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IX Jornadas Educativas “Pensar a Educação… 2024” turma 16_2324_PD

Apresentação

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva tem realizado de forma regular, desde 2010, jornadas educativas com o intuito de proporcionar aos docentes momentos de reflexão conjunta sobre o contexto atual da educação, com reflexo nas práticas educativas e na redefinição de projetos educativos. Pretende-se, desta forma, corresponder a uma necessidade de atualização e de formação em áreas consideradas pertinentes e atuais, promovendo um debate aberto, que gere ideias e posturas que conduzam a novas estratégias e iniciativas adaptadas à Escola atual.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Desenvolver formação assente numa lógica de reflexão e de procura de respostas adequadas às exigências da escola atual; - Promover a partilha de ideias, práticas e reflexões, coordenada por conferencistas de mérito, reconhecimento e excelência; - Desenvolver capacidades de análise e problematização das experiências dos professores em formação; - Aprofundar conhecimentos sobre pedagogias, seus fundamentos e efeitos na aprendizagem e na avaliação pedagógica.

Conteúdos

Conferências: Apresentação de objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação; o papel da (à) escola; o bem-estar docente para o sucesso educativo dos alunos; o admirável mundo novo da inteligência artificial para a educação´; Workshops temáticos, em simultâneo, em pequenos grupos, dirigidos a grupos de recrutamento: Metodologia da Leitura e da Escrita: método Lemus; Oralidade nas línguas: avaliação da expressão oral; Edição de vídeo como recurso pedagógico; Programação e pensamento computacional; Inteligência artificial como ferramenta educativa. Conferências, em sala adequada, em grande grupo, no dia 20 de abril de 2024 (manhã e tarde). Workshops temáticos, em simultâneo, em pequenos grupos, na manhã e na tarde do dia 4 de maio de 2024. 20 de abril de 2024 Abertura formal da ação de formação: Apresentação dos objetivos, das metodologias, dos instrumentos e critérios de avaliação. Secretário executivo da CIM Dão Lafões Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva Diretor a do centro de formação Edufor Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva Duração: 1 h 1ª Conferência: O Papel da (à) Educação Duração: 2 horas 2ª Conferência: O bem-estar docente para o sucesso educativo dos alunos Duração: 2 horas 3ª Conferência: O admirável mundo novo da IA para a Educação Duração: 2 horas 4 de maio de 2024 Workshops em simultâneo: 3 + 3 horas Workshop 1: Metodologia da Leitura e da Escrita: método Lemus Workshop 2: Oralidade nas línguas: avaliação da expressão oral Workshop 3: Edição de vídeo como recurso pedagógico Workshop 4: Edição de vídeo como recurso pedagógico Workshop 5: Inteligência artificial como ferramenta educativa Os formandos frequentam dois workshops, no período da manhã e no período da tarde, com a duração de 3 horas cada.

Metodologias

As jornadas decorrem nos dias 20 de abril e 4 de maio de 2024, em Vila Nova de Paiva, perfazendo 13 horas de formação. As conferências e os workshops têm um conjunto de formadores, devidamente acreditados, que asseguram o cumprimento de todos os processos necessários à avaliação dos formandos. As jornadas educativas estão abertas à participação de docentes que podem não desejar a acreditação, ficando apenas com um certificado de presença. O Centro de Formação EduFor criará uma disciplina Moodle onde são disponibilizadas as informações sobre o percurso acreditado e os materiais que os conferencistas venham a ceder. A plataforma serve, ainda, para os formandos submeterem os seus trabalhos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

Cosme, A., Ferreira, D., Sousa, A., Lima, L, & Barros, M. (2023). Avaliação das aprendizagens – Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora. Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Ministério da Educação. Lisboa. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Ministério da Educação. Lisboa. Direção-Geral da Educação (2019). Aprendizagens Essenciais. Disponível em http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0 Doneda, C., Mendes, L., Souza, C., & Andrade, N. (Out/Dez de 2018). Pensar. Considerações iniciais sobre inteligência artificial, ética e autonomia pessoal, 23(4), pp. 1-17. Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. In J. M. DeKetele & M. P. Alves (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora. Martins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).

Anexo(s)

Registo de acreditação

Ficha da ação

Programa da ação

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Docentes a lecionar no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva 2. Docentes a lecionar nas outras Escolas Associadas ao EduFor 3. Docentes a lecionar em Escolas Não Associadas ao EduFor Notas: 1. Dentro de cada prioridade, os candidatos são ordenados por ordem de inscrição. 2. Após o encerramento da inscrições, será enviado um formulário aos formandos selecionados, onde deverão manifestar as preferências por workshop.

Formador

Maria de Fátima Gouveia Carvalheira

Maria Paula da Cunha Moita Neves

Ana Margarida Figueiredo Ferreira

Anabela de Sousa Campos Santos Carvalho

Carlos Manuel Francisco Rodrigues Ferreira

Início: 20-04-2024
Fim: 04-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123523/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: no Auditório Carlos Paredes - Vila Nova de Paiva