Os alunos num futuro com inteligência artificial generativa. Qual o papel dos professores? turma 46_2425_P2030
Apresentação
Quando se considera o uso de tecnologias digitais no quotidiano, é incontornável que a inteligência artificial (IA) faz parte do dia a dia de cada cidadão. No entanto, o lançamento a público do ChatGPT surpreendeu os utilizadores comuns com a forma como responde aos seus inputs de texto. Desde então, a proliferação desta tecnologia (IA generativa) suscitou, a nível global, reflexões sobre as questões éticas que levanta. Noutro sentido, Chomsky alerta para a possibilidade destas ferramentas serem uma ameaça ao desenvolvimento do pensamento critico e à criatividade do ser humano (Chomsky et al., 2023). Várias instituições e organizações mundiais têm vindo a emitir recomendações e orientações para o desenvolvimento e utilização de tecnologias com IA generativa, nomeadamente em educação, área na qual se aconselha que haja formação de professores em literacia em IA (EP, 2023; Miao et al., 2023). No contexto do ensino não superior, em Portugal, o nível de competências digitais dos professores é baixo, o que afeta diretamente o nível de conhecimento em IA e leva à falta de confiança dos professores em adotarem estas ferramentas (Lucas, 2023, p. 65). Assim, pretende-se implementar uma oficina de formação com o objetivo de capacitar os professores do ensino não superior, com os conhecimentos e competências necessárias para incluírem, nas suas práticas letivas, ferramentas com IA generativa de forma ética, permitindo continuarem a desenvolver o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) (Martins et al., 2017). Pretende-se, ainda, chegar aos alunos, através dos seus professores, para uma utilização responsável e segura, preparando-os para um futuro no qual a IA generativa poderá ser uma presença constante.
Destinatários
Professores dos Grupos 500,510,520,530,540,550 e 560
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 500,510,520,530,540,550 e 560. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 500,510,520,530,540,550 e 560.
Objetivos
- Aumentar o nível de conhecimento de IA generativa dos professores do ensino básico e secundário (do 7.º ao 12.º ano); - Explorar as vantagens e os desafios ao integrar ferramentas com IA generativa nas práticas pedagógicas, tendo em conta os princípios éticos, legais e pedagógicos envolvidos; - Capacitar os professores do ensino básico e secundário, com as competências e os conhecimentos necessários para orientarem os alunos para uma utilização ética e segura de ferramentas com IA generativa; - Analisar o potencial das ferramentas com IA generativa na promoção das áreas de competência do PASEO; - Explorar as potencialidades das ferramentas com IA generativa, como auxiliares à preparação de atividades pedagógicas; - Explorar as potencialidades das ferramentas com IA generativa no desenvolvimento de atividades pedagógicas, em diferentes áreas curriculares e níveis de ensino; - Criar atividades pedagógicas com o auxílio de ferramentas com IA generativa; - Criar atividades pedagógicas que passem pela utilização, por parte dos alunos, de ferramentas com IA generativa de forma ética e segura.
Conteúdos
Conceitos relacionados com IA generativa: Breve descrição dos seguintes conceitos: - Redes neuronais artificiais; - Aprendizagem automática; - Aprendizagem profunda; - Grandes modelos de linguagem natural. Questões éticas levantadas em torno da IA generativa: Refletir sobre a IA generativa e a as suas implicações nos tópicos seguintes: - Privacidade; - Segurança; - Direitos de autor; - Transparência; - Preconceito; - Discriminação. Ferramentas com IA generativa: - Apresentar ferramentas diversas que geram texto, imagem, vídeo ou áudio; - Explorar ferramentas com IA generativa; - Pesquisar ferramentas que vão ao encontro das necessidades de cada formando para o desenvolvimento das suas atividades pedagógicas. O desenvolvimento do PASEO e as ferramentas com IA generativa: - Refletir sobre a utilização de ferramentas com IA generativa e o desenvolvimento do PASEO; - Refletir sobre diversas estratégias de introdução de ferramentas com IA generativa nos processos de ensino e de aprendizagem, relacionando-as com o PASEO. Planos de aula, atividades ou projetos que envolvam ferramentas com IA generativa: - Fomentar o trabalho colaborativo na preparação dos conteúdos pedagógicos; - Fomentar a discussão e a partilha de soluções, oportunidades e constrangimentos na preparação dos conteúdos pedagógicos. Capacitar os alunos para uma utilização segura e responsável de ferramentas com IA generativa: - Capacitar os formandos para orientarem os seus alunos para uma utilização segura e responsável de ferramentas com IA generativa
Avaliação
Para a avaliação dos formandos são considerados os seguintes parâmetros: Participação 30% Trabalho individual 70% No parâmetro participação é avaliada a qualidade da participação dos formandos nos debates, apresentações e partilha de conhecimentos e experiências, promovida nas diversas sessões. O trabalho individual é formado por um portfólio das atividades desenvolvidas ao longo das sessões. Para avaliação do trabalho final é considerado o nível e a qualidade da concretização das tarefas propostas ao longo das sessões, individualmente ou em grupo. Avaliação quantitativa dos formandos, na escala de 1 a 10 valores, nos termos do Artigo 4.º, nº 6, do Despacho n.º 4595/2015 de 6 de maio. A avaliação será, igualmente, expressa em termos qualitativos em conformidade com a escala que a seguir se insere: Excelente de 9 a 10 valores Muito bom de 8 a 8,9 valores Bom de 6,5 a 7,9 valores Regular de 5 a 6,4 valores Insuficiente de 1 a 4,9 valores
Bibliografia
Chomsky, N., Roberts, I., & Watumull, J. (2023). Noam Chomsky: The False Promise of ChatGPT. The New York Times, 8. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7614933/mod_resource/content/1/Opinion%20_%20Noam%20Chomsky_%20The%20False%20Promise%20of%20ChatGPT%20-%20The%20New%20York%20Times.pdfEP. (2023). Proposal for a regulation of the European Parliament and of the Council on harmonised rules on Artificial Intelligence (Artificial Intelligence Act) and amending certain Union Legislative Acts . https://www.europarl.europa.eu/resources/library/media/20230516RES90302/20230516RES90302.pdfLucas, M. (2023). Competência digital docente e inteligência artificial: ligações, preocupações e oportunidades. Boletim da AIA-CTS, 19. https://aia-cts.web.ua.pt/wp-content/uploads/2023/09/Boletim_AIA_CTS_n19.pdfMartins, G. dOliveira, Gomes, C. A. S., Brocardo, J., Pedroso, J. V., Camilo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A. da, Horta, M. J. do V. C., Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V., & Rodrigues, S. M. C. V. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Direção-Geral da Educação.Miao, F., Holmes, W., & UNESCO. (2023). Guidance for generative AI in education and research. UNESCO Publishing
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos
Formador
Joana Isabel de Paulo Duarte
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 25-06-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Presencial |