A Dislexia, a PEL e a avaliação externa: reflexão sobre esta relação e as suas implicações turma 04_ACD_2324

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Comparar Dislexia com PEL (Perturbação Específica da Linguagem)/PDL (Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem)/ PL (Perturbação da Linguagem); Distinguir diagnósticos vazios de diagnósticos úteis; Conhecer as implicações internas (para a escola) e externas (para a avaliação externa) da integração da PEL na legislação de 2022/23 (e na futura legislação?) que regulamenta a avaliação externa.

Conteúdos

Enquadramento teórico da Dislexia e da PEL. Linhas orientadoras do modelo social de atendimento à diversidade e implicações na intervenção quando está/estão presente(s) a Dislexia e/ou a PEL. Dislexia, PEL e avaliação externa – convergências e divergências entre o real e o ideal

Metodologias

Método expositivo com lugar a discussão orientada.

Observações

Dinamizadora: Maria de Fátima Ferreira Figueiredo Almeida

Critérios de seleção: Professores do Ensino Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Psicólogos e outros técnicos responsáveis por apoios terapêuticos do AE de Nelas; Professores do Ensino Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Psicólogos e outros técnicos responsáveis por apoios terapêuticos dos AE de Escolas Associadas ao EduFor; Professores do Ensino Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Psicólogos e outros técnicos responsáveis por apoios terapêuticos de Escolas não Associadas ao EduFor

Formador

Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-09-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 28-09-2023
Fim: 28-09-2023
Acreditação: 04_ACD_2324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: em regime de E-Learning