VIII Jornadas Educativas "Pensar a Educação... 2023" turma 04_PD_CCPFC2223
Apresentação
O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva tem realizado de forma regular jornadas educativas com o intuito de proporcionar aos docentes momentos de reflexão conjunta sobre o contexto atual da educação, com reflexo nas práticas educativas e na redefinição de projetos educativos. Pretende-se, desta forma, corresponder a uma necessidade de atualização e de formação em áreas consideradas pertinentes, promovendo um debate aberto, que gere ideias e posturas que conduzam a novas estratégias e iniciativas adaptadas à escola atual.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Desenvolver formação assente numa lógica de reflexão e de procura de respostas adequadas às exigências da escola atual; - Promover a partilha de ideias, práticas e reflexões, coordenada por conferencistas de mérito, reconhecimento e excelência; - Desenvolver capacidades de análise e problematização das experiências dos professores em formação; - Aprofundar conhecimentos sobre pedagogias, seus fundamentos e efeitos na aprendizagem e na avaliação pedagógica.
Conteúdos
Conferências: Apresentação de objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação; Transferência de competências de educação e implicações no contexto atual; Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e Estratégias para a Sala de Aula; Desmaterialização da avaliação: significado e possibilidades; Desafios da escola inclusiva; Os professores e os desafios da escola que temos. Workshops temáticos, em simultâneo, em pequenos grupos, dirigidos a grupos de recrutamento: Práticas pedagógicas inovadoras com recurso a ferramentas digitais; STEAM como prática pedagógica na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico; Ambiente e sustentabilidade: aprender fora da sala de aula; Música na infância e primeira infância; Da Escrita à Oralidade: experiências de práticas integradas nos Domínios de Autonomia Curricular. Conferências, em sala adequada, em grande grupo, nos dias 6 e 20 (manhã) de maio de 2023. Workshops temáticos, em simultâneo, em pequenos grupos, na tarde do dia 20 de maio de 2023. 6 de maio de 2023 Abertura formal da ação de formação: Apresentação de objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação. Duração: 1 h 1ª Conferência: A transferência de competências de educação e implicações no contexto atual Prof. Doutor José Matias Alves Duração: 2 h 2ª Conferência: Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e Estratégias para a Sala de Aula Dr.ª Nicole Metelo Dias Duração: 1.45 h 3ª Conferência: A desmaterialização da avaliação: significado e possibilidades Dr.ª Paula Simões Duração: 1.45 h 20 de maio de 2023 4ª Conferência: Os desafios da escola inclusiva Dr.ª Carina Lobato Faria Duração: 1.30 h 5ª Conferência: Os professores e os desafios da escola que temos Prof.ª Doutora Carlinda Leite, Universidade do Porto Duração: 1.30 h Workshops em simultâneo: 3.30h Workshop 1: Práticas pedagógicas inovadoras com recurso a ferramentas digitais Workshop 2: STEAM como prática pedagógica na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico Workshop 3: Ambiente e sustentabilidade: aprender fora da sala de aula; Workshop 4: Música na infância e primeira infância Workshop 5: Da escrita à Oralidade: experiências de práticas integradas nos Domínio de Articulação Curricular.
Metodologias
As jornadas decorrem nos dias 6 e 20 de maio de 2023, em Vila Nova de Paiva, perfazendo 13 horas de formação. As conferências e os workshops têm um conjunto de formadores, devidamente acreditados, que asseguram o cumprimento de todos os processos necessários à avaliação dos formandos. As jornadas educativas estão abertas à participação de docentes que podem não desejar a acreditação, ficando apenas com um certificado de presença. O Centro de Formação EduFor criará uma disciplina Moodle onde são disponibilizadas as informações sobre o percurso acreditado e os materiais que os conferencistas venham a ceder. A plataforma serve, ainda, para os formandos submeterem os seus trabalhos.
Avaliação
Escala de avaliação de 1 a 10 valores, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso depende da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação.
Bibliografia
Alves, José. (2022). A Imperativa Reforma Organizacional do Sistema Educativo. Revista de Derecho Público.Alves, José. (2022). Líderes para uma nova Governança das Escolas Paradoxos, tensões e desafios nas organizações escolares.Alves, José & Cabral, Ilídia. (2021). Um conhecimento ao serviço da melhoria educativa.Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Ministério da Educação. Lisboa.Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Ministério da Educação. Lisboa.
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Docentes a lecionar no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva 2. Docentes a lecionar nas outras Escolas Associadas ao EduFor 3. Docentes a lecionar em Escolas Não Associadas ao EduFor Notas: 1. Dentro de cada prioridade, os candidatos são ordenados por ordem de inscrição. 2. Após o encerramento da inscrições, será enviado um formulário aos formandos selecionados, onde deverão manifestar as preferências por workshop. Workshop 1: Práticas pedagógicas inovadoras com recurso a ferramentas digitais Isabel Cabo Grupos de recrutamento prioritários: Todos Workshop 2: STEAM como prática pedagógica na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico Sandra Porto Ferreira Grupos de recrutamento prioritários: 100;110; Workshop 3: Ambiente e sustentabilidade: aprender fora da sala de aula Gabriel Silva Grupos de recrutamento prioritários: 110; 230; 400; 410; 420; 430; 510; 520; 600; 620 Workshop 4: Música na infância e primeira infância Patrícia Luís Grupos de recrutamento prioritários: 100; 110; 240 Workshop 5: Da Escrita à Oralidade: experiências de práticas integradas nos Domínios de Autonomia Curricular Paula Almeida Grupos de recrutamento prioritários: Todos
Formador
Anabela de Sousa Campos Santos Carvalho
Maria de Fátima Gouveia Carvalheira
Eduardo Jorge Fernandes Ferreira
Maria Paula da Cunha Moita Neves
Ana Margarida Figueiredo Ferreira
Carlos Manuel Francisco Rodrigues Ferreira