ESRaD –Ensino Secundário Recorrente a Distância – Metodologia e procedimentos turma 01_ACD_2425

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Apoiar os professores que vão lecionar pela primeira vez o ESRAD Discutir e criar a documentação e os regulamentos essenciais Preparar os docentes para as especificidades de um processo de ensino a distância com base em metodologias adequadas ao processo e que permitam a inclusão de todos os alunos Uniformizar procedimentos em termos de plataforma Moodle

Conteúdos

O ESRAD como modalidade do Ensino Recorrente a distância Principais dificuldades a enfrentar A estrutura da plataforma Avaliação no ensino a distância Formas de trabalho em ensino distância de forma inclusiva

Metodologias

Simulação do trabalho a desenvolver no contexto do ensino a distância Envolvimento dos docentes na criação dos regulamentos Em grupo os docentes discutem e apresentam modelos e regulamentos que serão discutidos em grupo Uma sessão presencial e uma sessão de trabalho online

Formador

José Manuel Pais Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2024 (Segunda-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 27-09-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 09-09-2024
Fim: 27-09-2024
Acreditação: 01_ACD_2425
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara - Mangualde