Caminhos da Educação: Estratégias para os Desafios Pedagógicos Atuais turma 01_2425_CCPFC

Apresentação

Numa dinâmica de trabalho colaborativo e reflexão conjunta, é prática do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva a realização, no início de cada ano letivo, de reuniões com a presença de todos os professores, com o objetivo de criar espaços de partilha de ideias e práticas organizacionais no contexto educativo atual. Estes momentos visam a atualização dos docentes do agrupamento de escolas em áreas consideradas pertinentes que conduzam à implementação de novas estratégias e atividades, sobretudo no contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, e correspondam à concretização do Projeto Educativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Proporcionar formação que conduza a respostas adequadas às exigências da escola atual; - Promover a reflexão conjunta e a partilha de ideias e práticas, coordenada por docentes do agrupamento de escolas acreditados pelo Conselho Científico na área do currículo; - Contribuir para uma visão global das práticas pedagógicas, no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular; - Desenvolver capacidades de análise e problematização das experiências dos professores em formação; - Aprofundar conhecimentos sobre educação inclusiva e pedagogias, seus fundamentos e efeitos na aprendizagem e na avaliação pedagógica.

Conteúdos

Dois dias nas primeiras semanas de setembro Manhã do 1.º dia – 3 horas 1.ª Conferência: Autonomia e flexibilidade curricular: vamos operacionalizar Tarde do 1.º dia – 3 horas 2.ª Conferência: Adaptações curriculares significativas e não significativas Manhã do 2.º dia – 3 horas 3.ª conferência: Mentorias e liderança em contextos educativos; Avaliação para as aprendizagens Tarde do 2.º dia – 3 horas 4.ª Conferência: Gestão curricular - vamos operacionalizar Conferências, em sala adequada, em grande grupo, com dinâmicas em pequeno grupo.

Metodologias

A formação decorre em dois dias no início do mês de setembro de 2024, antes do arranque do ano letivo, em Vila Nova de Paiva, perfazendo 12 horas de formação. As conferências são subordinadas à temática Caminhos da Educação: Estratégias para os Desafios Pedagógicos Atuais. As conferências têm formadores, devidamente acreditados, que asseguram o cumprimento de todos os processos necessários à avaliação dos formandos. O curso de formação está aberto à participação de todos os docentes do agrupamento de escolas que podem não desejar a acreditação, ficando apenas com um certificado de presença. O Centro de Formação EduFor cria uma disciplina Moodle onde são disponibilizadas as informações sobre o percurso acreditado e os materiais que os conferencistas venham a ceder. A plataforma serve, ainda, para os formandos submeterem os seus trabalhos.

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso depende da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação.

Bibliografia

Favacho, A., Pacheco, J. A. & Sales, S. (Org.) (2013). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: Editora CRV.Figueiredo, M. (2017). O conhecimento e o currículo: transformações, modos de pensar e significados futuros. In Conselho Nacional de Educação, Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva (293 – 310). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.Sá-Chaves, I., Aragão, A. M., Paiva, B., Machado, C. M., Araújo, E., Sanches, M. A., . . . Silveira, L. (2014). Educar, investigar e formar: novos saberes. Aveiro: UA Editora.

Formador

Anabela de Sousa Campos Santos Carvalho

Maria Paula da Cunha Moita Neves

Maria de Fátima Gouveia Carvalheira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-09-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 06-09-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
3 09-09-2024 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 09-09-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 06-09-2024
Fim: 09-09-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-127323/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: na Escola Secundária de Vila Nova de Paiva