Projeto DUA na prática turma 10_POCH_2223
Apresentação
Com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, o DUA (desenho universal para a aprendizagem) - juntamente com a intervenção multinível - surge como a estratégia metodológica a privilegiar. Vem, assim, para Portugal um modelo que tem mais de 30 anos nos Estados Unidos da América (http://www.cast.org/) e que, de facto, parece ser a verdadeira resposta à pergunta: Como incluir todos os alunos na sala de aula – desde os alunos com mais capacidades até aos alunos com dificuldades significativas na aprendizagem? Algumas tentativas de implementação têm sido já empreendidas em Portugal; contudo, constata-se que, não raro, se está a fazer mais do mesmo – pouco se está a fazer de diferente comparativamente com práticas anteriores, e, caso não se perceba o que efetivamente é o DUA, irá continuar a ouvir-se perante o termo DUA, “isso já eu faço”, confundindo-se DUA com diferenciação pedagógica (agora prevista na alínea a) das medidas universais – art.º 8.º do Decreto-Lei n.º 54/2018). Existem, de facto, alguns mitos que têm de ser esclarecidos ou de nada servirá a existência desta possibilidade de inclusão. Esta formação tem, portanto, como objetivo esclarecer o que é e o que não é o DUA; tem, além disso, como grande objetivo apresentar propostas de implementação do DUA, prevendo a sua implementação em contexto real, a apresentação de reflexões sobre práticas tidas e boas práticas a ter e a partilha de pontos de partida e de chegada.
Destinatários
Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Especial.
Objetivos
No final da Formação, os Formandos deverão ter conseguido: Diferenciar o DUA (desenho universal para a aprendizagem) de outras metodologias, como a diferenciação pedagógica; Conhecer práticas de acordo com as guidelines do DUA; Conhecer metodologias ativas de aprendizagem; Construir planificações de acordo com as guidelines do DUA, com recurso a metodologias ativas de aprendizagem, em templates facultados pela Formadora; Analisar criticamente os templates usados para a planificação de aulas de acordo com o DUA, podendo, dessa análise, apresentar sugestões de melhoria; Codinamizar aulas seguindo as planificações construídas; Analisar criticamente as aulas em que participaram, focando-se no papel de ‘especialista estratégico’; Avaliar o grau de impacto de cada Formando na sua prática DUA ao longo do tempo da Formação, implicando nessa avaliação o próprio Formando, alunos e professores de ensino regular.
Conteúdos
SESSÕES PRESENCIAIS 1.ª Sessão (4h) DUA E DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA •Semelhanças; •Diferenças; •Articulação entre as duas metodologias GUIDELINES DO DUA •Análise do previsto no n.º 4.º do art.º 11.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho: o que são as guidelines do DUA e qual o papel do professor de Educação Especial neste processo. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM •Exemplos; •Treino de uma metodologia. 2.ª Sessão (2h) PLANIFICAÇÃO DE AULAS DE ACORDO COM O DUA •Apresentação de templates; •Análise crítica dos templates apresentados; •Apresentação de templates já preenchidos; •Explanação das etapas seguintes – a desenvolver no trabalho autónomo: oCronograma das sessões por turma; oDefinição de estratégias por parte do professor de Educação Especial e por parte do professor de Ensino Regular. SESSÕES AUTÓNOMAS 1.ª Sessão (2h) Planificação entre professor de Educação Especial e professor de Ensino Regular 2.ª Sessão (2h) Análise com a Formadora do trabalho proposto 3.ª Sessão (2h) Dinamização de aulas DUA Avaliação das aulas dadas por parte de todos os intervenientes. SESSÕES PRESENCIAIS 3.ª Sessão (2h) REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O TRABALHO PRODUZIDO NAS SESSÕES AUTÓNOMAS •Preenchimento de relatório, integrando pontos fortes e aspetos a melhorar COMPILAÇÃO DO TRABALHO PRODUZIDO ATÉ AO MOMENTO METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM •Treino de outra metodologia. SESSÕES AUTÓNOMAS 4.ª Sessão (2h) Planificação entre professor de Educação Especial e professor de Ensino Regular 5.ª Sessão (2h) Análise com a Formadora do trabalho proposto 6.ª Sessão (2h) Dinamização de aulas DUA Avaliação das aulas dadas, por parte de todos os intervenientes. SESSÕES PRESENCIAIS 4.ª Sessão (2h) •Preenchimento de relatório, integrando pontos fortes e aspetos a melhorar COMPILAÇÃO DO TRABALHO PRODUZIDO ATÉ AO MOMENTO SESSÕES AUTÓNOMAS 7.ª sessão (1h) Planificação entre professor de Educação Especial e professor de Ensino Regular 8.ª Sessão (1h) Análise com a Formadora do trabalho proposto 9.ª Sessão (2h) Dinamização de aulas DUA Avaliação das aulas dadas, por parte de todos os intervenientes. SESSÕES PRESENCIAIS 5.ª Sessão (2h) APRESENTAÇÃO DE PPT COM RESUMO DO TRABALHO REALIZADO POR CADA FORMANDO REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O TRABALHO PRODUZIDO NA FORMAÇÃO CONCLUSÕES
Metodologias
Pretende-se dar sentido na eleição de princípios, procedimentos e instrumentos pedagógico-didáticos suscetíveis de gerar mudanças profissionais positivas. Entre outras metodologias de trabalho, dos estudos decasos e de situações, bem como da elaboração de guiões e projetos. Privilegiará o debate, a discussão, a interação e a investigação. Sessões presenciais conjuntas, para levantamento e delimitação de questões/ problemas relevantes, bem como de recursos que permitam explorá-los de uma forma estruturada; Trabalhos em grupo (método de ensino socializado) para análise e reformulação de documentos; Haverá momentos em que o trabalho irá acontecer em grande grupo (turma), numa vertente mais teórica; outros, alternando entre grande grupo e grupos de trabalhos; Será dado relevo à reflexão crítica do trabalho produzido e à apresentação de (boas) práticas, pela Formadora e pelos Formandos. Trabalho autónomo, conduzido por metodologias de investigação, no âmbito das quais a exploração das questões/problemas devem ser objeto de um registo capaz de sustentar uma reflexão continuada,consistente e eficazmente produtiva; O trabalho autónomo centrar-se-á em dinâmicas de pesquisa, de aplicação de procedimentos pesquisados e abordados nas sessões presenciais e na reformulação de práticas, após testagem em contexto real, emsala de aula. Aplicar os estudos, as propostas práticas que foram sujeitas ao estudo/investigação a que foram submetidas as questões/problemas; os dados recolhidos pelos/as diversos/as formandos/as e as síntesesa que conduzam devem permitir inequívocas melhorias em desempenhos subsequentes e apresentada sem sessões presenciais conjuntas.
Avaliação
A formadora dará uma estrutura de portefólio digital que deverá ser construído por cada formando. A avaliação incidirá na qualidade do portefólio apresentado e nas participações feitas pelos formandos nas sessões emque a Formadora estará presente: • 20% - Participação nas sessões presenciais e de trabalho autónomo presenciado pela Formadora; • 50% - Cumprimento do definido (ex: cumprimento do cronograma das aulas DUA que serão dinamizadas em aulas); • 30% - Qualidade do Portefólio apresentado (incluindo relatório final).
Bibliografia
CAST UDL. 2006. Learn About Universal Design for Learning (UDL). Disponível em: http://bookbuilder.cast.org/learn.php. Acesso em: 16/01/2017. Chtena, N. 2016. Teaching Tips For an UDL-Friendly Classroom: Advice for implementing strategies based on Universal Design for Learning. Disponível em: https://www.insidehighered.com/blogs/gradhacker/teaching-tips-udl-friendly-classroom. Acesso em: 14/01/2017. Murawski, W. W., & Scott, K.L. (Eds.). (2019). What Works With Universal Design for Learning. Corwin Press. Nunes, C Madureira, I. 2015. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, 5(2):126-143.
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor 2. Docentes a lecionar em Escolas Não Associadas ao EduFor Notas: 1. Dentro de cada prioridade, os candidatos são ordenados por ordem de inscrição.
Formador
Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-10-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 20-10-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 03-11-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 24-11-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |