354

PEA - alunos com PEA na sala de aula: como potenciar aprendizagens significativas? turma 12_ACD_2324

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Apoiar o professor de forma a garantir que o processo de aprendizagem dos alunos com Autismo (PEA) potencie o máximo potencial de cada aluno; • Levar o professor a conhecer os alunos com PEA, as barreiras que enfrentam, pontos fortes e como melhor a inclusão escolar e social; . Motivar o aluno a participar e a comunicar em contexto de sala de aula; . Promover a interação social entre alunos com PEA, neurotípicos e professores.

Conteúdos

• Características associadas ao Autismo. • Intervenção da comunicação e cognição. • 1 ou 2 modelos de intervenção no Autismo: teoria e, sobretudo, exemplos de práticas. • Atividades e Recursos de Comunicação Alternativa para alunos com Autismo.

Metodologias

Método expositivo com lugar a discussão orientada e práticas. Debate de casos práticos

Observações

Formadora: Daniela Vieira

Formador

Daniela Alexandra Ferreira Vieira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-01-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 29-01-2024
Fim: 29-01-2024
Acreditação: 12_ACD_2324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor