378

A Lego Education ao Serviço do Currículo turma 06_2425_CCPFCT1

Apresentação

O modelo de ensino, ainda seguido em alguns contextos educativos, é considerado por muitos como restritivo, com um grande foco em conteúdos programáticos, mas algo desajustado da realidade atual e pouco valorizador das particularidades e competências individuais de cada aluno. Pelo que é possível antever, estudos apontam que a grande parte dos trabalhos no futuro estarão ligados às áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A metodologia STEM pretende promover a aquisição de conhecimentos nestas áreas de uma forma integrada, através de projetos que permitam o aluno tornar-se parte ativa no processo de ensino-aprendizagem. As soluções LEGO® Education para o 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário oferecem as experiências hands-on e envolventes que os alunos precisam para explorar os principais conceitos de STEM e vinculá-los à vida real. Esta formação pretende contribuir para capacitar os docentes para as melhores práticas de trabalho em sala de aula com o conjunto LEGO® Education SPIKE™ Prime, incluindo o seu acompanhamento ao longo do ano letivo. O conjunto LEGO® Education SPIKE™ Prime é uma solução STEM prática que combina os bricks da LEGO® e hardware inteligente com um software de programação fácil de usar em contexto de sala de aula. Concebido com a vertente colaborativa em mente, este conjunto permite aos alunos o desenvolvimento de competências ao nível da engenharia, ciências, matemática, design, programação e pensamento computacional.

Destinatários

Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Gerais: - Refletir sobre as “Competências necessárias a desenvolver nos alunos do Sec. XXI”; - Desenvolver os valores e as áreas de competências previstas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória”; - Compreender as propostas para o ensino\aprendizagem da LEGO® Education; - Compreender e utilizar o SPIKE™ Prime para no Ensino STEM; Específicos: - Conhecer as vantagens de utilização de métodos “hands-on” e “minds-on” na aprendizagem; - Utilizar a abordagem holística à aprendizagem da LEGO® Education; - Conhecer o software de programação do SPIKE™ Prime; - Enquadrar propostas nas aulas de acordo com a sua relevância curricular; - Integrar o SPIKE™ Prime no contexto STEM; - Utilizar a solução LEGO® Education SPIKE™ Prime na prática letiva; - Preparar e criar atividades letivas utilizando o SPIKE™ Prime.

Conteúdos

Atividades Hands-On com SPIKE™ Prime (3 horas) •Competências para o Sec. XXI •Metodologia dos 5 E’s •Planificação de Aulas •Execução de projetos práticos e análise das formas de aplicação nas atividades letivas Acompanhamento das atividades (10 horas) •Planificação de Aulas •Preparação de atividades •Partilha de experiências •Avaliação da Formação avaliação da formação (2 horas) Metodologias de realização da açã

Metodologias

Presencial: As sessões presenciais são destinadas: à aquisição dos conceitos estruturantes da Lego Education; à realização de atividades práticas (projetos hands on); à reflexão e partilha da aplicabilidade das atividades nas atividades letivas; à planificação de atividades a implementar nas atividades letivas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados das atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha Autónomo: Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensinoaprendizagem, tendo por base as Aprendizagens essenciais, o PASEO, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Observações

Docentes indicados pelos agrupamentos.

Formador

José da Cunha Couto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-11-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:00 2:30 Presencial
2 15-01-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Presencial
3 05-02-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 16:30 2:00 Online síncrona
4 12-03-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 19:30 2:30 Online síncrona
5 23-04-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:00 2:30 Online síncrona
6 21-05-2025 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
Início: 20-11-2024
Fim: 21-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-121735/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 30 h
Local: Online e Escola Secundária Felismina Alcântara de Mangualde