Educação STEM promotora de competências do Perfil dos Alunos turma 02A_2425_CCPFC
Apresentação
O conceito de educação STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics) surgiu nos EUA como uma iniciativa a nível nacional de forma a preparar os jovens para as necessidades do mercado de trabalho nas áreas STEM. É cada vez mais consensual que estas quatro áreas ajudam os mais jovens a preparar-se para uma inserção num mundo de trabalho onde estas áreas têm um papel evidente. Neste sentido, a exploração de uma educação STEM nas escolas é fundamental para preparar os estudantes para os desafios que o mercado de trabalho e a sociedade como um todo lhes oferece, sendo, por isso, essencial promover o desenvolvimento de competências essenciais como o pensamento crítico e resolução de problemas. Estas são competências importantes para a inovação, o progresso e o acompanhamento de assuntos que surgem na sociedade relacionados com estas áreas. Através de uma educação STEM, os alunos desenvolvem conhecimento científico e tecnológico essencial para compreender e atuar no mundo embrenhado em tecnologia, desde as tarefas mais básicas (p.e. escrever um e-mail), às mais complexas (p.e. utilizar computadores quânticos capazes de solucionar problemas a uma velocidade nunca antes vista). Por fim, uma abordagem STEM também fomenta atitudes como a curiosidade, a resiliência e a colaboração, cruciais para o sucesso em qualquer área profissional.
Destinatários
Professores dos grupos 230, 500, 510 e 520
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 500, 510 e 520. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 500, 510 e 520.
Objetivos
- Desenv. uma abordagem STEM potenciadora da abordagem de temas científicos no sentido de possibilitar a operacionalização de conhecimentos e técnicas que permitam a aprendizagem significativa dos conceitos, partindo do contexto local; - Promover a articulação das diferentes disciplinas (CN, FQ, Matemática e TIC) e a aferição de procedimentos e estratégias educativas; - Desenv. e aplicar estratégias de avaliação eficazes no contexto da educação STEM, permitindo aferir o desenvolvimento de competências; - Desenvol. estratégias de promoção do pensamento crítico entre os alunos, utilizando desafios e problemas reais que exigem análise, síntese e avaliação de informação no contexto das disciplinas STEM; - Contr. para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias à implementação das diversas atividades STEM nos diferentes ambientes educativos inovadores, focando o desenvolvimento do PC dos alunos; - Sensib. os professores para a importância de novas abordagens educativas na motivação dos alunos para a aprendizagem das disciplinas das áreas curriculares de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática.
Conteúdos
- Apresentação dos princípios básicos da educação STEM a partir de vídeos, "estado da arte" decorrente da análise da literatura sobre o tema, exemplos concretos de atividades STEM; - Desenvolver uma educação STEM na abordagem dos temas científicos, partindo do contexto local, no sentido de possibilitar a operacionalização de conhecimentos e técnicas que permitam a aprendizagem significativa dos conceitos; - Contribuir para o desenvolvimento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias à implementação das diversas atividades em diferentes ambientes; - Discussão aberta e participada sobre a forma de otimizar a aplicação de atividades STEM na perspetiva do desenvolvimento de experiências de aprendizagem significativa nos alunos; - Conceção de atividades formativas que incorporem o conceito STEM, a articulação disciplinar e aplicação com os alunos; - Avaliação e reformulação das atividades/materiais produzidos; - Introdução às estratégias de Avaliação em STEM: tipos de avaliação (formativa, sumativa, diagnóstica) e suas aplicações no contexto STEM; - Exploração de ferramentas digitais de avaliação e suas funcionalidades (p.e. criação de rubricas para avaliar projetos, atividades e resolução de problemas em STEM). - Discussão sobre feedback e reflexão a ter com alunos: técnicas de feedback eficazes para melhorar o desempenho dos alunos, nomeadamente, ao nível do pensamento crítico; - Exploração de estratégias de autorreflexão dos alunos sobre seu próprio progresso em STEM; - Abordagem dos Fundamentos do Pensamento Crítico em STEM: definição e importância do pensamento crítico nas disciplinas STEM; - Desenvolvimento de Atividades STEM que promovam o Pensamento Crítico: estruturar problemas e desafios que incentivem a análise e resolução problemas; - Análise e reflexão das vantagens e desvantagens da aplicação da educação STEM como alternativa ou complemento à lecionação tradicional.
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos basear-se-á na: a)participação ativa nas tarefas desenvolvidas nas 15 horas presenciais, com apresentação de um trabalho decorrente da aplicação em sala de aula e subsequente reflexão crítica do tema abordado na formação: a.aplicação em sala de aula da atividade STEM planificada; b.criação de recurso multimédia para apresentação de resultados. NOTA: No final da ação será solicitada a apresentação de um relatório final, individual, sobre o trabalho desenvolvido pelos formandos. Forma de avaliação da ação: Apresentação dos trabalhos realizados. Reunião final de análise crítica ao decorrer da ação. Relatórios elaborados pelos formadores. Será atribuída uma classificação quantitativa de 1 a 10 valores.
Bibliografia
ARCHER L, DEWITT J, O SBORNE J, DILLON J, WILLIS B, WONG B (2012) Science aspirations, capital, and family habitus: how families shape children's engagement and identification with science. Am Educ Res J 49: 881-908- Cosme, A., & Trindade, R. (2016). Avaliação das aprendizagens: Um olhar sobre as práticas. Porto: Porto Editora. Fernandes, D. (2019). Avaliação das aprendizagens: Desafios às políticas, à formação e às práticas. Porto: Porto Editora.
Formador
Fábio Fonseca Ribeiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
7 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |