementação de processos de monitorização dos progressos dos alunos enquanto princípio, caraterística e condição da abordagem multinível; 3. Conhecer as caraterísticas da avaliação com base no currículo e mobilizar ferramentas para a construção de provas CBM, sua aplicação e cotação; 4. Dominar as competências necessárias para estabelecer um sistema de monitorização de progresso eficaz.
Conteúdos
1. O Modelo de Resposta à Intervenção: 1. Pressupostos 2. Componentes i. Abordagem multinível i. Rastreio universal i. Monitorização dos progressos i. Tomada de decisão baseada em dados 2. Monitorização dos progressos dos alunos a. Pressupostos b. Abordagens para a definição de objetivos e de baselines i. Standards ii. Taxas de crescimento iii. Perfil intra-individual c. Gráficos de monitorização do progresso: procedimentos e normas d. Estratégias para avaliar a responsividade do aluno à intervenção 3. Provas de avaliação com base no currículo a) História b) Caraterísticas c) Competências alvo de monitorização d) Normas i. Conceção ii. Aplicação iii. Cotação
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos e o nível e qualidade da sua participação no trabalho colaborativo, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.
Bibliografia
Hosp, Michelle K. The ABCs Of CBM : a Practical Guide to Curriculum-Based Measurement. New York :Guilford Press, 2007.DENO, S. L. et al. Basic academic skill samples: instructions for administration and skill samples. Minnesota: U.S. Department of Education Grant, 1989DENO, S. L. et al. Using curriculum-based measurement to establish growth standards for students with learning disabilities. School Psychology Review, v. 30, n. 4, p. 507-524, 2001.DENO, S. L. et al. Developing a school-wide progress-monitoring system. Psychology in the Schools, v. 46, n. 1, p. 44-55, 2009.FUCHS, L. S.; FUCHS, D. The role of assessment within the RTI framework. In: FUCHS, D. et al. (Ed.). Response to intervention: a framework for reading educators. Newark: International Reading Association, 2008. p. 27-49.
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar no Agrupamento de Escolas de Mangualde 2. Docentes a lecionar nas outras Escolas Associadas ao EduFor 3. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro de cada prioridade os docentes são ordenados: 1.2 Ordem de inscrição
Formador
Paula Raquel Figueiredo Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
2 | 20-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
3 | 27-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 03-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 24-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-04-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
9 | 26-04-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |