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Lemus: metodologia multissensorial para aprendizagem de leitura e escrita turma 11_2324_PD

Apresentação

A leitura e a escrita constituem competências que favorecem a autonomia, independência, acesso e participação dos cidadãos, de modo pleno e efetivo na sociedade. O Princípio da Educabilidade Universal (decreto-lei 54/2018) baseia-se na assunção de que todos os alunos têm capacidades de aprendizagem e de desenvolvimento. Uma inclusão conseguida pode exigir o recurso a metodologias diferenciadas e adequadas em função das necessidades, potencialidades e interesses de cada aluno, partindo de um planeamento centrado no aluno. Alunos com incapacidades intelectuais manifestam maiores dificuldades no processo de aprendizagem de leitura e escrita (ALE) e um ritmo de aprendizagem mais lento na aquisição dessas competências (Gomes, 2013). O método Lemus (Santos & Martins, 2020), que integra a presente formação, recorre a metodologias multissensoriais e tem revelado ser um método que gera nos alunos motivação e sucesso. O método envolve estratégias sensoriais, como as visuais e auditivas, tradicionalmente utilizadas, mas também cinestésicas e táteis (nomeadamente da articulação motora dos fonemas constituintes das palavras). Estas estratégias têm funcionado como técnicas compensatórias que possibilitam maior probabilidade de sucesso na ALE de alunos com anterior insucesso e desmotivação para estas aprendizagens (Santos, 2016). Inicialmente destinada a alunos com incapacidades intelectuais, foi posteriormente, implementado, com sucesso, em diferentes contextos, nomeadamente no ensino secundário a alunos sem ALE. A intervenção tem mostrado vantagens no desenvolvimento de competências de autonomia na ALE, bem como da autoestima dos alunos, enquanto minimiza as disparidades em relação aos pares.

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210, 220, 910 e 920

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210, 220, 910 e 920. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 200, 210, 220, 910 e 920.

Objetivos

• Sensibilizar os docentes para a importância de uma correta identificação precoce das dificuldades de leitura e de escrita; • Desenvolver competências avaliativas, distintas, para as PAE e as perturbações de aprendizagem globais; • Otimizar as competências técnicas no âmbito da intervenção direta com crianças que apresentam dificuldades significativas de aprendizagem de leitura e escrita, através de metodologia multissensorial; • Dotar os formandos de conhecimentos ao nível da discriminação entre os diferentes subdomínios da linguagem e da forma como interagem na aprendizagem da leitura e da escrita; • Auxiliar os docentes na seleção das metodologias de aprendizagem em sala de aula, relacionando-as com as características individuais de cada aluno; • Discutir formas de diferenciação e personalização numa gestão flexível do currículo, dos espaços e dos tempos escolares para responder às singularidades de cada um, em momentos da aprendizagem escolar; • Dotar os docentes de competências de aplicação do método “Lemus: Metodologia Multissensorial para o ensino de leitura e escrita”, através de um acompanhamento próximo por parte das formadoras.

Conteúdos

Bloco 1 1. Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem da leitura e escrita; 2. Competências básicas para aprendizagem da leitura e escrita; Bloco 2 3. Linguagem e a sua relação com as aprendizagens formais de leitura e escrita; 3.1. Semântica; 3.2. Morfologia; 3.3. Sintaxe; 3.4. Pragmática; 3.5. Fonologia. 4. Perturbações do Neurodesenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem: 4.1. PAE na leitura; 4.2. PAE na escrita; 5. Perturbações intelectuais do desenvolvimento e as aprendizagens de leitura e escrita; 6. Avaliação de leitura e escrita nas perturbações intelectuais do desenvolvimento. Bloco 3 - Trabalho autónomo Bloco 4 7. Modelos e métodos de aprendizagem de leitura e escrita: 7.1. Métodos ascendentes (sintéticos); 7.2. Métodos descendentes (analíticos); 7.3. Métodos interativos (sintético-analíticos); 7.4. Métodos multissensoriais: definição/fundamentos neuropsicológicos 8. Método Lemus. 8.1. Objetivos e procedimentos base para a implementação do método; 8.2. Ajudas sensoriais: visuais, auditivas, cinestésicas e táteis; 8.3. Estrutura do método; 8.4. Planificação e intervenção. Bloco 5 - Trabalho autónomo Bloco 6 9. Apresentação de vídeos de casos reais com intervenção com método “Lemus”; 10. Aplicação do método com estratégias de Role-Play, seguida de debate; Bloco 7 - Trabalho autónomo Bloco 8 11. Apresentação de trabalhos (vídeos de estudos de caso em prática pedagógica); 12. Análise e discussão dos vídeos; 13. Avaliação e conclusão da formação.

Avaliação

• Participação (30%): Grau de empenho e trabalho produzido, nas tarefas de realização conjunta, (presencial e a distância); • Produção (50%): Qualidade dos materiais produzidos e do trabalho final de implementação apresentado; • Reflexão crítica individual (20%): Análise crítica da ação e das implicações para as práticas pedagógicas e educativas. A avaliação final será traduzida numa classificação quantitativa (escala de 1 a 10 valores). A aprovação na ação dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de ⅔ do total de horas conjuntas da ação.

Bibliografia

Blomert, L. & Froyen, D. (2010). Multi-sensory learning to read. International Journal of Psychophysiology, 77, pp. 195-204.Gomes, A. (2013). A produção escrita de alunos com e sem síndrome de Down: Uma análise da coerência textual. Educar em Revista, 47, 285-300.Martins, I. C. & Santos, C. (2021). Leitura e Escrita Multissensorial: o método Lemus. Diversidades, 57, 33-37.Santos, C. (2016). Método multissensorial para a aprendizagem da leitura e escrita em perturbações neurodesenvolvimentais. Tese de Mestrado, Escola Superior de Saúde de Viseu - IPV, Viseu.Serra, S. (2012). O método multissensorial no caso português - Uma abordagem possível? (Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).

Anexo(s)

Registo de acreditacao

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 23/24 2.1 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 15/02/24

Formador

Isabel Catarina Martins

Catarina Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 11-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 18-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
4 25-03-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 08-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
6 15-04-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 20:30 2:00 Online síncrona
7 13-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
8 27-05-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
9 15-06-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
10 15-06-2024 (Sábado) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
Início: 11-03-2024
Fim: 15-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-116835/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: na Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde