
Gestão de stress e gestão de conflitos turma 01_PND_2425_P2030
Apresentação
Em função do plano de atividades: Num mundo em constante mudança, a Escola de Hoje tem de desenvolver esforços acrescidos para corresponder às exigências, necessidades e anseios da sua comunidade, em especial do pessoal não docente. Neste sentido, um papel ativo do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) é fundamental para uma mudança de métodos, hábitos, atitudes, comportamentos individuais e organizacionais de todos os agentes educativos. Em função dos destinatários: Dotar os formandos de conhecimentos e práticas para competências emocionais para gestão de conflitos; Dotar os formandos/as de mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
• Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho. • Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress. • Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress. • Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis. • Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.
Conteúdos
• Gestão de stress o Stress -conceito e modelo explicativo o Causas e fatores primários de stress no trabalho o Sintomas de stress - relação entre desempenho e stress o Avaliação individual do grau de stress o Fases do stress o Formas individuais de lidar com o stress o Fatores de risco o Procrastinação o Tomada de decisões o Estilo de vida o Como Implementar a mudança o Análise da situação o Gestão do tempo o Assertividade o Técnicas de relaxamento e meditação • Gestão de conflitos o Relações interpessoais e o conflito o Diferentes tipos de conflitos o Fontes e rastilhos de conflito o Conflito enquanto processo o Estilos pessoais de gestão de conflitos o Conflito como oportunidade o Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros
Avaliação
Avaliação Quantitativa
Observações
Máximo de 20 formandos Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais a exercer funções nas Escolas Associadas ao EduFor 2. Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais a exercer funções em Escolas Não Associadas ao EduFor Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição
Formador
Cátia Sofia de Almeida Marques
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-04-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 12-04-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 15-04-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |