435

O papel do professor de Educação Especial na operacionalização das adaptações curriculares não significativas turma 10_2425_ACD

Destinatários

Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/.2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

Objetivos

Compreender o enquadramento legal e pedagógico das adaptações curriculares não significativas no contexto da educação inclusiva. Clarificar o papel do professor de Educação Especial na identificação, na proposta e no acompanhamento dessas adaptações, em articulação com os professores do grupo/turma. Explorar estratégias pedagógicas diferenciadoras que respeitem o currículo comum, mas que permitam responder às necessidades individuais dos alunos. Promover práticas colaborativas entre docentes, envolvendo o professor de Educação Especial como elemento dinamizador e mediador no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolver competências para o registo e a monitorização das adaptações curriculares não significativas no âmbito dos documentos de suporte à prática pedagógica (relatórios técnicos-pedagógicos, planos de apoio, etc.).

Conteúdos

Enquadramento normativo; Funções do professor de Educação Especial; Estratégias de adaptação pedagógica; Instrumentos de planeamento e monitorização; Trabalho colaborativo e coensino; Boas práticas de articulação entre Educação Especial e os docentes das disciplinas.

Metodologias

A metodologia é participativa, reflexiva e orientada para a prática, promovendo a articulação entre teoria e a realidade concreta das escolas, com intervenções dos formandos

Formador

João Adelino Matias Lopes dos Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-05-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 29-05-2025
Fim: 29-05-2025
Acreditação: 10_ACD_2425
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online através da disciplina moodle do EduFor

INSCREVER-ME