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O papel do assistente operacional: saber e boas práticas” – Curso II turma 03B_PND_2425_P2030

Apresentação

Em função do plano de atividades: A presente ação pretende situar-se na formação continua do pessoal não docente, nomeadamente assistentes operacionais, orientando-se para a aquisição de competências no âmbito da Educação Inclusiva. Pretende dar continuidade ao I Curso “A Inclusão passa por mim - O papel do assistente operacional: saber e boas práticas”, aprofundando alguns dos temas já abordados e introduzindo outros, em resposta às solicitações e sugestões apresentadas pelas/pelos assistentes operacionais no final do I Curso. Enquadra-se no âmbito do Projeto Semente – Capacitar para Incluir, um projeto de capacitação de Assistentes Operacionais na comunidade, da Pais em Rede, Associação - Núcleo de Mangualde, numa parceria com o Município de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde. Enquadra-se também nos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Mangualde, bem como no seu Plano de Atividades, nomeadamente no adequar oferta educativa de forma a responder à inclusão, equidade, diversidade Em função dos destinatários: As condições atuais da escola, na sua dimensão inclusiva, conduzem o pessoal não docente à possibilidade de contacto com uma diversidade de crianças/alunos, bem como com questões que se prendem com a resolução imediata de situações no âmbito da implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, entre outras. Neste sentido, prevê a mobilização de recursos humanos, nomeadamente assistentes operacionais, preferencialmente com formação específica. No contexto educativo em que nos inserimos, continuamos a assistir a um aumento do número de crianças/jovens/alunos (desde a educação pré-escolar, 1º e restantes ciclos e ensino secundário), com especificidades (nomeadamente com perturbação do Espectro do Autismo, entre outras) que exigem um atendimento especializado individualizado e próximo, refletindo-se também respostas seguradoras para as suas famílias

Destinatários

Pessoal não docente;

Objetivos

Capacitar os AO com formação que lhes permita identificar, adquirir e desenvolver as competências necessárias à implementação de boas práticas bem como a sua valorização pessoal e profissional: • Participar nos procedimentos inclusivos de acordo com a legislação em vigor, ética e o sigilo profissional; • Adquirir ferramentas no âmbito das TIC; • Ser capaz de estabelecer articulação e uma boa relação com os seus pares, outros intervenientes e as famílias, valorizando o espírito de equipa e de colaboração; • Aprofundar o desenvolvimento de competências no âmbito do envolvimento, ação e participação no processo educativo de todas as crianças/jovens/alunos, com base numa intervenção Centrada na Pesssoa; • Conhecer estratégias e formas de intervenção nas problemáticas mais comuns no âmbito da neuro diversidade; • Aprofundar o conhecimento sobre Perturbação do Espetro do Autismo - práticas e estratégias de intervenção; • Adquirir ferramentas para a gestão das emoções no dia a dia

Conteúdos

• O perfil do assistente operacional na sua relação com a restante comunidade educativa e com as famílias; • Valorização da diversidade, sensibilização e respeito pela diferença de acordo com o perfil de cada criança/jovem/aluno; • Decreto-Lei n.º 54/2018 – o papel do Assistente Operacional – operacionalização da participação e intervenção em contexto e enquanto elemento variável da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI); • Operacionalização de objetivos e estratégias de intervenção – trabalho colaborativo: continuidade e articulação com o educador/professor da criança/jovem/aluno; • Abordagem das dimensões do perfil de cada indivíduo e a neuro diversidade: – Aprofundar o conhecimento sobre a caracterização de grupos de risco/problemáticas mais prevalentes, nomeadamente a Perturbação do Espectro do Autismo; Perturbações de Comportamento; Hiperatividade; Diabetes e Epilepsia, …);- Praticar formas de atuação em situações de risco e/ou acompanhamento da criança/jovem/aluno;- Praticar estratégias de intervenção nos diversos contextos e situações (sala de aula; intervalo/recreio; refeitório/almoço; higiene pessoal; rotinas; controlo de comportamentos desadequados, gestão de conflitos …); • Capacitação digital – utilização de tecnologias de apoio. • Práticas de autocontrolo, autocuidado e gestão emocional enquanto assistente operacional e enquanto pessoa

Observações

Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: - Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Mangualde que frequentaram o I Curso; - Outros Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Mangualde que trabalhem diretamente com alunos com necessidades especificas - Assistentes Operacionais das outras escolas associadas do EDUFOR que frequentaram o I Curso; - Outros Assistentes Operacionais que trabalhem diretamente com alunos com necessidades especificas Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição

Formador

Cristina Paula Teixeira Mafra Estrela Azevedo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-04-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 04-04-2025 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
3 30-04-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
4 14-05-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
5 16-05-2025 (Sexta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
6 28-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 20:00 4:00 Presencial
Início: 02-04-2025
Fim: 28-05-2025
Acreditação: DGAE/1372/2024
Modalidade: Curso
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 20 h
Local: Escola Secundária Felismina Alcântara- Mangualde

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