PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO (PEA): PRÁTICA II turma 14_ACD_2122

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Características associadas ao Autismo (aprofundamento). • Intervenção da comunicação e cognição (aprofundamento). • Modelos de intervenção no Autismo (aprofundamento). • A Importância da Escola e dos professores no Autismo (aprofundamento). • Atividades e Recursos de Comunicação Alternativa para alunos com Autismo (aprofundamento). • Prática em contexto de sala de aula baseada em evidência.

Conteúdos

• Apoiar o professor de forma e garantir que o processo de aprendizagem dos alunos com Autismo (PEA) não fique prejudicado. • Levar o professor a conhecer o aluno com PEA, as barreiras que enfrentam e como melhor a inclusão escolar e social. • Esclarecer dúvidas surgidas após a primeira sessão (PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO (PEA): INTRODUÇÃO ÀS PEA E ESTRATÉGIAS PARA SALA DE AULA).

Metodologias

Método interrogativo; método demonstrativo; método ativo

Formador

Nicole Metelo Dias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-02-2023 (Quarta-feira) 16:30 - 20:30 4:00 Presencial
Início: 08-02-2023
Fim: 08-02-2023
Acreditação: 14_ACD_2223
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: na Escola Secundária de Nelas