352

Aplicações da Matemática com a Linguagem de Programação Python turma 13_2324_PD

Apresentação

A ação de formação tem como principal objetivo introduzir ferramentas da linguagem de programação Python que facilitam o ensino e a aprendizagem da Matemática e para além disso faz parte das aprendizagens essenciais das disciplinas dos 9º e 10 ºanos de escolaridade.

Destinatários

Professores dos Grupos 230 e 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 230 e 500.

Objetivos

A ação de formação tem como principal objetivo introduzir ferramentas da linguagem de programação Python que facilitam o ensino e a aprendizagem da Matemática. Pretende-se: Descrever o processo de instalação do ambiente Python através da plataforma Anaconda e utilizar alguns dos seus recursos. Conhecer algumas das características e ferramentas da linguagem de programação Python, incluindo os módulos que mais frequentemente são utilizados em Matemática, nomeadamente, Math, Cmath, NumPy, SciPy, Matplotlib e Random. Aplicar as ferramentas da linguagem de programação Python na resolução de problemas de matemática, na representação gráfica de funções e figuras geométricas, na representação de números e no tratamento e representação de dados, através de um conjunto de atividades propostas. Refletir sobre o potencial de utilização da linguagem de programação Python no ensino de diferentes tópicos de Matemática e suas aplicações.

Conteúdos

Instalação do ambiente Python e apresentação geral de funcionamento Conceitos elementares Operações aritméticas Tipos de dados Definição de funções Resolução de exercícios e de aplicações Estruturas de programação Estruturas de decisão e estruturas de repetição Construção de listas e de listas aninhadas Implementação de funções Estruturação de uma implementação em módulos Aplicações na resolução de problemas matemáticos Utilização de módulos de Python Math, Cmath, NumPy, SciPy, Random Representação gráfica de funções Módulo Matplotlib Aplicações na resolução de problemas matemáticos Escrita e leitura de ficheiros Aplicações na resolução de problemas matemáticos Avaliação

Metodologias

Os diferentes tópicos serão lecionados em salas de informática. As aulas decorrem com uma apresentação dos tópicos e exemplos intercalados com atividades/tarefas, propostas aos formandos que, na sua maioria, envolvem áreas da matemática. No fim de cada aula será aberto um período de discussão com cerca de 10 minutos sobre os tópicos da aula e a sua possibilidade de aplicação no ensino/aprendizagem de matemática.

Avaliação

A avaliação na ação de formação será constituída por: Componente de avaliação contínua, com ponderação de 50 % na classificação final. Em cada sessão é atribuída uma classificação de 1 a 10 valores a cada formando, de acordo com a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula (30%) e nas tarefas propostas nas atividades autónomas (20%). Teste/trabalho final individual, com ponderação de 50 % na classificação final

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24

Formador

Joana Isabel de Paulo Duarte

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-02-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 07-03-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 14-03-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 21-03-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 11-04-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 02-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 16-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 23-05-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
Início: 29-02-2024
Fim: 23-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122599/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: na Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde