
Mente e coração em sintonia – a importância da saúde mental nas escolas turma 02_PND_2425_P2030
Apresentação
Em função do plano de atividades: A necessidade de formação para o pessoal não-docente no âmbito da saúde mental é essencial, onde o bem-estar emocional dos alunos e de toda a comunidade escolar desempenha um papel central na aprendizagem e no desenvolvimento saudável. Embora o pessoal não-docente não esteja diretamente envolvido nas práticas pedagógicas, eles desempenham funções fundamentais no funcionamento quotidiano da escola e estão frequentemente em contacto próximo com os alunos, tornando-se figuras importantes na promoção de um ambiente seguro e de apoio. Em função dos destinatários: A formação em saúde mental para o pessoal não-docente é uma necessidade crescente nas escolas, considerando o aumento de desafios emocionais e psicológicos entre os alunos. Esta formação capacita-os a identificar, intervir e apoiar os alunos em situações de vulnerabilidade emocional, integrando-se perfeitamente às suas funções de promover o bem-estar e um ambiente seguro. Ao serem preparados para lidar com questões de saúde mental, o pessoal não-docente contribui para uma escola mais inclusiva, acolhedora e emocionalmente segura, melhorando o clima escolar como um todo e apoiando o desenvolvimento integral dos alunos
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
• Identificar o conceito de saúde mental. • Identificar as principais alterações e perturbações mentais. • Identificar as alterações de comportamento, pensamento, humor e comunicação. • Saber como estabelecer uma interação com indivíduos que apresentam uma alteração ou perturbação mental • Saber manter o autocontrolo em situações críticas e de limite. • Conhecer o impacto das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros, alunos e outros. • Saber adequar a sua ação profissional a diferentes idades e culturas. • Contribuir para a integração de indivíduos com perturbação mental na comunidade escolar, de forma respeitosa e integra. • Reconhecer a importância de prever e antecipar riscos
Conteúdos
• Saúde mental o Doença mental o Principais alterações e perturbações mentais Alterações do comportamento Alterações do pensamento Alterações do humor Alterações da comunicação • Cuidar em saúde mental o Aspetos específicos nos cuidados ao aluno com alterações de saúde mental • O papel do Assistente Operacional na intervenção com os alunos, no âmbito da saúde mental o Apoio à gestão comportamental o Mediação de relações entre alunos • Promover a saúde mental em mim e nos outros o Autocuidado o Definição de limites próprios o Perceber como se relacionam os pensamentos, as emoções e consequentemente como se manifestam no comportamento o Contribuir para rotinas, dentro da comunidade escolar, que ajudem a criar estrutura e organização, promotoras de hábitos saudáveis
Avaliação
Avaliação quantitativa
Observações
Máximo de 20 formandos Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais a exercer funções nas Escolas Associadas ao EduFor 2. Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais a exercer funções em Escolas Não Associadas ao EduFor Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição
Formador
Sandra Isabel de Abreu Soares Gomes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
7 | 04-07-2025 (Sexta-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |