Materiais de aprendizagem de Português Língua Não Materna: análise e produção turma 05_PD_CCPFC2223
Apresentação
A oferta da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) tem como objetivo a aprendizagem do Português por alunos com outra língua materna (Artigo 10.º e no Artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho). Apesar de esta oferta vigorar desde há quase uma década, o ensino-aprendizagem de PLNM constitui uma área didática que não é contemplada com o mesmo número e diversidade de materiais e recursos se comparada com a área de Português Língua Materna. E, no entanto, cada vez mais a sociedade portuguesa é chamada à responsabilidade de incluir cidadãos migrantes, sendo que tal passa inevitavelmente pelo sucesso escolar dos seus educandos a frequentar a escola pública portuguesa. A peça fundamental desse processo está na ação do professor, mas esta depende da disponibilização de recursos de ensino de qualidade, fundamentados cientificamente mediante de testagem, para diferentes dimensões de desempenho. No âmbito de atuação deste centro, em conjunto com os seus parceiros institucionais, verificam-se algumas fragilidades no que respeita à oferta curricular de PLNM no ensino básico e particularmente em relação à angariação e materiais de ensino apelativos e eficazes. Uma vez que o currículo da disciplina de PLNM se encontra organizado por níveis de proficiência linguística, e não por ano de escolaridade, a dimensão científica e pedagógica da formação que ora se propõe abrange os três ciclos, salvaguardando-se a devida adequação à faixa etária dos alunos.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300.
Objetivos
Pretende-se dotar os professores de informação teórico-prática relevante que conduza a um conhecimento crítico no que respeita à análise e criação regulada de materiais pedagógico-didáticos a aplicar, por um lado, na sua prática letiva, e por outro, a disponibilizar online, universalmente, a toda a comunidade docente. Espera-se que no final desta ação, o professor: 1. Aplique os princípios de análise de materiais de PLNM com base em conhecimentos teóricos acerca dos processos de aquisição de vocabulário, gramática e padrões fonológicos de uma L2, bem como do desenvolvimento da fluência de leitura e da escrita. 2. Reconheça o que diferencia recursos com finalidade de treino de recursos com finalidade de avaliação (de diagnóstico, intermédia e final). 3. Adote mecanismos de calibragem do grau de dificuldade dos materiais em função da faixa etária e nível de proficiência dos aprendentes. 4. Produza, individualmente e em grupo, materiais didáticos PLNM em observância dos princípios e critérios genericamente elencados acima.
Conteúdos
1. Apresentação dos objetivos da formação. 2. Breve reflexão sobre as orientações programáticas para o PLNM. 3. Apresentação dos descritores de avaliação do desempenho dos formandos. 4. Instruções sobre o trabalho a desenvolver durante a formação. 5. Tipologias de exercícios: a) resposta fechada (escolha múltipla e preenchimento); b) resposta aberta (breve e longa); c) jogos online (Wordwall). 6. Exercícios incidentes sobre diferentes áreas de desempenho: passivas (leitura, compreensão do oral, vocabulário, gramática) e produtivas (escrita e produção oral). 6.1. Em cada exercício: dominância de uma área sobre outra e necessária interface entre diferentes áreas. 7. A tarefa pedagógica como elemento estruturador de sequências didáticas. 8. Considerações teórico-práticas: a) abordagem comunicativa e trabalho linguístico contextualizado vs. abordagem gramatical e papel da memória declarativa; b) fomentar operações inferenciais e logico-semânticas (causa-consequência; avaliação-justificação; síntese-expansão; generalização-exemplificação); c) seleção de temas: universalidade e conhecimento do mundo; d) materiais de treino vs. instrumentos de avaliação qualitativa e quantitativa. 9. Critérios de seleção de input oral e escrito: a) extensão do texto; b) extensão das frases; c) tipos estruturais de frase (ausência ou presença de subordinação e outras estruturas encaixadas; ordem direta ou marcada dos constituintes; topicalização; presença ou ausência de construções passivas; preponderância ou não de explicitação do sujeito oracional; presença ou ausência de clivagem); d) velocidade e dicção (texto oral); e) nível de frequência do vocabulário; f) universalidade de temas contemplados; g) promoção da interculturalidade. 10. Princípios fundamentais a considerar aquando da construção de materiais eficazes: a) não ambiguidade; b) não repetição de lexemas para os itens e de item para item (função do recurso à sinonímia e perífrase); c) plausibilidade dos distratores; d) constância na dimensão dos itens; e) regulação dos valores pragmáticos. 11. Exemplificação e análise crítica pari passu da aplicação dos critérios e princípios acima elencados: a) materiais da Ciberescola; b) materiais do Cibercursos; c) materiais de manuais editados em papel (Lidel e Porto Editora)
Metodologias
A ação apresenta com um peso equitativo de número de horas de carácter teórico e de carácter prático, com incidência na realização de trabalho colaborativo. O curso prevê: (i) a realização das leituras indicadas, registando aspetos salientes e críticos; (ii) a avaliação crítica de materiais de avaliação disponíveis; (iii) a consecução faseada de tarefas conducentes à criação de materiais pedagógicos a aplicar em sala de aula e a publicar online; (iv) realização do trabalho individual final, de avaliação, o qual constará da apresentação do recurso construído e de uma reflexão sobre as principais conclusões a retirar das práticas apuradas durante o curso, tendo em conta a projeção de contextos educativos específicos. Optou-se pela modalidade E-learning por esta trazer benefícios para os formandos, tendo em conta: (i) Que muitos dos materiais em análise são multimédia, interativos e disponíveis online; (ii) Que as ações de trabalho colaborativo podem assim ficar automaticamente registadas e partilháveis; (iii) A possibilidade de mais formandos poderem integrar a formação, dada a maior flexibilização de horário;
Avaliação
A avaliação do desempenho dos formandos terá como objeto o trabalho realizado e a participação nas sessões, bem como o trabalho individual final. Será valorizada a pertinência das reflexões propostas sobre criação de materiais, atendendo aos princípios e critérios veiculados, bem como à adequação aos alunos a que se destinam. Considerar-se-á igualmente a apresentação dos trabalhos individuais nas sessões de videoconferência. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Bibliografia
Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Leiria, Isabel. (2008) Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) – Ensino Secundário. Lisboa. Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Coord. Mateus, Maria Helena Mira, Testes de Diagnóstico de Português Língua Não Materna. Lisboa. Madeira, A. & M.L. Crispim (2010). “Contributo da investigação linguística para o ensino do português, língua não materna”. In M.H. Ançã (ed.) Educação em Português e Migrações. Lidel – Edições Técnicas, Lda, 45-61. Martins A. S. (2011). Léxico e adaptação textual na produção de material de leitura extensiva em PL2, Diacrítica. Revista do Centro de Estudos Humanísticos. Série Ciências da Linguagem. - Universidade do Minho, 25 (1):231-260. Martins A. S. (2020). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. In C. Castro e A. Madeira (eds.), Lisboa, Lidel – Edições Técnicas (no prelo).
Anexo(s)
Formador
Ana Cristina de Sousa Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-05-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 18-05-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 22-05-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 25-05-2023 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 29-05-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 05-06-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 13-06-2023 (Terça-feira) | 18:00 - 19:00 | 1:00 | Online síncrona |
8 | 14-06-2023 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 16-06-2023 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 19-06-2023 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |