A Inclusão passa por mim - O papel do assistente operacional: saber e boas práticas turma 12D_PND_2223
Apresentação
Em função do plano de atividades: A presente ação pretende situar-se na formação continua do pessoal não docente, nomeadamente assistentes operacionais, orientando-se para a aquisição de competências no âmbito da Educação Inclusiva. Enquadra-se nos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Mangualde bem como no seu Plano de Atividades, nomeadamente no adequar a oferta educativa de forma a responder à inclusão, equidade, diversidade e expectativas das crianças/alunos e suas famílias, como meio para reforçar as oportunidades de sucesso. É também objetivo promover boas práticas, intervir precocemente, garantir práticas de preparação de transição entre ciclos e para a vida pós-escolar, a autonomia e a estabilidade emocional das crianças e jovens, promovendo a igualdade de oportunidades, mantendo a organização dos serviços de educação inclusiva, para que se estabeleçam respostas especializadas, eficazes e eficientes, para todas as crianças/alunos. Em função dos destinatários: As condições atuais da escola, na sua dimensão inclusiva, conduzem o pessoal não docente à possibilidade de contacto com uma diversidade de crianças/alunos, bem como com questões que se prendem com a resolução imediata de situações no âmbito da implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, entre outras. Neste sentido, prevê a mobilização de recursos humanos, nomeadamente assistentes operacionais, preferencialmente com formação específica. No contexto educativo em que nos inserimos, tem sido crescente o número de crianças/alunos (desde a educação pré-escolar, 1º e restantes ciclos e ensino secundário), com especificidades (nomeadamente com perturbação do Espectro do Autismo, entre outras) que exigem um atendimento especializado individualizado e próximo. Os assistentes operacionais têm referido a dificuldade e ausência de informação para lidar com situações resultantes de problemas.
Destinatários
Assistente Operacional e Encarregado Operacional
Objetivos
Capacitar os assistentes operacionais com formação que lhes permita identificar, adquirir e desenvolver as competências necessárias à implementação de boas práticas bem como a sua valorização pessoal e profissional: • Conhecer procedimentos inclusivos de acordo com a legislação em vigor; • Conhecer as problemáticas mais comuns no âmbito da deficiência bem como estratégias de intervenção; • Ser capaz de se envolver e participar no processo educativo de todas as crianças e alunos com base numa intervenção Centrada na Pesssoa; • Agir perante uma situação de acordo com o perfil da criança/aluno; • Ter um comportamento adequado de acordo com a situação/momento, na sua ação com cada criança/aluno; • Agir de acordo com a ética e o sigilo profissional; • Ser capaz de estabelecer articulação e uma boa relação com os seus pares, outros intervenientes e as famílias, valorizando o espírito de equipa e de colaboração; • Adquirir ferramentas para a gestão das suas emoções no dia a dia.
Conteúdos
• O perfil do assistente operacional; • Proteção de dados e informações da criança/aluno e das suas famílias; • Valorização da diversidade, sensibilização e respeito pela diferença - a inclusão para cada criança/aluno e para a restante comunidade educativa; • O papel do assistente operacional à luz da Educação Inclusiva (Decreto-Lei n.º 54/2018); • A participação dos assistentes operacionais como elementos variáveis das equipas multidisciplinares, nomeadamente na planificação e operacionalização do proposto nos RTP/ PEI/PIT - planos de trabalho de continuidade ao trabalho docente; • As dimensões do perfil de cada indivíduo e principais problemáticas - informação sobre a caracterização de grupos de risco/problemáticas específicas (Perturbação do Espectro do Autismo; Trissomia 21; Multideficiência; Hiperatividade; Surdez; Baixa Visão; …); • Como atuar em situações de risco (epilepsia; choque anafilático; alimentação por sonda; …); • Estratégias de intervenção: na sala de aula; no intervalo/recreio; no refeitório/almoço; na higiene pessoal; nas rotinas; na intervenção no controle de comportamentos desadequados; • Práticas de gestão de conflitos entre as crianças/alunos nas diversas faixas etárias; • Práticas de autocontrolo e gestão emocional pessoal.
Modelo
Questionário a preencher pelos formandos para avaliar a ação Questionário a preencher pelos formadores para avaliar a ação
Observações
Critérios gerais de seleção: Os formandos são selecionados por ordem de inscrição
Formador
Cristina Paula Teixeira Mafra Estrela Azevedo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-07-2023 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 06-07-2023 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-07-2023 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 07-07-2023 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 10-07-2023 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 10-07-2023 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |