Os desafios da escola inclusiva turma 03_ACD_2324
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Analisar sumariamente os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas; - Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais; - Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras; - Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão; - Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; - Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais.
Conteúdos
1 - A gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo 2 - Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas 3 - Gerir a diversidade em sala de aula 4 - Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem
Formador
Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-09-2023 (Sexta-feira) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Presencial |