
X Jornadas Educativas “Pensar a Educação… 2025" turma 09_2425_PD
Apresentação
O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva tem realizado de forma regular, desde 2010, jornadas educativas com o intuito de proporcionar aos docentes momentos de reflexão conjunta sobre o contexto atual da educação, com reflexo nas práticas educativas e na redefinição de projetos educativos. Pretende-se, desta forma, corresponder a uma necessidade de atualização e de formação em áreas consideradas pertinentes e atuais, promovendo um debate aberto, que gere ideias e posturas que conduzam a novas estratégias e iniciativas adaptadas à Escola atual.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Apres. um projeto Erasmus, destacando boas práticas e oportunidades de colaboração internacional para o desenvolvimento profissional. Discutir desafios e estratégias para transformar e melhorar a educação, abordando questões críticas como a equidade, inclusão e inovação pedagógica. Sens. os docentes para a importância da inteligência emocional na aprendizagem e no bem-estar dos alunos, promovendo estratégias para uma escola mais humanizada e emocionalmente segura. Apres. possibilidades e desafios da IA em contexto educativo, explorando ferramentas e metodologias que podem apoiar a personalização da aprendizagem e a prática pedagógica. Promov. a compreensão da educação intercultural, fornecendo estratégias para a intervenção em sala de aula e a valorização da diversidade como um recurso educativo. Expl. metodologias, ferramentas e práticas para avaliar eficazmente os alunos em ambientes digitais, garantindo um acompanhamento justo e formativo da aprendizagem. Fomentar debate entre professores, investigadores e especialistas em educação, promovendo a troca de experiências para enfrentar os desafios da educação contemporânea.
Conteúdos
Conferências: Apresentação de objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação; A internacionalização de experiências pedagógicas; As Emoções em Meio Escolar; A Inteligência Artificial em contexto educativo. Workshops temáticos, em simultâneo, em pequenos grupos, dirigidos a grupos de recrutamento: Interculturalidade, Educação Intercultural e intervenção em sala de aula; Avaliar em Contextos Digitais; Suporte Básico de Vida em Contexto Educativo;Competências e aprendizagens em PLNM em contexto de turma; Inteligência Artificial em contexto educativo; Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Conferências, em sala adequada, em grande grupo, no dia 10 de maio (manhã e tarde). Workshops temáticos, em simultâneo, em pequenos grupos, na manhã e na tarde do dia 24 de maio de 2025. 10 de maio de 2025 Abertura formal da ação de formação: Apresentação dos objetivos, das metodologias, dos instrumentos e critérios de avaliação. Secretário executivo da CIM Dão Lafões Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva Diretora do Centro de Formação EduFor Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva Duração: 30 h 1ª Conferência: Projeto Erasmus+ PESA Duração: 1 hora 2ª Conferência: Educação: Transformar e Melhorar a Qualidade da Educação: Questões Críticas e Desafios a Enfrentar Duração: 1:30 horas 3ª Conferência: As Emoções em Meio Escolar Duração: 2.00 h 4ª Conferência: A Inteligência Artificial em contexto educativo Duração: 2.00 h 24 de maio de 2025 Workshops em simultâneo: 3 + 3 horas Workshop 1: Interculturalidade, Educação Intercultural e intervenção em sala de aula Workshop 2: Avaliar em Contextos Digitais Workshop 3: Suporte Básico de Vida em Contexto Educativo Workshop 4: Competências e aprendizagens em PLNM em contexto de turma Workshop 5: Inteligência Artificial em contexto educativo Workshop 6: Atividades de aprendizagem ativa com STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) Os formandos frequentam dois workshops, no período da manhã e no período da tarde, com a duração de 3 horas cada.
Metodologias
As jornadas decorrem nos dias 10 e 24 de maio de 2025, em Vila Nova de Paiva, perfazendo 13 horas de formação. As conferências e os workshops têm um conjunto de formadores, devidamente acreditados, que asseguram o cumprimento de todos os processos necessários à avaliação dos formandos. As jornadas educativas estão abertas à participação de docentes quepodem não desejar a acreditação, ficando apenas com um certificado de presença. O Centro de Formação EduFor criará uma disciplina Moodle onde são disponibilizadas as informações sobre o percurso acreditado e os materiais que os conferencistas venham a ceder. A plataforma serve, ainda, para os formandos submeterem os seustrabalhos.
Avaliação
Escala de avaliação de 1 a 10 valores, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso depende da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação.
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Ministério da Educação. Lisboa. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 129/2018, Série I. Ministério da Educação. Lisboa. Direção-Geral da Educação (2019). Aprendizagens Essenciais. Disponível em http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0 Knight, J. (2004). Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, 8(1), 5–31. Bisquerra, R. (2011). Educação Emocional e Bem-Estar. Porto Editora.
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Docentes a lecionar no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva 2. Docentes a lecionar nas outras Escolas Associadas ao EduFor 3. Docentes a lecionar em Escolas Não Associadas ao EduFor Notas: 1. Dentro de cada prioridade, os candidatos são ordenados por ordem de inscrição. 2. Após o encerramento da inscrições, será enviado um formulário aos formandos selecionados, onde deverão manifestar as preferências por workshop.
Formador
Carlos Manuel Francisco Rodrigues Ferreira
Maria Paula da Cunha Moita Neves
Ana Margarida Figueiredo Ferreira
Anabela de Sousa Campos Santos Carvalho
Maria de Fátima Gouveia Carvalheira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 10-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 24-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 24-05-2025 (Sábado) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |