A Lego Education ao Serviço do Currículo turma 02_2324_PD_T1
Apresentação
O modelo de ensino, ainda seguido em alguns contextos educativos, é considerado por muitos como restritivo, com um grande foco em conteúdos programáticos, mas algo desajustado da realidade atual e pouco valorizador das particularidades e competências individuais de cada aluno. Pelo que é possível antever, estudos apontam que a grande parte dos trabalhos no futuro estarão ligados às áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A metodologia STEM pretende promover a aquisição de conhecimentos nestas áreas de uma forma integrada, através de projetos que permitam o aluno tornar-se parte ativa no processo de ensino-aprendizagem. As soluções LEGO® Education para o 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário oferecem as experiências hands-on e envolventes que os alunos precisam para explorar os principais conceitos de STEM e vinculá-los à vida real. Esta formação pretende contribuir para capacitar os docentes para as melhores práticas de trabalho em sala de aula com o conjunto LEGO® Education SPIKE™ Prime, incluindo o seu acompanhamento ao longo do ano letivo. O conjunto LEGO® Education SPIKE™ Prime é uma solução STEM prática que combina os bricks da LEGO® e hardware inteligente com um software de programação fácil de usar em contexto de sala de aula. Concebido com a vertente colaborativa em mente, este conjunto permite aos alunos o desenvolvimento de competências ao nível da engenharia, ciências, matemática, design, programação e pensamento computacional.
Destinatários
Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Gerais: - Refletir sobre as “Competências necessárias a desenvolver nos alunos do Sec. XXI”; - Desenvolver os valores e as áreas de competências previstas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória”; - Compreender as propostas para o ensino\aprendizagem da LEGO® Education; - Compreender e utilizar o SPIKE™ Prime para no Ensino STEM; Específicos: - Conhecer as vantagens de utilização de métodos “hands-on” e “minds-on” na aprendizagem; - Utilizar a abordagem holística à aprendizagem da LEGO® Education; - Conhecer o software de programação do SPIKE™ Prime; - Enquadrar propostas nas aulas de acordo com a sua relevância curricular; - Integrar o SPIKE™ Prime no contexto STEM; - Utilizar a solução LEGO® Education SPIKE™ Prime na prática letiva; - Preparar e criar atividades letivas utilizando o SPIKE™ Prime.
Conteúdos
Atividades Hands-On com SPIKE™ Prime (3 horas) •Competências para o Sec. XXI •Metodologia dos 5 E’s •Planificação de Aulas •Execução de projetos práticos e análise das formas de aplicação nas atividades letivas Acompanhamento das atividades (10 horas) •Planificação de Aulas •Preparação de atividades •Partilha de experiências •Avaliação da Formação avaliação da formação (2 horas) Metodologias de realização da açã
Metodologias
Presencial: As sessões presenciais são destinadas: à aquisição dos conceitos estruturantes da Lego Education; à realização de atividades práticas (projetos hands on); à reflexão e partilha da aplicabilidade das atividades nas atividades letivas; à planificação de atividades a implementar nas atividades letivas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha Autónomo: Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensinoaprendizagem, tendo por base as Aprendizagens essenciais, o PASEO, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Formador
José da Cunha Couto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-11-2023 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 17-01-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 07-02-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:30 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 29-05-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |