Planificar com base nos princípios do DUA turma 02_PD_CCPFC_222
Apresentação
Definindo-se como um modelo estruturante e orientador na construção de ambientes de aprendizagem acessíveis e efetivos para todos os alunos, o Desenho Universal para a Aprendizagem constitui uma ferramenta essencial no planeamento e ação educativa. A estrutura conceptual do DUA apresenta não só oportunidades inovadoras na promoção da inclusão, mas também pode servir de veículo para promover o trabalho colaborativo entre os docentes. Reconhecer a necessidade de criar oportunidades para que todos os alunos possam ser incluídos no currículo comum e em atividades realizadas no ensino regular, implica desenvolver práticas que permitam múltiplos meios de envolvimento, de representação e de ação e expressão. É neste contexto que emergem necessidades comuns de formação e a busca conjunta de soluções para responder à diversidade e às altas expetativas de aprendizagem que cada vez marcam as nossas turmas. Com efeito, a implementação do DUA pressupõe que os professores demonstrem flexibilidade: na forma como envolvem e motivam os alunos nas situações de aprendizagem; no modo como apresentam a informação; na forma como avaliam os alunos. Com base no exposto, considera-se que a formação de docentes nesta área constitui uma peça essencial para garantir o sucesso de práticas inovadoras a empreender pelas escolas relacionadas com o enquadramento legislativo da educação inclusiva. A opção pela modalidade de formação em projeto apresentou-se como uma mais-valia, não só pelo alto nível de implicação dos formandos, mas essencialmente porque revela uma oportunidade de aprendizagem coletiva e colaborativa, focada em resultados.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo e Professores da Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo e Professores da Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo e Professores da Educação Especial.
Objetivos
Objetivos a atingir: 1. Conhecer os princípios e conceitos subjacentes ao DUA, organizando-os num quadro conceptual; 2. Saber identificar barreiras à aprendizagem; 3. Organizar, sintetizar e desenvolver práticas eficazes, existentes ou inovadoras; 4. Conhecer e aplicar estratégias para a operacionalização dos princípios básicos do DUA; 5. Conceber planificações de unidades curriculares com base nos princípios do DUA, mobilizando a ferramenta The UDL Guidelines proposta pela CAST; 6. Refletir sobre a implementação do DUA na sala de aula nas suas três vertentes, seguindo questões orientadoras; 7. Analisar as vantagens e os efeitos deste modelo de diferenciação pedagógica na aprendizagem dos alunos; 8. Organizar um e-portfolio que traduza todo o trabalho produzido (compilação de estratégias de operacionalização dos princípios do DUA; planificações; suportes de aprendizagem inclusivos e respetivas reflexões); 9. Partilhar o trabalho desenvolvido, os produtos concebidos e/ou adaptados e as experiências vivenciadas com a comunidade educativa.
Conteúdos
1. Origem, conceitos e fundamentos teóricos do DUA e suas implicações na prática educativa; 2. Princípios do DUA: múltiplos meios de envolvimento; múltiplos meios de representação; múltiplos meios de ação e de expressão; 3. O DUA e as Guidelines; 4. Diferenciação pedagógica e suas implicações para a aplicação do DUA. 5. Adequação/conceção de suportes de aprendizagem assente em objetivos, métodos, materiais e avaliações flexíveis; 6. Questões-chave a ter em consideração quando se planifica com base nos princípios do DUA; 7. O DUA e os alunos com necessidades educativas específicas; 8. Pistas para a planificação de experiências de aprendizagem flexíveis.
Metodologias
. Valorizar e promover uma atitude reflexiva sobre as práticas pedagógicas, assentes em relatos do trabalho intermédio realizado, na discussão de metodologias no âmbito da planificação de unidades curriculares com base no DUA e no acerto de mecanismos de desenvolvimento futuro. 2. Desenvolver abordagens teóricas referentes aos conteúdos anteriormente especificados, com recurso a material atual e adequado, promovendo-se a consulta, reflexão e debate em torno das temáticas; 3. Privilegiar o trabalho colaborativo e prático, centrado na modalidade de trabalho de grupo e tendo em conta o nível de ensino em que lecionam os formandos. Envolverá a aplicação, a monitorização e avaliação dos recursos (planificações/suportes de aprendizagem inclusivos) concebidos e/ou adaptados. Aplicar em contexto prático, em processo educativo.
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos e o nível e qualidade da sua participação no trabalho colaborativo, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.
Bibliografia
CAST (2018). Universal Design for Learning Guidelines version 2.2. Retrieved from http://udlguidelines.cast.org CAST (2020). Key questions to consider when planning lessons. Wakefield, MA: Author. (Reprinted from Universal design for learning: theory and practice, by Meyer, A., Rose, D.H., & Gordon, D., 2014, Author). Retrieved from CAST (2020). UDL Tips for Designing Learning Experiences. Wakefield, MA: Author. Retrieved from http://www.cast.org/publications/2020/udl-tips-designing-learning-experiences Coyne P, Pisha B, Dalton B, Zeph LA, Smith NC. Literacy by Design: A Universal Design for Learning Approach for Students With Significant Intellectual Disabilities. Remedial and Special Education. 2012;33(3):162-172. Hall, T., Vue, G., Strangman, N., & Meyer, A. (2003). Differentiated instruction and implications for UDL implementation. Wakefield, MA: National Center on Accessing the General Curriculum. (Links updated 2014). Retrieved from http://www.cast.org/products-services/resources/2003/ncac-differentiated-instruction-udl
Formador
Paula Raquel Figueiredo Costa
Cristina Paula Teixeira Mafra Estrela Azevedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-10-2022 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
2 | 27-10-2022 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
3 | 10-11-2022 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
4 | 24-11-2022 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
5 | 15-12-2022 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
6 | 12-01-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
7 | 26-01-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
8 | 09-02-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
9 | 23-02-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
10 | 01-03-2023 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Presencial |
11 | 23-03-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
12 | 20-04-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
13 | 18-05-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
14 | 25-05-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
15 | 01-06-2023 (Quinta-feira) | 16:15 - 18:45 | 2:30 | Presencial |
16 | 03-06-2023 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |
17 | 03-06-2023 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |