Jornadas de Formação A Escola como lugar seguro e espaço de felicidade turma 08_2526_PD
Apresentação
Sendo a escola um lugar para todos, envolvendo pessoas provenientes de diferentes culturas, hábitos e costumes, é chamada, no desenvolvimento do seu papel social e educativo, a proporcionar a cada um as melhores condições para o desenvolvimento e inclusão. Constituindo a formação de professores um requisito do desenvolvimento pessoal e profissional, estas jornadas proporcionarão aos docentes a oportunidade para a análise e a reflexão centrada na sua responsabilidade profissional e pessoal, a partir de temas transversais à sua integração e intervenção na comunidade educativa. Deste modo pretendemos: Realizar um conjunto de conferências em áreas transversais à prática pedagógica. Corresponder a uma necessidade de atualização e de formação em áreas consideradas pertinentes, provendo o debate aberto, que gera ideias e posturas conducentes a novas estratégias e iniciativas, sobretudo no contexto da Escola atual. Fortalecer, no ambiente escolar, práticas pedagógicas e relacionais que promovam o bem-estar, a segurança e o desenvolvimento integral dos alunos. Promover a construção de uma cultura de felicidade e bem-estar, que reforce a saúde mental dos docentes e dos alunos, e contribua para o sucesso educativo. Promover uma cultura organizacional baseada na colaboração, no cuidado e na valorização dos docentes e dos alunos. Refletir sobre a implementação sistemática de estratégias promotoras de segurança física e emocional, felicidade, equidade e inclusão.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Reforçar o entendimento do papel da escola na garantia, promoção e defesa dos Direitos da Criança, conforme a CN Unidas. Promover a compreensão sobre diferentes tipos de violência e abusos que afetam crianças e jovens. Reforçar o papel da escola como espaço de proteção, prevenção e intervenção face a situações de risco. Promover a construção de um ambiente escolar acolhedor e emocionalmente saudável. Refletir sobre o papel da escola, na prevenção e intervenção em situações de risco online. Refletir sobre os impactos do uso da tecnologia e das redes digitais na saúde emocional de crianças, jovens e adultos. Promover a reflexão sobre a importância da escola como um espaço seguro, acolhedor e inclusivo para todas as crianças e jovens. Reforçar o papel da escola como local de apoio, escuta, intervenção e encaminhamento de situações de vulnerabilidade. Promover a reflexão sobre a supervisão colaborativa como ferramenta de desenvolvimento profissional docente. Valorizar práticas pedagógicas que se constroem de forma partilhada e cooperativa dentro da escola.
Conteúdos
Abertura formal da ação de formação. Apresentação dos objetivos, metodologias, instrumentos e critérios de avaliação. Duração: 1h 1ª Conferência: Os direitos da Criança e o papel da escola Helena Castro Doutorada Ciências da Educação Duração: 1h 30´ 2ª Conferência: Violência e Abusos: impactos na vida das crianças e da escola José Lopes Cabo Mor da GNR de Viseu Paulo Santos Representante da Educação na CPCJ de Sátão Duração: 1h 30´ 3ª Conferência: Comportamentos de Risco Online: conhecer para prevenir Inspetor da Polícia Judiciário de Coimbra Duração: 1h 30´ 4ª Conferência: A escola como lugar seguro Goretti Moreira Psicóloga, Coordenadora de Equipas EPIS Duração: 1h 30` 5ª Conferência: As práticas docentes no contexto da supervisão colaborativa Luiz Cláudio - Doutorado em Ciências da Educação Duração: 1h 30´ 6ª Conferência: Bem-estar emocional na era digital Sofia Pires Doutorada em Ciências da Educação Duração: 1h 30´ 7ª Conferência: O que move a profissão docente Lurdes Neves - Doutorada em Psicologia. Duração: 1h 30´ 8ª Conferência: O sentido da vida em tempos de absurdo Marcos Bazmandegan - Doutorado em Filosofia. Duração: 1h 30´
Metodologias
As Jornadas irão decorrer no Cineteatro de Sátão, na modalidade de curso de formação, nos dias 7 e 14 de março 2026, com a duração de 13 h. As conferencias são essencialmente teóricas, seguidas de um espaço de debate. Todas as conferências terão um conjunto de formadores responsáveis, devidamente acreditados, que asseguram o cumprimento de todos os processos necessários à avaliação dos formandos. As Jornadas estão abertas à participação de docentes que podem não desejar a acreditação, ficando apenas com um certificado de presença. O Centro de Formação disponibilizará uma disciplina moodle para esta formação, onde são disponibilizadas as informações sobre o percurso acreditado e os materiais que os conferencistas venham a ceder. A plataforma serve, ainda, para os formandos submeterem os seus trabalhos
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.
Bibliografia
UNICEF Portugal. (2022). Manual de Apoio à Prática Escolas pelos Direitos da Criança (Participação Infantil). Manual prático para escolas (versão em português). Cortesão, I.; Jesus, P. (2022). O reconhecimento dos direitos das crianças e o papel da escola. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, nº 23. Sani, A. I. (2012). Crianças Vítimas de Violência: Impactos Psicológicos e Desempenho Escolar. Porto: Edições Afrontamento. Torres, A.; Menezes, I. (2010). Violência Escolar e Clima de Escola: Estudo em Escolas Portuguesas. Universidade do Minho. Neves, Lurdes; Varela Miguel (2023). Gestão da Educação em Portugal. Psicosoma.
Anexo(s)
Observações
Critérios gerais de seleção de formandos Os candidatos serão ordenados de acordo com as seguintes prioridades: 1. Docentes a lecionar no Agrupamento de Escolas de Sátão 2. Docentes a lecionar nas outras Escolas Associadas ao EduFor 3. Docentes a lecionar em Escolas Não Associadas ao EduFor Os candidatos são ordenados por: Ordem de inscrição
Formador
Helena de Fátima Gonçalves de Castro
João da Silva Duarte
Elisabete Sousa Almeida
Maria da Piedade Carvalho da Silva