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Educação em transformação: Desafios, Inovação e Humanização na Escola do Século XXI turma 01_2526_PD

Apresentação

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente A escolha do tema "Educação em Transformação: Desafio, Inovação e Humanização na Escola do Século XXI justifica-se pela necessidade urgente e incontornável de repensar, atualizar e humanizar os processos educativos, num tempo de rápidas mudanças sociais, tecnológicas e culturais. Sendo já uma prática do Agrupamento promover, no início de cada ano letivo, reuniões de trabalho colaborativo, com a presença de todos os professores, faz todo o sentido abordar, nesse momento, questões tão atuais, visando a atualização dos docentes e a implementação de novas estratégias e atividades.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Refletir criticamente sobre os principais desafios que se colocam à escola no contexto atual, promovendo uma consciência partilhada das mudanças em curso na educação e na sociedade. . Promover uma cultura de inovação pedagógica, através da partilha de práticas e metodologias que potenciem aprendizagens significativas e o desenvolvimento integral dos alunos. . Reafirmar a centralidade da dimensão humana na educação, valorizando as relações interpessoais, a empatia, o bem-estar emocional e a construção de comunidades escolares inclusivas e solidárias. Fomentar o diálogo entre os diferentes atores educativos, num espírito de colaboração e corresponsabilidade pelo sucesso educativo. Contribuir para a construção de uma escola mais justa, democrática, sustentável e alinhada com os desafios do século XXI, reforçando a sua missão social e formativa.

Conteúdos

Dois dias nas primeiras semanas de setembro Manhã do 1.º dia – 3 horas 1. Reflexão sobre práticas e normas que sustentam a vida escolar - dimensão pedagógica, organizacional e ética da ação docente. 2. Tarde do 1.º dia – 3 horas 2.ª Conferência: Currículo em Ação: Inovar, Humanizar e Transformar as Práticas de Ensino. Manhã do 2.º dia – 3 horas 3.ª Conferência: Compreender para incluir: Estratégias Educativas para Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. 4.ª Conferência: IA no Contexto Educativo: Ferramenta, Desafio ou Transformação? Tarde do 2.º dia – 3 horas 3.ª Conferência: Compreender para incluir: Estratégias Educativas para Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. 4.ª Conferência: IA no Contexto Educativo: Ferramenta, Desafio ou Transformação? Conferências em sala adequada

Metodologias

formação decorre em dois dias de setembro 2025, antes do início do ano letivo, em Vila Nova de Paiva, num total de 12h. As conferências são subordinadas à temática Educação em transformação: Desafios, Inovação e Humanização na Escola do Século XX e decorrem da seguinte forma: 1º Dia - 2 Conferências dirigidas à totalidade dos educadores/professores do AE de VNP. 2º Dia - Manhã - 3ª conferência dirigida aos educadores e professores do 1º ciclo e a 4ª Conferência aos professores do 2º e 3º ciclo e ensino secundário. 2º Dia - Tarde - 3ª conferência dirigida aos professores do 2º e 3º ciclo e ensino secundário e 4ª Conferência aos educadores e professores do 1º ciclo A formação tem formadores acreditados, que asseguram o cumprimento de todos os processos necessários à avaliação dos formandos. Está aberta à participação de todos os docentes do agrupamento de escolas, que podem não desejar a acreditação, ficando apenas com um certificado de presença. O CF EduFor cria uma disciplina Moodle onde são disponibilizadas as informações sobre o percurso acreditado e os materiais que os conferencistas venham a ceder. A plataforma serve, ainda, para os formandos submeterem os seus trabalhos.

Avaliação

Escala de avaliação de 1 a 10 valores, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso depende da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação.

Bibliografia

Bianca Acampora (2025), Mentes conectadas. O impacto da Inteligência Artificial na Educação (Wak Editora). Demonstra aplicação da IA à acessibilidade educacional e inclusão. Washington S. do Monte et al. (2025) Autismo e a Inteligência Artificial: um estudo a partir das leis de Lotka, Bradford e Zipf. Revista RECIMA21, v.6 n.3. Estuda métodos de IA nodiagnóstico e apoio a pessoas com TEA. Lino Oliveira & Mário Pinto (2023) — A Inteligência Artificial na Educação: Ameaças e Oportunidades para o Ensino-Aprendizagem (Edições do Instituto Politécnico do Porto) Abordacriticamente o uso das ferramentas de IA generativa (ChatGPT, Bard, DALL-E) no contexto escolar.

Anexo(s)

Ficha da Ação

Observações

Critérios de seleção dos formandos: Apenas se destina a docentes do AE de Vila Nova de Paiva

Formador

Maria de Fátima Gouveia Carvalheira

Anabela de Sousa Campos Santos Carvalho

Maria Paula da Cunha Moita Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-09-2025 (Quinta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 04-09-2025 (Quinta-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 08-09-2025 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
4 08-09-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 04-09-2025
Fim: 08-09-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-136221/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 13 h
Local: Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva