Espaço Maker – Um Ambiente para Dinâmicas Inov@doras turma 5B_2223_POCH

Apresentação

A Escola atual torna obrigatória a necessidade de repensar o processo de ensino e de aprendizagem, provocando, por isso, adaptações na forma como se ensina, com o objetivo central de ajudar os alunos a aprender melhor, no sentido de se atingir o preconizado no Perfil dos Alunos à Saída de Escolaridade Obrigatória (PASEO). Em 2012 a Comissão Europeia, através da European Schoolnet, inaugurou em Bruxelas o “Future Classroom Lab”, um ambiente educativo inovador que serviu de inspiração para em 2016 o EduFor inaugurar em Mangualde o EduFor Innov@tive Classrom Lab que tem desafiado os utilizadores a repensar o papel da pedagogia, do design e da tecnologia nas suas salas de aula, tendo dado origem a vários espaços análogos nas escolas associadas, e não só. Mais recentemente, a European Schoolnet começou a explorar os Makerspaces e, especialmente, a relação dos Espaços Maker e dos seus equipamentos com a implementação de projetos transdisciplinares, com a educação STEM e com o desenvolvimento das competências previstas no PASEO. Makerspaces, são espaços privilegiados para a prática de trabalho cooperativo, colaborativo e criativo. Nestes espaços, os alunos podem, com mais ou menos suporte e com crescente autonomia, selecionar e utilizar uma variedade de ferramentas e equipamentos, bem como trabalhar com uma diversidade de materiais desde papel a argila ou tecidos, componentes digitais, kits para construção de robôs programáveis, de modo apoderem criar objetos e completar projetos diferentes. Assim, esta ação de formação surge no plano de atividades do EduFor como uma sequência natural do trabalho que vimos a desenvolver no âmbito da inovação pedagógica e que procura agora integrar os espaços maker nas escolas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Potenciar dos Espaços Maker em contexto educativo; - Dar a conhecer uma diversificação de metodologias possíveis de trabalhar nos Espaços Maker; - Reconhecer atividades educativas que tirem proveito dos Espaços Maker; - Reconhecer novas formas de trabalho com os alunos, potenciadas pelos Espaço Maker; - Conhecer as potencialidades de equipamentos disponíveis para os Espaços Maker; - Dotar os participantes de conhecimento sobre como criar, usar e gerir Espaço Maker em contexto educativo; - Promover práticas de trabalho colaborativo em formação em ambientes on-line; - Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e o debate reflexivo de ideias.

Conteúdos

1- Compreendendo os Espaços Maker e os conceitos relacionados (5 horas) 3 horas síncronas - Apresentação do curso de formação e o seu funcionamento em regime de elearning; - A história do Movimento Maker; - O que é um Espaço Maker? O surgimento dos Espaços Maker em contexto educativo; - Exemplos de Espaços Maker em escolas europeias. O “estado da arte” nas escolas portuguesas. 2 horas assíncronas - Leitura de documentos de referência; - Participação num fórum – Os benefícios de um Espaço Maker na Escola. 2- Ensinar e Aprender num Espaço Maker (6 horas) 4 horas síncronas - O que os alunos podem fazer no Espaço Maker; - Os benefícios dos Espaços Maker: para os alunos, para a turma, para a escola; - Privilegiando o STEM nos Espaços Maker; - Espaço Maker e Biblioteca Escolar: complementaridade? - Os Ambientes Maker como espaços que promovem a Inclusão. 2 horas assíncronas - Reflexão sobre os conceitos e enquadramento na realidade escolar dos formandos; - Inventariar formas de promoção da participação dos alunos nos Espaços Maker. 3- As pedagogias associadas aos Espaços Maker (4 horas) 2 horas síncronas - Trabalho de projeto no Espaço Maker versus atividades regulares em sala de aula; - A importância de: aprendizagem por investigação; aprender fazendo; tentativa e erro, analisando as falhas como parte do processo; tomar decisões sobre design com base em experiências reais; aprendizagem colaborativa, incluindo trabalho em equipa; - A importância de orientar e apoiar os alunos na construção da sua autonomia; - Os 4C (Criatividade, Comunicação, Colaboração, Pensamento Critico e resolução de problemas). 2 horas assíncronas - Leitura de documentos de referência; - Participação num fórum – Quais as pedagogias mais adequadas ao ensino no Espaço Maker da Escola. 4- Planeando e organizando um Espaço Maker na escola (8 horas) 5 horas síncronas - Conhecer espaços já existentes (visita presencial ou virtual); - As questões chave a considerar: o financiamento, o espaço físico, os professores e o ensino, a massificação do uso do espeço; - O que se pretende alcançar? - Custos associados à criação e manutenção; - Localização e integração no espaço escolar; - Acessibilidade e inclusão; - Organização e gestão; - Formação e suporte aos professores utilizadores; - Potencial de alguns equipamentos para os Espaços Maker: Impressoras 3D; Lego Education; Arduino Education; Makeblock Education, etc. 3 horas assíncronas - Construção de diretrizes para a criação ou organização do Espaço Maker na / da escola 5- Partilha de experiências e resultados e avaliação do trabalho desenvolvido (2 horas) 2 horas síncronas - Discussão do trabalho desenvolvido pelos formandos. Reflexão crítica.

Metodologias

O curso de formação realiza-se a distância, com sessões síncronas (16h) e assíncronas (9h). O EduFor disponibilizará um Sistema de Gestão da Aprendizagem on-line como o MOODLE, onde será criada uma disciplina com todas asinformações sobre a ação, os materiais disponibilizados pelos formadores e será o local de contacto e trabalho com os formandos. Há salas onlinepara partilha e discussão nas sessões síncronas e para trabalho colaborativo entre pares no trabalho autónomo, com uso do Google Meet ououtro sistema de videoconferência. Nas sessões síncronas serão apresentados e explorados conteúdos, práticas e recursos numa metodologia ativa, com a devida reflexão e ocumprimento de tarefas (participação em fóruns de discussão, apresentação de propostas de metodologias e recursos pedagógicos e a criação detarefas. Nas sessões assíncronas em trabalho autónomo individual ou colaborativo serão realizadas tarefas de pesquisa, reflexão e publicação, com recurso a ferramentas pedagógicas avaliativas.

Avaliação

Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.

Bibliografia

- Attewell, J. (2020). Makerspaces in schools. Practical guidelines for school leaders and teachers. European Schoolnet, Belgium. Disponível emhttps://fcl.eun.org/documents/10180/5350860/19552-11-Makerspace-Guidelines-v4.pdf . - Attewell, J. (2019). Building learning Labs and innovative learning spaces. Practical guidelines for school leaders and teachers. EuropeanSchoolnet, Belgium. - Bannister, D. (2017). Guidelines on exploring and adaptingl earning spaces in schools. Practical guidelines for school leaders and teachers.European Schoolnet, Belgium. - Silva, R. (2019). Para além do movimento maker: um contraste de diferentes tendências em espaços de construção digital na Educação. Tese deDoutoramento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. - Vuorikari, R. Ferrari, A. And Punie, Y (2019). Makerspaces for Educationand Training: Exploring future implications for Europe. Publications Officeof the European Union, Luxembourg. - https://fcl.eun.org/icwg-makerspaces.

Anexo(s)

Registo de acreditação

Observações

Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades 1) Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor 2) Docentes a lecionar em Escolas não Associadas ao EduFor Salvaguarda-se a possibilidade de serem indicados formandos pelo Órgão de Gestão das Escolas Associadas, bem como a possibilidade de se poder reorganizar a distribuição do número de turmas, de acordo com as necessidades de formação. Dentro da prioridade 1, os candidatos são ordenados por: • Necessidade de horas para Avaliação de Desempenho / Progressão na Carreira, até final do ano letivo de 2022/2023. • Ordem de inscrição. Dentro da prioridade 2, os candidatos são ordenados por ordem de inscrição. NOTA: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Formador

Fábio Fonseca Ribeiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-04-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 27-04-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 03-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 10-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 17-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 24-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 31-05-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 07-06-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
9 14-06-2023 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
Início: 26-04-2023
Fim: 14-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-111224/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde