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Jornadas de Formação Educação e Inovação em Ambientes Digitais turma 07_2425_CCPFC

Apresentação

Pretende-se corresponder a uma necessidade de atualização e de formação em áreas consideradas pertinentes, provendo o debate aberto, que gera ideias e posturas que conduzam a novas estratégias e iniciativas, sobretudo no contexto da Escola atual, em especial relacionadas com ambientes digitais. Pretende-se criar momentos de partilha e reflexão conjunta sobre o contexto da educação na sociedade atual, com reflexo na postura e nas práticas educativas e na fundamentação de projetos educativos futuros. Pretende-se criar momentos de partilha e reflexão conjunta sobre as ferramentas de IA, como podem apoiar o desenvolvimento de habilidades dos alunos, incentivando o pensamento crítico e a resolução de problemas. Pretende-se dar a conhecer e discutir um conjunto de práticas letivas STEM/ interdisciplinares, providenciando situações de formação através de workshops e palestras com oradores de diferentes áreas e especialidades. Constituindo a formação de professores um requisito do desenvolvimento pessoal e profissional, estas jornadas proporcionam aos docentes a análise e a reflexão centrada na sua responsabilidade profissional e pessoal, a partir de temas transversais à sua integração e intervenção na comunidade educativa.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

•• Oper. um conjunto de conferências em áreas transversais à prática pedagógica. • Propor. aos docentes conhecimentos e ferramentas que poderão permitir um melhor conhecimento dos processos de pensamento e de aprendizagem e promover melhores estratégias de comunicação. • Desenv. formação assente numa lógica de reflexão e de procura de respostas adequadas às exigências da escola e do mundo atual. • Contribuir para o aperfeiçoamento das competências científicas, técnicas e didáticas necessárias à implementação das diversas atividades nas salas de aula. • Desenv. uma metodologia STEM na abordagem dos temas científicos no sentido de possibilitar a operacionalização de conhecimentos e técnicas que permitam a aprendizagem significativa dos conceitos. • Desenv. e aplicar estratégias de avaliação eficazes no contexto da educação STEM, permitindo aferir o desenvolvimento de competências. • Saber interpretar os desafios, e oportunidades e preocupações no campo educativa da Inteligência Artificial (IA). • Refletir sobre o impacto da IA nos processos de aprendizagem e de comunicação do aluno, bem como nas metodologias de avaliação.

Conteúdos

Abertura formal da ação de formação. Apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação. Duração: 30` 1ª Conferência: Inquietação deixada sobre Inovação Pedagógica Marco Bento - Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra Duração: 1h 30´ 2ª Conferência: Educar pela positiva Nuno Pinto - Formador certificado em Disciplina Positiva, Kids Coach, fundador da Academia Educar pela Positiva Duração: 1h 30´ 3ª Conferência: Educação STEM, o exemplo prático da Academi@ STEM Mangualde Fábio Fonseca Ribeiro – Coordenador da Academi@STEM Mangualde Duração: 1h 30´ 4ª Conferência: Ferramentas de IA e estratégias de dinamização e avaliação da aprendizagem Marlene Cardoso – Formadora e Gestora de Formação Duração: 2h 5ª Conferência: Estratégias de Ensino / Aprendizagem e de Observação por Pares Rui Vieira - Professor Auxiliar com Agregação na Universidade de Aveiro Duração: 1h 30´ 6ª Conferência: Segurança digital: Como educar e prevenir Adriano Rodrigues Fernandes Resende –Comandante do Comando Territorial de Viseu Debate Duração: 1h 30´ 7ª Conferência: Redes digitais /Redes Sociais Eugénio Oliveira - Consultor Ético e Filosófico e Formador de Educadores e Professores Duração: 1h 30´ 8ª Conferência: Deus ex machina: Os problemas éticos da IA Marcos Bazmandegan - Doutorado em Filosofia com especialização em Filosofia da Religião Duração: 1h 30´

Metodologias

As Jornadas irão decorrer no Cineteatro de Sátão, na modalidade de curso de formação, nos dias 15 e 22 de fevereiro 2025, com a duração de 13 h. As conferencias são essencialmente teóricas, seguidas de um espaço de debate (e algumas com aplicações práticas simples). Todas as conferências terão um conjunto de formadores responsáveis, devidamente acreditados, que asseguram o cumprimento de todos os processos necessários à avaliação dos formandos. As Jornadas estão abertas à participação de docentes que podem não desejar a acreditação, ficando apenas com um certificado de presença. O Centro de Formação disponibilizará uma disciplina moodle para esta formação, onde são disponibilizadas as informações sobre o percurso acreditado e os materiais que os conferencistas venham a ceder. A plataforma serve, ainda, para os formandos submeterem os seus trabalhos.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Bibliografia

• Santos, M. E. V. M. (1999). Desafios Pedagógicos para o Século XXI. Lisboa: Livros Horizonte• Valadares, J., GRAÇA, M. (1998). Avaliando... para Melhorar a Aprendizagem. Colecção Plátano Universitária. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, Lda. WELLINGTON, J. (ed.) (1999). Practic al Work in School Science - which way now?. London, New York: Routledge• Toma, R. B. y Retana-Alvarado, D. A. (2021). Mejora de las concepciones de maestros en formación de la educación STEM. Revista Iberoamericana de Educación, 87(1), 15-33. https://doi. org/10.35362/rie8714538• Doneda, C., Mendes, L., Souza, C., & Andrade, N. (2018). Pensar. Considerações iniciais sobre inteligência artificial, ética e autonomia pessoal, 23(4), pp. 1-17.

Anexo(s)

Registo de acreditação

Cartaz de divulgação

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Docentes a lecionar no Agrupamento de Escolas de Sátão 2. Docentes a lecionar nas outras Escolas Associadas ao EduFor 3. Docentes a lecionar em Escolas Não Associadas ao EduFor Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição

Formador

Helena de Fátima Gonçalves de Castro

João da Silva Duarte

Elisabete Sousa Almeida

Isabel Albuquerque

Início: 15-02-2025
Fim: 22-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133040/24
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Cineteatro do Sátão

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