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Maker Spaces: Aquisição de Competências para o Século XXI turma 58_2425_P2030

Apresentação

Com a Educação em constante reinvenção, os docentes não podem ficar para trás, sob pena de perder o fio a uma meada que contribuirá para construir o futuro da sociedade. Esta proposta de formação propõe uma perspetiva sobre os espaços Maker, emergentes dos Ambientes Educativos Inovadores, e que, acompanhando a sua tendência, centram a aprendizagem no papel ativo do aluno, enquanto construtor do seu conhecimento. Pretende-se definir o que são estes espaços e fornecer recursos educativos, com enquadramento na Educação Básica. Estes espaços constituem um ponto de viragem na pedagogia, surgindo principalmente fruto da inspiração de Professores. Verifica-se uma crescente aceitação e motivação para a criação destes espaços nas Escolas, pelo que, urge dotar os Docentes de competências para dinamizar estes espaços e transformá-los no foco central da aquisição de competências por parte dos alunos.

Destinatários

Professores do Ensino Básico

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Definição de Espaços Maker Apresentação da European Schoolnet, dos seus espaços educativos inovadores e propostas de espaços Maker, bem como do seu programa “European Code Week” Definição de Pensamento Computacional e sua integração no curriculum Metodologia Flipped Classroom e Aprendizagem por Projetos Importância das atividades de tinkering e programação na aquisição e desenvolvimento de competências para o século XXI nos alunos. Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações)

Conteúdos

Módulo I – Os Espaços Maker em contexto educativo (3 horas – presencial) Definição de Espaços Maker Apresentação da European Schoolnet, dos seus espaços educativos inovadores e propostas de espaços Maker, bem como do seu programa “European Code Week” Definição de Pensamento Computacional e sua integração no curriculum Metodologia Flipped Classroom e Aprendizagem por Projetos Importância das atividades de tinkering e programação na aquisição e desenvolvimento de competências para o século XXI nos alunos. Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações) Módulo II – Introdução à programação, com e sem objetos tangíveis (3 horas – 2 hora síncronas + 1 hora assíncrona) Programação Visual/Blocos: análise de APPs disponíveis e criação de listagem de recursos Atividades de programação sem recurso a computadores (Unplugged Activities) Exploração das diferentes ferramentas e interfaces Módulo III – Objetos Tangíveis (5 horas –2h presenciais + 3h assíncronas) Programação de objetos tangíveis Exploração de recursos existentes e publico-alvo Exploração de Cenários de Aprendizagem existentes Produção de Cenários de Aprendizagem Módulo IV – Tinkering (6 horas – 2h síncronas + 2 horas presencial + 2 horas assíncronas) Exploração do conceito Tinkering e aplicabilidade em ambiente Escolar Visualização de vídeos sobre a temática Circuitos em Papel: exploração Circuitos em papel: produção de recursos Circuitos em papel: produção de recursos com materiais alternativos (dia-a-dia, reciclados…) Módulo V – Recursos Educativos para Espaços Maker (5 horas: 3h horas síncronas + 2 horas assíncronas) Exploração de bibliografia referente Tour virtual a diferentes Espaços Maker em Portugal e na Europa Equipamento necessário: Exemplos de listagens de equipamento Pesquisa e produção de Grelhas de Inventário adaptadas ao respetivo ciclo de ensino Planificação de um Espaço Maker na Escola Produção de Relatório Individual Módulo VI – Apresentação de Projeto(3 horas presencial ) Apresentação e partilha dos Projetos de Espaço Maker nas Escolas Reflexão conjunta sobre a Oficina Submissão de atividades no site da iniciativa codeweek

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos desenvolvidos pelos formandos, bem como a elaboração de um trabalho final individual (em formato multimédia) por parte dos formandos. Excelente (de 9 a 10 valores) Muito Bom (de 8 a 8,9 valores) Bom (de 6,5 a 7,9 valores) Regular (de 5 a 6,4 valores) Insuficiente (de 1 a 4,9 valores) Os formandos serão avaliados com os seguintes critérios: Participação e contributos demonstrados ao longo das sessões: 40% Trabalho de aplicação de conteúdos: 60%

Bibliografia

“Ciências da Computação - Code.org” https://code.org/Maker Spaces no Ensino Primário: https://primarymakers.files.wordpress.com/2019/06/makerspaces-in-primary-school-settings-full-report-2018v2.pdfMaker Spaces para a Educação: http://www.makerspaceforeducation.com/makerspace.htmlMartins, G. O., Gomes, C. A. S., Brocado, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A., Horta, M. J. V., Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V, & Rodrigues, S. M. C. V. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÁO, 1.º Ciclo do Ensino Básico, disponível em https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/oc_1_tic_1.pdf

Anexo(s)

Registo de acreditação

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos 1. Docentes a lecionar nas Escolas Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 1.1 Necessidade de horas de formação até ao final do ano letivo 24/25 1.2 Ordem de inscrição 2. Docentes a lecionar nas Escolas Não Associadas ao EduFor Dentro desta prioridade os docentes são ordenados: 2.1 Ordem de inscrição Nota1: Os docentes que necessitem de horas de formação para a inserção ou progressão na carreira devem enviar uma declaração de honra para o email formacao@edufor.pt até dia 30/01/2025 Nota2: O cronograma, bem como o local de realização das sessões presenciais da ação poderão sofrer ajustamentos

Formador

Paulo Jorge Nogueira Torcato

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-03-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 12-03-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 29-03-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 02-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 30-04-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 17-05-2025 (Sábado) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 08-03-2025
Fim: 17-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124862/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde/Online