Inteligência emocional turma 14B_PND_2223
Apresentação
Em função do plano de atividades: A presente ação pretende situar-se na formação continua do pessoal não docente, orientando-se para a aquisição de competências de uma comunicação mais assertiva. Em função dos destinatários: Dotar os formandos de conhecimentos e práticas para competências emocionais para gestão de conflitos; Desenvolver nos formandos competências de escuta ativa; Desenvolver nos formandos competências emocionais;
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal. Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.
Conteúdos
Estilos de relacionamento interpessoal: Passivo; Agressivo; Manipulador; Assertivo Inteligência emocional: Funcionamento da inteligência emocional; Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal; Competências emocionais; Desenvolvimento das competências emocionais; O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes; Experiência positiva no cliente; Ciclo experiencial do cliente; Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas Características de um assistente: Perfil de um assistente; Missão do serviço ao cliente Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar: A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar; Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros; Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros; Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros O reforço da capacidade de dinamização de grupos: Estratégias de motivação de grupos; Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)
Metodologias
A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa, demonstrativa e expositiva (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;
Avaliação
Avaliação quantitativa
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos a exercer funções nas Escolas Associadas ao EduFor 2. Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos a exercer funções em Escolas Não Associadas ao EduFor Notas: 1. Dentro de cada prioridade, os candidatos são ordenados por ordem de inscrição.
Formador
Cátia Sofia de Almeida Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-05-2023 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
2 | 27-05-2023 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
3 | 17-06-2023 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
4 | 08-07-2023 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |
5 | 15-07-2023 (Sábado) | 09:00 - 14:00 | 5:00 | Presencial |