355

Discalculia - Alunos com PAE-M na sala de aula: como derrubar barreiras? turma 13_ACD_2324

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especializados

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos Especializados. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Sinais de alerta na Discalculia. • Tipologia da Discalculia. • Abordar a utilização de materiais estruturados especialmente indicados para o ensino da matemática nos primeiros anos. • Apoiar o professor na sala de aula de forma a garantir que o processo de aprendizagem dos alunos com Discalculia otimiza potencial de cada aluno. • Levar o professor a conhecer as dificuldades que os alunos com Discalculia enfrentam nas diversas disciplinas. • Áreas gerais a serem trabalhadas em apoios que tenham como objetivo melhorar

Conteúdos

• Características associadas à Discalculia. • Áreas em défice na Discalculia, implicações nas diversas disciplinas da escola e como trabalhá-las. • Materiais estruturados especialmente indicados para o ensino da matemática nos primeiros anos. • O que é a sala de aula amiga da Discalculia.

Metodologias

Método expositivo com lugar a discussão orientada e práticas. Debate de casos práticos

Observações

Dinamizadora: Susana Mateus Critérios gerais de seleção: Prioridade 1- Docentes de todos os níveis de ensino e técnicos especializados do Agrupamento de Escolas de Nelas Prioridade 2 - Docentes de todos os níveis de ensino e técnicos especializados das outras escolas da área de abrangência do EDUFOR; Prioridade 3 – Docentes de todos os níveis de ensino e técnicos especializados que não se enquadram na 1ª e 2ª prioridades; Dentro de cada prioridade os formandos serão ordenados por ordem de inscrição

Formador

Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-02-2024 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 19-02-2024
Fim: 19-02-2024
Acreditação: 13_ACD_2324
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor