A deteção no mundo da automação turma 08_2324_PD
Apresentação
Necessidade de formação dos professores dos grupos de docência 530/540/550, que lecionam as áreas da eletrotecnia e automação, tem sido considerada como prioritária pelas escolas associadas com uma forte vertente profissional. Em parceria com a SChneider Electric, a Atualização, aprofundamento de conteúdos relacionados com as tecnologias da deteção, e dos relés programáveis são referidos pelos professores nas necessidades de formação contínua. A relevância da cultura de partilha de saberes, experiências e recursos encarada no seu papel formativo e de ação construtiva e integradora da escola na sociedade, estabelecendo relação com o mundo empresarial, proporcionando o investimento em projetos educativos relacionados com a poupança energética e de preservação do ambiente.
Destinatários
Professores dos Grupos 530, 540 e 550
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 530, 540 e 550. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 530, 540 e 550.
Objetivos
• Atualizar e aprofundar conhecimentos na área da deteção inserida nos sistemas automatizados. • Saber identificar as diferentes tecnologias de um sistema de deteção sabendo assim escolher o que melhor se adapta a uma instalação; • Saber utilizar, escolher e instalar um equipamento de deteção; • Conhecer as características dos produtos existentes; • Desenvolver competências que permitam escolher a melhor solução para uma instalação; • Contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores , bem como para a melhoria das aprendizagens dos alunos
Conteúdos
Apresentação da acção • As funções de deteção num sistema automatizado • As diferentes tecnologias de deteção • Tecnologia dos fins-de-curso • Tecnologia dos detetores de pressão/depressão • A deteção eletrónica • Deteção de proximidade (indutiva e capacitiva) • Detetores fotoelétricos • Detetores ultrasónicos • Primeira abordagem de um sistema automatizado, trabalhando com o Zelio Logic • Avaliação
Metodologias
A ação recorre a metodologias proactivas, utilizando a exposição, o diálogo a demonstração, bem como aplicações práticas
Avaliação
avaliação dos formandos foca a participação nas sessões, bem como a realização de uma reflexão final em que abordem os conteúdos trabalhados e evidenciem a aplicação das temáticas abordadas ao contexto da sala de aula. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-02-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Online síncrona |
2 | 06-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Online síncrona |
3 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |
4 | 27-03-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Online síncrona |
5 | 02-04-2024 (Terça-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 02-04-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 03-04-2024 (Quarta-feira) | 09:30 - 13:00 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 03-04-2024 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Online síncrona |