394

III Encontro da EMAEI do AENelas sobre Perturbações do Neurodesenvolvimento: Autismo, PDI e (inclusão na sala de aula com o) DUA turma 08_2425_CCPFC

Apresentação

Às nossas escolas estão, cada vez mais, a chegar alunos que enriquecem o espaço de todos, porque ampliam a diversidade, mas que também contribuem para o crescente desafio que é incluir um público tão plural. Entre este público, existe um número também crescente de alunos que se enquadram na Perturbação do Espectro do Autismo, com ou sem comprometimento cognitivo geral. Neste momento formativo, queremos focar-nos nos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo que também têm comprometimento cognitivo geral e temos também o objetivo de contribuir para a capacitação dos educadores, professores e técnicos especializados no que respeita à aquisição e desenvolvimento da linguagem, uma vez que alguns alunos com Autismo não usam a comunicação verbal falada. Com o DL n.º 54/2018, de 6 de julho, o DUA- juntamente com a intervenção multinível - surge como a estratégia metodológica a privilegiar. Vem, assim, oficialmente, para Portugal um modelo que tem décadas nos Estados Unidos da América (http://www.cast.org/) e que, de facto, parece ser a verdadeira resposta à pergunta: Como incluir todos os alunos na sala de aula? Algumas tentativas de implementação têm sido já empreendidas em Portugal; contudo, constata-se que, não raro, se está a fazer mais do mesmo – pouco se está a fazer de diferente comparativamente com práticas anteriores, e, caso não se perceba o que efetivamente é o DUA, irá continuar a ouvir-se perante o termo DUA, “isso já eu faço”, confundindo-se DUA com outras opções metodológicas. Esta formação tem como objetivo, mais do que esclarecer o que é e o que não é o DUA, apresentar propostas de implementação do DUA. Nesta formação, abordar-se-á também a questão da avaliação da Edu Inclusiva nas escolas, com a apresentação de um modelo já implementado.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Ampliar o conhecimento de conceitos-chave de uma escola de todos e para todos: inclusão, equidade e diversidade; Características associadas ao Autismo Conhecer técnicas para alunos com PEA; O que é o DUA • Operacionalização do DUA; • Modelo de avaliação da Educação Inclusiva nas escolas. • Princípios associados aos conceitos de diversidade, inclusão e equidade; •O caminho que uma escola tem de fazer no âmbito do modelo teórico em vigor da EI; • Práticas que poderão responder ao esperado numa escola inclusiva; • Características associadas ao Autismo; •Modelos e práticas de aquisição e de desenvolvimento da linguagem no Autismo; •Identificar áreas de intervenção na comunicação e na cognição, quando está presente o Autismo, sobretudo quando existe também um comprometimento cognitivo geral e dificuldades de autorregulação comportamental; •Recursos de Comunicação Alternativa para alunos com Autismo; • Importância dos pais, da Escola e profs. na inclusão escolar quando está presente o Autismo; •Princípios do DUA; •Cenários de operacionalização do DUA; •Modelo de avaliação da EI escolas.

Conteúdos

1.INCLUSÃO, DIVERSIDADE E EQUIDADE (3h) - PRESENCIAL 1.1. Princípios associados aos conceitos de diversidade, inclusão e equidade (30mn); 1.2. O caminho que uma escola tem de fazer no âmbito do modelo teórico em vigor da Educação Inclusiva (1h30); 2 AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E DA LINGUAGEM NA PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO (3H) - ONLINE 2.1. Modelos de aquisição da linguagem no Autismo (30mn); 2.2. Modelos de desenvolvimento da linguagem no Autismo (30mn); 2.3. Práticas de aquisição e de desenvolvimento da linguagem no Autismo (2h). 3. AUTISMO E PERTURBAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA SALA DE AULA INCLUSIVA: COMPREENDER E INCLUIR (3H) - ONLINE 3.1. Alusão a algumas características associadas ao Autismo (30mn); 3.2. Áreas de intervenção na comunicação e na cognição, quando está presente o Autismo, sobretudo quando existe também um comprometimento cognitivo geral e dificuldades de autorregulação comportamental (1h); 3.3. Atividades e Recursos de Comunicação Alternativa para alunos com Autismo (1h); 3.4. Compreender a Importância dos pais, da Escola e dos professores na inclusão escolar quando está presente o Autismo (30 mn). 4. PROPOSTA DE MODELO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PERCURSO FEITO (2H) - ONLINE 4.1. Apresentação do processo tido; 4.2. Apresentação dos principais resultados. 5. DUA NA PRÁTICA (3H) - ONLINE 5.1. Apresentação de práticas de DUA tidas ao longo do ano letivo no Agrupamento de Escolas de Nelas.

Metodologias

2.1 Passos Metodológicos Esta Ação terá lugar em cinco dias, de janeiro a junho, num total de 14 horas distribuídas por cinco conferências, uma em cada dia. Como métodos de ensino serão utilizados: - Exposição de teorias e práticas no contexto das temáticas apresentadas; - Haverá momentos de debate (discussão conjunta), onde se irá privilegiar o espaço para a partilha de questões e experiências entre formandos, formadores e oradores/formadores.

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Para a obtenção da acreditação, cada Formando deverá realizar um relatório, ao qual se chama ‘Trabalho Final’: Trabalho final (100%): cada formando deverá escrever 1 parágrafo sobre cada conferência/dia, reflexão contextualizada com uma introdução e rematada por uma conclusão que integre uma avaliação entre expectativas e a vivência da formação. A pontuação será distribuída equitativamente entre todos os parágrafos, incluindo a introdução e a conclusão.

Bibliografia

 Ainscow, M. (2020). Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic journal of studies in educational policy, 6(1), 7-16.  da Silva Alcântara, A. B., Bonfim, E. C. C., Benevides, S. L. L., & Macedo, Y. M. (2021). Desafios à inclusão da criança autista na educação infantil. Revista Interacções, 17(57), 38-57.

Anexo(s)

Cartaz de divulgação

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos: 1. Docentes a lecionar no AE de Nelas 2. Docentes a lecionar nas outras Escolas Associadas ao EduFor 3. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro de cada prioridade os docentes são ordenados: Ordem de inscrição

Formador

Maria de Fátima Ferreira Figueiredo de Almeida

Nicole Metelo Dias

Marisa Simões Carvalho

Carla Marina Zurrinha Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 10-02-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 18-03-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 22-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 03-06-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 23-01-2025
Fim: 03-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132778/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 14 h
Local: Presencial/Online através da disciplina moodle do EduFor