Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo do Ensino Básico) turma 13_2425_P2030
Apresentação
O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho tem como desígnio a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da qualidade das aprendizagens dos alunos, através de uma maior flexibilidade na gestão curricular e no desenvolvimento da educação para a cidadania. Desde a implementação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho a formação tem-se centrado, maioritariamente, na capacitação dos docentes ao nível das práticas pedagógicas e gestão da sala de aula adequadas à gestão flexível do currículo. Importa, agora, centrar os processos de desenvolvimento profissional em outras áreas, que, em conjunto com a capacitação já implementada, permitirão a consolidação dos 3 objetivos enunciados (Inclusão, Sucesso e Qualidade das aprendizagens). Assim, o desenvolvimento de opções curriculares eficazes, inovadoras e promotoras de qualidade no processo educativo, numa perspetiva disciplinar e interdisciplinar, beneficiará da atualização científica e didática dos docentes. Deste modo, procura-se desenvolver uma formação centrada nas componentes científicas e didáticas dos temas/domínios específicos das Aprendizagens Essenciais (AE), da disciplina de História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo do Ensino Básico), em articulação com as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA), concretizando-se o entendimento sobre a construção curricular em vigor.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 200 e 400
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200 e 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200 e 400.
Objetivos
Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s); Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA; Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula; Repensar práticas que potencializem o desenvolvimento do pensamento histórico e geográfico;? Refletir sobre a importância dos processos de seleção, manipulação e tratamento de fontes, informação e ferramentas relevantes para a aprendizagem; Problematizar temas da História e da Geografia, integrando as relações temporais e espaciais, pensadas em articulação com o PA; Refletir sobre os contributos da História e da Geografia para o exercício de uma cidadania ativa.
Conteúdos
Módulo(M) 1 Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas) Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem) O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA); As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina) Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos. M2 - História e Geografia em articulação (5h) Conhecimento geográfico e histórico no desenvolvimento do pensamento crítico e resolução de problemas: Geografia: ensino por investigação, contextos da vida real, questões sociocientíficas; metodologias ativas. História: documento histórico; técnicas de leitura, análise, comparação e interpretações de fontes; aplicações digitais ao serviço das fontes históricas M3 Península Ibérica: localização e quadro natural (5h) Representação da superfície terrestre e mapas aplicada a diferentes contextos Representação cartográfica e definição de itinerários Localização e orientação a diferentes escalas M4 Península Ibérica: dos primeiros povos à formação de Portugal (5h) Pré-História e Proto-História: novos desenvolvimentos Herança cultural dos Romanos e dos Muçulmanos Formação do Reino de Portugal: contextos da autonomia Geografia e História: respeito pela diferença e diversidade M5 Portugal: séculos XIII a XVII (5h) Desenvolvimento económico, relações sociais e poder político no séc. XIII Noção de revolução aplicada à crise de 1383-85 Conhecimento, tecnologia, globalização e direitos humanos na expansão marítima Perda da independência como trauma Geografia e História: compreensão das disrupções humanas M6 Portugal: séculos XVIII e XIX (5h) Absolutismo Colonialismo Liberalismo: dos fundamentos às revoluções Tecnologia e reconfiguração social na 2.ª metade do séc. XIX Geografia e História: análise dos movimentos migratórios livres e forçados M7 Portugal do séc. XX (5h) Da I República à consolidação do Estado Novo Conquistas da democracia a partir do 25 de abril Geografia e História: construção mítica do império M8 Portugal hoje (5h) Fenómenos demográficos / indicadores demográficos Fatores naturais e humanos e a distribuição da população Áreas rurais vs áreas urbanas Mobilidade e fluxos migratórios Fatores históricos e ferramentas da geografia na análise da população portuguesa História e Geografia Local: projeto interdisciplinar M9 Desconstruindo mitos da História de Portugal (5h) Personalidades: Viriato, D. Afonso Henriques, D. Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique e os navegadores da expansão Cenários bélicos, expansionistas e epocais: reconquista cristã, batalha de Ourique, Escola de Sagres, Idade Média Módulo Final - (2,5 horas) Reflexão final sobre os conteúdos da ação e os trabalhos realizados pelos formandos.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões, a elaboração e reflexão sobre tarefas concebidas e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá conter uma reflexão escrita individual sobre a formação e a sua participação na mesma, a identificação das aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, bem como, em anexo, duas planificações/tarefas/atividades no âmbito de cada um dos domínios/temas abordados.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 55/2018, do Ministério da Educação (2018). Diário da República, I série n.º 129. https://files.dre.pt/1s/2018/07/12900/0291802928.pdfDGE. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/DGE.CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO E DO ENSINO SECUNDÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/ae_documento_enquadrador.pdfAprendizagens Essenciais. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0Mattoso, José (2013-2014). História de Portugal. 8 vol. Círculo de Leitores.
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025
Formador
Jorge Adolfo de Meneses Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 07-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 14-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
4 | 28-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
5 | 24-04-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
6 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 16-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
8 | 23-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
9 | 06-06-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Online síncrona |
10 | 18-06-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |