Funções executivas: a orquestra mental turma 15_ACD_2324
Apresentação
Apesar de vários modelos teóricos e várias definições encontradas, as funções executivas (FE) podem definirse, de forma consensual, como um conjunto de habilidades cognitivas associadas ao desenvolvimento do córtex frontal. São responsáveis por processos de controlo de comportamentos e emoções muito diretamente implicadas na aprendizagem. São frequentemente referidas em informações clínicas ou psicológicas e nem sempre compreendidas por quem as recebe e tem por missão ajudar a aprender. As FE desenvolvem-se primeira infância e na adolescência. A investigação recente aponta para a continuidadedo seu desenvolvimento até aos 22 anos (aproximadamente). Integram a memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controlo inibitório (que inclui autocontrolo). As FE São recrutadas quando os processos mentais não são automáticos e há um apelo à intencionalidade e atenção, nomeadamente na aprendizagem. O bom desempenho em tarefas que dependem de FE é fator preditor do desenvolvimento bem-sucedido de habilidades académicas e aprendizagem geral, bem como das competências social e emocional. Compreender como se organizam as FE e que estratégias podemos desenvolver em sala de aula para facilitar o seu desenvolvimento é fundamental na capacitação de docentes e outros agentes educativos. Nesta ação pretende-se explicar o que são, como se desenvolvem, quais as implicações na aprendizagem e que estratégias podemos usar na sua facilitação e otimização em contextos educacionais.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Observações
Critérios gerais de seleção: Prioridade 1- Docentes de todos os níveis de ensino a exercer funções nas Escolas Associadas ao EDUFOR Prioridade 2 - Docentes de todos os níveis de ensino a exercer funções em escolas fora da área de abrangência do EDUFOR Dentro de cada prioridade os formandos serão ordenados por ordem de inscrição
Formador
Isabel Catarina Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |