Inteligência emocional turma 14B_PND_2223

Apresentação

Em função do plano de atividades: A presente ação pretende situar-se na formação continua do pessoal não docente, orientando-se para a aquisição de competências de uma comunicação mais assertiva. Em função dos destinatários: Dotar os formandos de conhecimentos e práticas para competências emocionais para gestão de conflitos; Desenvolver nos formandos competências de escuta ativa; Desenvolver nos formandos competências emocionais;

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Reconhecer a importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal. Reconhecer a importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas.

Conteúdos

Estilos de relacionamento interpessoal: Passivo; Agressivo; Manipulador; Assertivo Inteligência emocional: Funcionamento da inteligência emocional; Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal; Competências emocionais; Desenvolvimento das competências emocionais; O assistente enquanto elemento impulsionador da atividade de relacionamento com os clientes; Experiência positiva no cliente; Ciclo experiencial do cliente; Importância do assistente enquanto gerador de emoções positivas Características de um assistente: Perfil de um assistente; Missão do serviço ao cliente Inteligência emocional e criatividade na capacidade de comunicar: A mais-valia da inteligência emocional na habilidade de comunicar; Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros; Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros; Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros O reforço da capacidade de dinamização de grupos: Estratégias de motivação de grupos; Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)

Metodologias

A formação será desenvolvida numa perspetiva teórica-prática com a utilização de uma metodologia formativa ativa, demonstrativa e expositiva (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) devidamente ajustada aos objetivos e conteúdos programáticos;

Avaliação

Avaliação quantitativa

Modelo

Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos a exercer funções nas Escolas Associadas ao EduFor 2. Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos a exercer funções em Escolas Não Associadas ao EduFor Notas: 1. Dentro de cada prioridade, os candidatos são ordenados por ordem de inscrição.

Formador

Cátia Sofia de Almeida Marques

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-05-2023 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
2 27-05-2023 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
3 17-06-2023 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
4 08-07-2023 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
5 15-07-2023 (Sábado) 09:00 - 14:00 5:00 Presencial
Início: 20-05-2023
Fim: 15-07-2023
Acreditação: DGAE/876/2022
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde