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Com sons, sílabas, palavras Brincar… para mais tarde Brilhar turma 12_2324_PD

Apresentação

Ao nível do PE, as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem oral num processo interativo que envolve manipulação, combinação e integração das formas linguísticas e das regras que lhes estão associadas. O desenvolvimento de competências e conhecimentos específicos de compreensão da relação existente entre a linguagem oral e a linguagem escrita é fundamental na aquisição de competências de leitura e escrita. A linguagem oral e a linguagem escrita são, então, mecanismos autónomos, mas que mantém uma relação forte entre si. A importância da relação entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita, bem como as suas implicações educacionais, tem sido claramente demonstrada e documentada em investigações já realizadas.

Destinatários

Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110, 910, 920 e 930.

Objetivos

Os formandos deverão ser capazes de: - Distinguir os conceitos de linguagem, fala e comunicação; - Compreender os constituintes do conceito de Linguagem; - Compreender a classificação fonética dos sons do Português Europeu; - Identificar as diferentes etapas de desenvolvimento linguístico nas primeiras etapas cronológicas; - Diferenciar o conceito de Consciência Fonológica de Desenvolvimento Fonológico; - Identificar pré-requisitos essências para a promoção de competências fonológicas; - Compreender os diferentes níveis de desenvolvimento de consciência fonológica; - Hierarquizar um plano de intervenção, de acordo com o a hierarquia de aquisição de competências fonológicas; - Elaborar material para intervenção em contexto de sala de aula; - Relacionar o desenvolvimento fonológico com a aprendizagem da leitura e da escrita;

Conteúdos

- Conceitos de linguagem, fala e comunicação; - Linguagem: semântica, pragmática, sintaxe, morfologia e fonologia; - Classificação Fonética; - Discriminação Auditiva; - Consciência Sintática; - Consciência Silábica; - Consciência Intrassilábica; - Consciência Fonémica; - Perturbações Fonológicas; - Princípio Alfabético; - Perturbações de Leitura e Escrita;

Metodologias

Presencial: As sessões de formação presenciais irão ser maioritariamente teórico-práticas. Serão expostos casos para análise e debate, assim como discussão em pequenos grupos de metodologias e material a utilizar; privilegiar o trabalho colaborativo e prático; Autónomo Será solicitado aos formandos a criação de material direcionado para cada uma das etapas de desenvolvimento fonológico, para ser apresentado em grupo e posteriormente ser aplicado em contexto de trabalho diário;

Anexo(s)

Registo de acreditacao

Formador

Mário André Lopes Barroco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-03-2024 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
2 16-04-2024 (Terça-feira) 16:15 - 19:15 3:00 Presencial
3 07-05-2024 (Terça-feira) 16:15 - 19:15 3:00 Presencial
4 28-05-2024 (Terça-feira) 16:15 - 19:15 3:00 Presencial
5 18-06-2024 (Terça-feira) 16:15 - 19:15 3:00 Presencial
Início: 27-03-2024
Fim: 18-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120451/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: na Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde