Desenvolvimento das Funções Executivas em alunos com Perturbação do Espetro do Autismo turma 51_2425_P2030
Apresentação
O bom desempenho em tarefas que dependem de funções executivas (FE), enquanto habilidades cognitivas associadas aos processos de controlo de comportamentos e emoções, é fator preditor do sucesso nas habilidades académicas e aprendizagem geral, bem como das competências social e emocional. Estudos mostram que pessoas com perturbação do espectro de autismo (PEA) apresentam dificuldades nessas funções, nomeadamente ao nível da memória, controlo inibitório e flexibilidade cognitiva, com implicações diretas na sua socialização, aprendizagem e relações sociais. Compreender como se organizam e que estratégias podemos desenvolver para facilitar o desenvolvimento das FE é fundamental na capacitação de docentes e outros agentes educativos.
Destinatários
Educadores de Infância, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, docentes dos Ensinos Básico e Secundário e docentes de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender o que são, como se organizam e desenvolvem as Funções Executivas (FE) na infância; - Discutir implicações na aprendizagem e estratégias facilitadoras do desenvolvimento e otimização das FE em contextos educacionais, em alunos com PEA - Refletir sobre a importância dos docentes neste processo, em articulação com demais agentes educativos.
Conteúdos
1 Funções executivas: abordagem teórica - 4h - Presencial 1.1 Conceitos e construtos; 1.2 Como se desenvolvem; 1.3 Formas de avaliação (apresentação de resultados de investigações recentes); 2 As Funções executivas: abordagem neuropsicológica 2.1 Memória de trabalho - 3h (online) 2.2 Controlo inibitório (comportamental, atencional e cognitivo) 3h (online) 2.2 Flexibilidade cognitiva 3h (online) 3. Inclusão e participação de alunos com TEA 3.1 Funções executivas em alunos com TEA - 3h (online) 3.2 O Papel das FE na autorregulação comportamental - 3h (online) 3.2 TEA e condições associadas 3h 4 Exemplos e estratégias facilitadoras do desenvolvimento das funções cognitivas e da aprendizagem. 3h - Presencial 3.1. Estudos de caso 3.2. Criação de materiais
Metodologias
O curso tem a duração de 25 horas e decorre presencialmente e online na plataforma LMS Moodle. O curso integra 2 sessões presenciais e 6 online, síncronas de apresentação das temáticas e respetivos fundamentos. As sessões presenciais e síncronas permitirão enquadrar o formando na temática do módulo. As sessões decorrem de acordo com a seguinte distribuição horária: - Assunto 1 4 horas presenciais; - Assunto 2 - 9h online, em 3 sessões de 3 h cada - Assunto 3 - 9h online, em 3 sessões de 3 h cada - Assunto 4 - 3h presenciais O formando deverá participar ativamente em todas as sessões presenciais e online realizando as tarefas propostas As sessões de formação têm um caráter teórico-prático, com trabalhos de pares e em grupo, e estudos de caso nos quais os formandos irão explorar as FE, as suas implicações na aprendizagem e estratégias facilitadoras do seu desenvolvimento.
Avaliação
A avaliação será traduzida numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores. Os critérios de avaliação serão elaborados de acordo com as orientações da entidade formadora, tendo por base osseguintes itens: Participação (40%) - Iniciativa e autonomia; - Clareza e pertinência das intervenções; - Empenho na realização das tarefas propostas; Produção de trabalhos e ou materiais (30%) - Qualidade e aplicabilidade; - Investigação, produção de tarefas e materiais didáticos; Reflexão final individual, sobre o trabalho realizado (30%)
Bibliografia
Demetriou E., DeMayo M. Guastella A. (2019). Executive Function in Autism Spectrum Disorder: History, Theoretical Models, Empirical Findings, and Potential as an Endophenotype. Front. Psychiatry 10:753.Diamond, A. (2013). The executive functions: What they are, how they work, and why they matter. New York: Guilford Press.Diamond, A., Lee, K. (2011). Interventions that improve executive function in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Nature Reviews Neuroscience, 12(11), 699-711.Duckworth, A. L. et al. (2019). Self-control and academic achievement. Annual Review of Psychology, vol. 70, 373-399Miyake, A., Friedman, N. P. (2012). The nature and organization of individual differences in executive functions: Four general conclusions. Current Directions in Psychological Science, 21, 8-14
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos
Formador
Isabel Catarina Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:15 | 3:15 | Online síncrona |
2 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:15 | 3:15 | Presencial |
3 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:15 | 3:15 | Online síncrona |
4 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:15 | 3:15 | Online síncrona |
5 | 19-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:15 | 3:15 | Online síncrona |
6 | 26-05-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:15 | 3:15 | Online síncrona |
7 | 02-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:15 | 3:15 | Presencial |
8 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:15 | 3:15 | Online síncrona |