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Capacitação de Mentores turma 53_2425_P2030

Apresentação

A pertinência de uma abordagem complementar e abrangente da carreira docente é destacada pelo Conselho da União Europeia (2020/C 193/04, 9/6/2020), que alerta para a necessidade de perspetivar a formação de professores em programas de indução e mentoria, potenciadores do crescimento pessoal e profissional. As experiências dos primeiros anos de docência são decisivas para o futuro desempenho, motivação e permanência na profissão, segundo resultados da investigação educacional. Daí a importância crucial da formação privilegiar a prática pedagógica acompanhada no processo de aprender a ensinar, na socialização e construção da profissionalidade docente. A mentoria, entendida como um programa especializado de orientação e reflexão sobre a prática profissional, entre pares, constitui o cerne do projeto LOOP* sobre o crescimento pessoal e profissional de docentes e sobre as competências de orientação pedagógica de professores-mentores. A articulação sistémica, a realizar pelo mentor, das dimensões da identidade docente – científica/didática, técnico/normativa, interpessoal e moral/social – constrói-se com base em práticas colaborativas, contextualizadas e reflexivas sobre conceções de professor e práticas de ensino/aprendizagem. * A DGAE é a instituição coordenadora do projeto LOOP – Empowering Teachers Personal, Professional and Social Continous Development Through Innovativa Peer-Induction Programs.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

A criação de um quadro de apoio ao desenvolvimento profissional decorre da prioridade, reconhecida e inscrita no projeto LOOP, de capacitar professores de excelência para as funções de mentoria. Os professores mais experientes são atores cruciais no processo de socialização e construção da identidade dos professores em início de carreira, em contextos de colaboração profissional. Esta ação de formação visa a consecução dos seguintes objetivos:  Compreender expectativas e responsabilidades associadas ao papel do mentor;  Desenvolver competências nos domínios da profissionalidade docente – científica/didática, técnico/normativa, interpessoal, moral/social;  Articular procedimentos e estratégias pedagógicas entre docentes de diversas áreas de conhecimento e níveis de educação/ensino;  Partilhar experiências e práticas promotoras de desenvolvimento profissional, assentes no trabalho colaborativo;  Desenvolver competências para uma intervenção apoiada em contextos de ação profissional docente.

Conteúdos

Módulo 1 – Mentoria no Programa de Indução de Professores 1. Contextualização do Programa de Indução - estudos prévios - conceitos inerentes ao projeto LOOP 2. Mentoria – origem do conceito de mentoria - mentoria formal Vs informal 3. O mentor - perfil de um mentor - funções de um mentor - deveres e responsabilidades do mentor - competências de um mentor 4. A gestão da parceria - relação de mentoria - operacionalização do processo - tipos de mentoria: benefícios e vantagens 5. Fases do relacionamento de mentoria - as quatro fases da relação de mentoria - estratégias e ideias para orientar a relação de mentoria Módulo 2 – Identidade profissional dos mentores 1. Autorreflexão no centro do desenvolvimento profissional - níveis de autorreflexão: autorreflexão superficial e autorreflexão profunda - modelo dos níveis neurológicos de Bateson - filosofia pessoal da ação profissional - métodos de reflexão: reflexão sobre experiências, eventos críticos, questões Socráticas 2. Competências de comunicação e de relacionamento interpessoal - técnicas eficazes de escuta e questionamento aplicadas à relação de mentoria - dicas e estratégias para fornecer e receber feedback 3. Escuta empática no contexto de comunicação não violenta - teoria da comunicação não violenta: observação, sentimentos, necessidades e pedidos - escuta empática 4. Ensinar para uma Growth Mindset - o que é uma Growth Mindset - linguagem de Growth Mindset 5. Gestão de situações de stress - evolução e sintomas de stress - identificar sistematicamente as estratégias a adotar uma trajetória (roda do equilíbrio) - discussão de possíveis problemas e soluções utilizando a pirâmide de níveis lógicos (R. Dilts) - autorreflexão sobre o estilo expositivo (M. Seligman) 6. Competências digitais, ferramentas e estratégias - utilizar motores de busca de forma eficaz - otimizar a comunicação por vídeo - explorar possibilidades online 7. Eu como professor em início de atividade: relembrar a minha trajetória - autorreflexão sobre experiências pessoais significativas como professor experiente - partilha e discussão de ideias relacionadas com essas experiências 8. Eu como professor experiente: gestão de desentendimentos e expectativas - expectativas em relação a mim - expectativas em relação ao meu contexto - expectativas em relação ao professor em início de atividade profissional Módulo 3 – O Programa de Indução para professores 1. Estabelecer uma rede profissional - as etapas na criação de redes profissionais - principais áreas de discussão, reflexão na partilha de práticas e experiências entre professores - liderança compartilhada: definição, desafios e oportunidades 2. O que é um programa de indução e como aplicá-lo - história do programa e o seu futuro - os conceitos do programa - estrutura do programa

Metodologias

Presencial e online síncrona: A formação do professor mentor é realizada segundo uma abordagem reflexiva (Schӧn, 2000), baseada em experiências pessoais, profissionais e relacionais e nas competências a desenvolver pelo mentor. Os módulos terão uma componente teórico-prática, incidindo sobre os conteúdos e apresentando o quadro conceptual subjacente. Nessa sequência, promover-se-á a reflexão sobre conceitos e pressupostos teóricos, operacionalizada mediante a análise de suportes bibliográficos. Online assíncrona: O trabalho desenvolvido no regime síncrono (presencial/online) será complementado, em igual tempo de duração (25 h), com a disponibilização (em plataforma de comunicação) de atividades de sistematização e de follow up online, com vista à análise de estudos de caso, potenciando a melhoria do desempenho e a elaboração de plano de ação e/ou melhoria. Este empowerment dos formandos facultará adequada intervenção no respetivo contexto organizacional.

Avaliação

A ação terá um regime de avaliação contínua, numa lógica formativa e sumativa. Inclui a pertinência da participação dos formandos (partilha de experiências e conhecimento), com a ponderação de 20%, e a realização de 3 questionários (no final de cada módulo), com a ponderação de 80%.

Bibliografia

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional de professores – os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.OCDE (2015). Perspetivas das Políticas de Educação: concretizar as reformas. https://www.dgeec.mec.pt/np4/np4/254/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=426&fileName=PRT_profile_FINAL_PT_20141110_rev.pdfSchӧn, A. (2000). Educando o profissional reflexivo – um novo design para o ensino e a aprendizagem. S.I.: Artmed Editora.Erasmus+ LOOP (2022). Programa de Capacitação de Mentores e os seus recursos. WP – Projeto participativo dos instrumentos políticos. https://empowering-teachers.eu/wp-content/uploads/2023/04/Programa_capacitacao_mentores.pdf

Anexo(s)

Registo de acreditação

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Formador

Ana Paula Vaz Loureiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 31-03-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
3 07-04-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
4 14-04-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
5 28-04-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
6 05-05-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Online síncrona
7 17-05-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
8 17-05-2025 (Sábado) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 24-03-2025
Fim: 17-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-129929/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online

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