A Biblioteca Escolar como parceira da Transição Digital turma 4A_2223_POCH

Apresentação

Numa Escola marcada por um forte cariz tecnológico em que os ambientes digitais propiciam novos ambientes de aprendizagem, partilha de recursos e construção coletiva do conhecimento, urge a necessidade de promover competências que respondam a este desafio tecnológico, sendo a biblioteca escolar um natural parceiro. Sendo a literacia digital uma competência transversal, assume especial relevo no plano de ação da biblioteca escolar, em particular no seu papel de suporte às aprendizagens. Este curso procurará capacitar os docentes para o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras, tecnologias e recursos digitais, num trabalho articulado com a biblioteca escolar, desenvolvendo nos alunos o pensamento crítico e criativo e desafiando-os para a utilização do digital como consumidores e produtores de informação.

Destinatários

Educadores de infância e professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de infância e professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre o conceito de Web 2.0 e as suas implicações nas mudanças que se têm registado nos sistemas de acesso, de produção e deconsumo da informação, enquadrando-os nas novas exigências e nos novos desafios da educação. - Perspetivar o trabalho dos docentes, em articulação com a biblioteca escolar, com recurso à integração dos ambientes digitais, de forma a criar edesenvolver novas aprendizagens e novos espaços de aprendizagem reais ou virtuais. - Divulgar recursos digitais inovadores e promover a sua utilização em contexto de sala de aula; - Potenciar a inovação e desenvolvimento profissional dos docentes, assim como a utilização de novas ferramentas e recursos pedagógicos deforma a criar novos ambientes de aprendizagem coletiva.

Conteúdos

1. A WEB 2.0 e a Biblioteca 2.0 (2 horas) 1.1. Definição de conceitos - Ferramentas Web 2.0 e suas potencialidades como instrumento para a criação de ambientes de aprendizagem e de partilha interativa, com aplicação prática em contexto do trabalho da biblioteca e da sala de aula. 2. Exploração didática de ferramentas, apps e plataformas educativas. Construção de atividades de aprendizagem com recurso a dispositivos da Web 2.0 em aplicação direta com o ambiente de sala de aula. Possibilidades de articulação da biblioteca com o currículo e com o trabalho dos professores. 2.1. Curadoria de conteúdos (2 horas); 2.2. Organização e divulgação de informação/conteúdos (3 horas); 2.3. Criação de cartazes, posters, frisos cronológicos (3 horas); 2.4. Criação de formulários/questionários (3 horas); 2.5. Jogos na educação (4 horas); 2.6. Criação de vídeos (4 horas); 2.7. Organização de debates/votação (2 horas). 3. Reflexão e sistematização das aprendizagens realizadas. Apresentação dos trabalhos dos formandos. Avaliação. (2 horas).

Metodologias

Este curso de formação terá a duração de 25 horas. Será organizado e desenvolvido no formato e-learning com apresentação teórico-prática em atividades práticas e fóruns de discussão. Destina-se a professores bibliotecários e professores das equipas das bibliotecas escolares. O formador tem o papel de promotor e facilitador da reflexão sobre as questões atuais das bibliotecas escolares, visando o seu desenvolvimento alicerçado em critérios de eficácia e qualidade. Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas integradoras de carácter prático, em ligação com os contextos de cada escola/sala de aula. Para esta formação vai ser utilizado um Sistema de Gestão da Aprendizagem - Learning Management System (LMS) do Centro de Formação EduFor - adequado à formação a distância que inclui sistemas de comunicação síncronos e assíncronos.

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020, Outubro). Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027): reconfigurar a educação e a formação para a era digital. [comunicação eletrónica]. Disponível em https://ec.europa.eu/education/education-in-the-eu/digital-education-action-plan_pt [Consultado em 20.11.2020] Horta, M. J. (2020, Outubro) Programa de digitalização para as Escolas: capacitação dos docentes. Noesis: Notícias da Educação, 49. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/boletim/boletim_dge_n49_apoio_as_escola [Consultado em 12.11.2020] Portugal2020 (2020, Abril 21). Plano de Ação para a Transição Digital aprovado [comunicação eletrónica]. Disponível em https://www.portugal2020.pt/content/plano-de-acao-para-transicao-digital-aprovado [Consultado em 24.05.2020] República Portuguesa: XXII Governo (2020, Março 5). Apresentação do Plano de Ação para a Transição Digital [comunicação eletrónica]. Disponível em https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/documento?i=apresentacao-do-plano-de-acao-para-a-transicao-digital [Consultado em 17.03.2020]

Observações

Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades 1) Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor 2) Docentes a lecionar em Escolas não Associadas ao EduFor Salvaguarda-se a possibilidade de serem indicados formandos pelo Órgão de Gestão das Escolas Associadas, bem como a possibilidade de se poder reorganizar a distribuição do número de turmas, de acordo com as necessidades de formação. Dentro da prioridade 1, os candidatos são ordenados por: • Necessidade de horas para Avaliação de Desempenho / Progressão na Carreira, até final do ano letivo de 2022/2023. • Ordem de inscrição. Dentro da prioridade 2, os candidatos são ordenados por ordem de inscrição. NOTA: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Formador

Maria Alcina Rodrigues Correia

José da Cunha Couto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-04-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 24-04-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 26-04-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 03-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 10-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 17-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 22-05-2023 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 24-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Início: 19-04-2023
Fim: 24-05-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-111225/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Online através da palataforma moodle do EduFor