PEA - alunos com PEA na sala de aula: como potenciar aprendizagens significativas? turma 12_ACD_2324
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• Apoiar o professor de forma a garantir que o processo de aprendizagem dos alunos com Autismo (PEA) potencie o máximo potencial de cada aluno; • Levar o professor a conhecer os alunos com PEA, as barreiras que enfrentam, pontos fortes e como melhor a inclusão escolar e social; . Motivar o aluno a participar e a comunicar em contexto de sala de aula; . Promover a interação social entre alunos com PEA, neurotípicos e professores.
Conteúdos
• Características associadas ao Autismo. • Intervenção da comunicação e cognição. • 1 ou 2 modelos de intervenção no Autismo: teoria e, sobretudo, exemplos de práticas. • Atividades e Recursos de Comunicação Alternativa para alunos com Autismo.
Metodologias
Método expositivo com lugar a discussão orientada e práticas. Debate de casos práticos
Observações
Formadora: Daniela Vieira
Formador
Daniela Alexandra Ferreira Vieira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-01-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |