Laboratório de competências pessoais turma 67_ PND_2526_P2030
Apresentação
Em função do plano de atividades: Num mundo em constante mudança, a Escola de Hoje tem de desenvolver esforços acrescidos para corresponder às exigências, necessidades e anseios da sua comunidade, em especial do pessoal não docente. Neste sentido, um papel ativo do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) é fundamental para uma mudança de métodos, hábitos, atitudes, comportamentos individuais e organizacionais de todos os agentes educativos. Em função dos destinatários: • Dotar os formandos de conceitos e práticas de autoconhecimento pessoal.• Dotar os formandos/as de mecanismos de gestão emocional.• Desenvolver nos formandos/as mecanismos de identificação de potenciais causas de stress.
Destinatários
Chefe de serviços de administração escolar, Coordenador Técnico, Assistentes Técnicos, Encarregado Operacional e Assistentes Operacionais
Objetivos
Promover o autoconhecimento pessoal.• Desenvolver mecanismos de gestão emocional.• Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress.
Conteúdos
Autoconhecimentoo Definiçãoo Importânciao Dimensõeso Técnicas de dinâmicas de grupo• Autoestima e eficácia pessoalo Técnicas de dinâmicas de grupo• Comunicaçãoo A importância da comunicaçãoo Comunicação verbal e não-verbalo Tipos de comunicação (passivo, assertivo e agressivo)o Técnicas de dinâmicas de grupo• Literacia emocionalo Definiçãoo Identificar sentimentos em si próprioo Sentimentos positivos e sentimentos negativoso Técnicas de dinâmicas de grupo• Resolução de problemaso Metodologias de resolução de problemaso Técnicas de dinâmicas de grupo• Gestão de emoçõeso Componentes da gestão emocionalo Quadro de competência emocionalo Técnicas de dinâmicas de grupo• Gestão de stresso Stress – conceito e modelo explicativoo Causas e fatores primários de stress no trabalhoo Sintomas de stress
Avaliação
Avaliação quantitativa:
Bibliografia
Sites e livros relacionados com o tema da ação.
Formador
Cátia Sofia de Almeida Marques
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 16-02-2026 (Segunda-feira) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Presencial |
| 2 | 16-02-2026 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:30 | 3:30 | Presencial |
| 3 | 21-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:30 | 4:30 | Presencial |
| 4 | 07-03-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:30 | 4:30 | Presencial |
| 5 | 21-03-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:30 | 4:30 | Presencial |
| 6 | 14-04-2026 (Terça-feira) | 09:00 - 13:30 | 4:30 | Presencial |